Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

RML 10 - Caatingueira Yamadori (Pata de Elefante) Sabamiki

Raoni Moraes25/08/2011 16:32
RML 10 - Caatingueira Yamadori (Pata de Elefante) Sabamiki
Amigos é com grande satisfação que venho apresenta-los essa planta coletada próximo ai município de Paulo Afonso - Ba em uma área de caatinga. Ela deu um grande trabalho pra retira-la do solo, o caminho carregando ela foi longo no meio da caatinga (quase 1 km), deu trabalho para traze-la (na tampa trazeira de um corsa, junto com outra planta coletada e bagagens) após todos os problemas ai sim so foram otimas surpresas.
Desde os primeiros brotos ate o trabalho da madeira morta.

Seguem as fotos:

Início da Coleta (23.0411)

Brotação (22.08.11)

Detalhes entanhados pela natureza

Nebari (Pata de Elefante)

Inicio do trabalho com a Madeira Morta.

Retirei o toco em formato de coração acima e ai eis a surpresa!!!!
O tronco era oco, e tinha um cupinzeiro ou casa de abelha dentro.

Até então eu não sabia o qnd que era oco!! 😮

Seguindo o trabalho com a madeira morta

neste ponto meus dedos ja não chegavam ao final do oco do tronco!!

Seguindo cheguei a esse ponto!!

Percebi q colocando o dedo neste ponto ja sinto o substrato!! 😛
NADA do oco foi feito pela retifica, foi a mãe Natureza (Coisa mais linda)

Fundo:

(possivelmente irei descascar toda essa parte do fundo)

Após finalizado o primeiro passo na madeira morta.

Gostaria de fazer algo assim:

Link de inspiração:
http://carthago2009.blogspot.com/2009/06/un-ullastre-algo-complejo-en-estilo.html

Gostaria de dicas para o crescimento da massa verde para após isso começar o trabalho com aramação e modelagem final.

um grande abraço a todos.
Pedro Catarin25/08/2011 16:56
Que coisa de louco!! 😲 😲 😲
Me animei agora!! 😂

Abraços!!
fermga26/08/2011 08:53
nossa simplesmente espetacular
Vhalveruth26/08/2011 09:27
parabens cara

um otimo trabalho de madeira morta

abraços
Filipe Henrique26/08/2011 10:30
parabnes brother

material de 1ª e muito bem aproveitado, vou seguir acompanhando o desenvolvimento!

abraços
Alcides Junior26/08/2011 13:21
Show de coleta, quero ver quando ela estiver com uma boa ramificação e muitas folhas, vai ficar linda.
Renato Rodrigues Roehrs26/08/2011 14:48
Ótimo material e belo trabalho realizado até agora!

Acompanhando.

Abraços.
Laudir26/08/2011 15:57
gostei... ainda mais do trabalho com a parte oca do tronco..... vamos ver como vai reagir às intervenções...
acompanhando!
Nikkei 10026/08/2011 16:15
Maravilha! Esta promete!
Raoni Moraes26/08/2011 23:59
Estou bastante impressionado com o que a planta me "deu", me surpreendeu muito.
Estou estasiado, várias vezes ao dia me pego lembrando dela e até indo até ela e fico olhando.

Fico grado pelos comentários de incentivo, vou tentar melhorar mais ainda oq a natureza ja fez.

Alguem pode me dar dicas de adubação de plantas nativas do nordeste, tip periodo de adubação, como adubar e com o que?

um grande abraço a todos!
Ricardo Paiva27/08/2011 00:23
Raoni, que presentão da natureza complementado com teu trabalho ... ficou 10!!!
Pela última foto da tua planta, é só eliminar a parte a partir do 2º galho, deixando um pequeno jin na ponta.
Parabéns, