Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Jacare Literati

Ricardo Paiva13/12/2005 08:26
Jacare Literati
Olá amigos.

Segue mais um trabalho meu para receber as sugestões e críticas dos amigos bonsaístas do forum.

Junípero Jacaré no estilo literati.
Foi trabalhado no início de novembro.
Ano que vem vai para um vaso mais adequado, menor e com mais movimento.

Não estou bem decidido quanto ao 1º galho.

Abraços
Alexandre S. Coelho13/12/2005 11:50
Oi Ricardo

minha sugestão seria eliminar o primeiro galho e mais alguns de cima... como é da característica do estilo acabar numa copa semiesférica de curtos e escassos ramos e folhas.

não esqueça de nos mostrar no vaso novo 😲
Illex13/12/2005 13:20
Re: Jacare Literati
Olá Ricardo,

Concordo com o Alexandre. O Literati é um estilo que deve possuir dramaticidade, a planta deve mostrar dor e sofrimento, uma luta constante para sobreviver aos tormentos da mae natureza, deve possuir poucos ramos na parte mais alta da arvore e varios galhos mortos, decorrentes de falta de nutrientes, ventos e fortes nevascas. Segue abaixo um desenho de como proceder no estilo, somente como exemplo.

Estilo Bunjin (Literati)

Literati vem do nome de uma Escola Chinesa de Pintura e Desenho, no qual os grandes mestres muitas vezes desenhavam uma arvore inteira neste estilo com apenas uma pincelada no papel. Um vaso mais raso e mais detalhado ou rustico cairia muito bem realmente amigo. T+ e mostre evoluções de sua arvore.

Abraços:

Illex
Ricardo Paiva14/12/2005 08:08
Olá Illex e Alexandre.

Faleram as dicas. Vou fazer as modificações e postarei nova foto.
Como é bom ouvir a opnião de outros bonsaístas.
Inclusive com estas dicas, reduzirei a altura da planta. Vai ficar muito melhor.

Abraços
Ricardo Paiva15/12/2005 08:51
Oi Illex e Alexandre.
Fiz uma simulação no Photoshop eliminando os galhos como sugerido.

O que vocês acham?

Antes:

Tenho uma dúvida: posso fazer esta poda de galhos agora, fazendo apenas uma semana do transplante? Tenho medo dela não resistir.

Abraços
Alexandre S. Coelho15/12/2005 10:10
Oi Ricardo

Acho que seria isso mesmo... só faltou a mudança de vaso no photoshop 😈 😂 !!!... brincadeira 😂 😂 😂

Por preucação, dá mais um tempo pra ver a reação da planta ao transplante!!! Mais o que os amigos acham???

abraços
Illex15/12/2005 13:07
Olá Ricardo,

Seria iso mesmo amigo. Depois seria apenas esperar a brotação da planta, e encorpamento da copa, fazer tipo a "almofadinha", e ai ta beleza, o vaso mais para frente voce troca, e como o Alexandre disse de um tempinho ate ela se recuperar e maos a obra. T+ amigo.

Abraços:

Illex

P.S.: Se alguns dos galhos que for tirar ficarem bons para Jins seria conveniente tambem, mas voce decide. T+.
Angela Fernandes15/12/2005 23:17
Oi Ricardo !!!! 😂 😂 😂

Lindo trabalho, linda a simulção, estou "boquiaberta"............

Parabéns ETERNOS ❗ ❗ ❗

Quero parabenizar o amigo Illex pelo lindo texto, além de elucidativo, muito bem escrito..... Parabéns..

Abraços

Angela - eterna aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops: