Bouganvillea gigante yamadori [Atualização 16/10/12]- RPP
Sergio Batalini07/11/2011 14:18
Ola , parabens pela coleta/salvamento .
Que sua "cara de pau" { no bom sentido} 😄 sirva de exemplo para todos nós que emos bons materiais sendo destruidos e não temos coragem de pedir e sair com um toco destes nas mãos .
Minha sugestão seria para evitar molhar o tronco quando regar.
Molhe o substrato, mas sem molhar as "feridas" , a madeira das primaveras são muito macias e justamente por este motivo apodrecem com facilidade e tb são muito suceptiveis a pragas .
Acredito até que poderia pincelar calda sulfo nas partes mortas ou expostas para proteger.
No mais parabens e boa sorte.
Rafael Pontes07/11/2011 16:13
Laudir, valeu pela dica!!!
Vou esperar bastante mesmo, provavelmente ela ficará nessa bacia por mais de 1 ano e axo q até lá já terá começado a enraizar mesmo.
Bonsérgio, valeu pelo apoio!
Tenho tentado não molhar muito a parte morta dela, mas as feridas ficaram bem grandes e a própria chuva já deu uma escurecida na madeira. Quando coloquei ela na terra dei umas pinceladas de calda em algumas feridas mais expostas, mas onde está "desfiada" eu não consegui. Estou pensando em dar uma borrifada numa solução de calda e água pra ela penetrar nessas partes difíceis, o que acha?
Abraço a todos!!!
Rafael Pontes29/02/2012 15:07
Mais uma atualização!
Depois de uma poda feita ano passado, ela já se desenvolveu bem e inclusive deu flores!
Apenas duas, mas já me deram alegria demais, principalmente por toda a história que "temos juntos" hehehehe
aí vai a foto de dez do ano passado:

By
luzernejf at 2012-02-29
Essa foi tirada semana passada:

By
luzernejf at 2012-02-29
Detalhe de uma das floreszinhas que estavam desabrochando:

By
luzernejf at 2012-02-29
Se tudo der certo, nesse sábado irei encontrar os amigos do Bonsai Clube Juiz de Fora para darmos um trato nela! Ta muito descabelada ainda e preciso começar a selecionar galhos!
Toda opinião, sugestão e crítica são bem-vindos!!
Abração
Laudir29/02/2012 15:25
Uma ótima recuperação!
Atente para a madeira morta, apodrece muito rapido e pode prejudicar a planta toda!
Rafael Pontes29/02/2012 15:51
Valeu pela dica Laudir!
Minha maior preocupação é a madeira morta.
Nos trabalhos que devo fazer sábado vou tentar tirar essa parte lascada que acaba "segurando" muita umidade na planta.
Vou aplicar também um pouco de calda sulfocálcica pra prevenir o apodrecimento da madeira!
Abraço!
Lrgullo29/02/2012 17:23
legal!!!
vou acompanhar agora =D
abraço!
ROSIMEIRE E. G.01/03/2012 20:36
Acompanhando!!! 😂
LEAO01/03/2012 22:55
Beleza!
O Guardião02/03/2012 16:27
ACOMPANHANDO
ACOMPANHANDO
Rafael Pontes03/03/2012 15:32
Pessoal!
Hoje eu e a galera do Bonsai Clube de Juiz de Fora realizamos uma oficina pela manhã para começar os trabalhos nessa bouga!
Depois de 3horas e meia de trabalho conseguimos dar uma boa adiantada na modelagem dela!
Aí vão as fotos:
Antes da arrumação:

By
luzernejf at 2012-03-03
Durante:

By
luzernejf at 2012-03-03

By
luzernejf at 2012-03-03

By
luzernejf at 2012-03-03

By
luzernejf at 2012-03-03

By
luzernejf at 2012-03-03

By
luzernejf at 2012-03-03
E Depois:

By
luzernejf at 2012-03-03
Por enquanto o trabalho foi mais bruto, mais pra frente a madeira morta será trabalhada melhor e aos poucos será feita a poda para ramificação dos galhos!
Grande abraço aos amigos Bruno Gomes, Pablo Eiterer e Douglas Leite!
Guilherme Luz03/03/2012 16:12
Rafael, belíssimo material,
Sigo acompanhando...
Rafael Pontes03/03/2012 16:19
Valeu Guilherme!
Na primavera iremos mexer mais profundamente nela de novo!
Mas nesse meio tempo eu mostro como ela está reagindo!
Rolz03/03/2012 22:11
Chique!
Com esse tronco, Vai ficar com cara de Bonsai centenário!!!!
parabéns pelo resgate!
Rafael Pontes14/05/2012 22:13
Mais uma atualização!
E aí pessoal!
Mais uma atualizaçãozinha da minha bebezinha!
Ela está muito bem, cada dia melhor!
Começou a ramificar e logo logo eu faço mais uma poda para encurtar os ramos e por fim conseguir a ramificação que quero!
E está dando muitas flores para me presentar por todo carinho e cuidado!
Uploaded with
ImageShack.us
Grande abraço e continuem acompanhando!
Pablo Eiterer15/05/2012 08:54
Está ficando muito boa ein Frodo!
ela recuperou muito bem da nossa "arrumação". kkk' E já começa a tomar mais ou menos a forma que a gente tinha imaginado pra ela. Bem legal!
Abração!
Claudio Clementino22/05/2012 21:47
Tá ficando muito legal
Rafael Pontes16/10/2012 23:23
Atualizações pessoal!!!!
Aos poucos estou conseguindo o que quero, que é uma ramificação legal e cada vez mais baixa. Mes que vem irei trabalha-la de novo com minhas novas ferramentas e depois de recuperada do sofrimento do desbaste da madeira morta, volto com o crescimento e poda graduais.
Acho que até o ano que vem já posso começar a formar a copa em si. Com a brotação e ramificação que eu quero, creio que em um ano mais terei um trabalho bonito!

Visão lateral

Esse lado que vou trabalhar em novembro. Toda essa parte será escavada de forma côncava pra dentro, dando a impressão de que uma grande parte da planta ruiu e ficou esse oco.

Lateral também, ou talvez uma frente... ainda não decidi!

Visão de cima, dá pra ver o crescimento bem radial dos galhos, o que dá uma noção mais tridimensional da planta. Pra não ficar com aquela cara de planta "chapada", achatada...
fermga20/10/2012 07:08
eu gostei da primeira foto que vc disse ser lateral acho que daria uma otima frente.
algo assim.
o trabalho na madeira morta deu impressão de movimento e teria conicidade tbm deste jeito.
JOICIMAR MAGGIONI20/10/2012 10:39
Muito bom material, Acompanhando!!!!!!!!!!!!!!
Rafael Pontes20/10/2012 12:08
Realmente fermga gostei da proposta!
Como não tenho usado aramação nela, somente tracionamento e podas consecutivas, vamos ver que formas ela nos dará depois dos próximos trabalhos!
Aos poucos vamos ver uma copa sendo desenhada ali hehehehe
abraço!
MARCIO ROLDÃO20/10/2012 21:26
Rafael vc deve trabalhar( aramar ) os galhos das bouganville quando estão novinhos, depois complica pq são muito quebradiços. Assim que meus yamadores começam brotar, eu ja aramo com muito cuidado pois o crescimento é rápido.
Rafael Pontes20/10/2012 23:35
Ah sim, com certeza! Eu nem aramo ela, pois como só posso ir onde ela está uma vez por mes. Faço tração nos galhos de vez em quando e no mais direciono ela através de muita poda.
Como ela ainda ta na fase de ramificação, não tenho tracionado mais. Desde o ano passado que não mudo muita coisa, apenas poda. Agora depois que eu trabalhar nela, vamos ver como vai ficar o reposicionamento!
JOICIMAR MAGGIONI27/08/2013 15:08
como ela esta hoje?
T + abraços!!!!!
Rafael Pontes27/08/2013 23:19
Pessoal estou meio sumido devido à distancia das minhas plantas.
Tenho feito pouquíssimas intervenções nelas, portanto a maioria está crescendo livre. De vez em quando faço algumas podas.
Aí está a bouga, bem grande e encorpada!
Dei umas podas pra abaixar e ramificar
Abraço a todos!
maket3128/08/2013 00:30
Realmente um belo material... um achado impressionante... raramente alguém irá achar um desse perdido por aí....
PARABÉNS pela condução feita... está ficando DEMAIS!!!
ABRAÇOS!!!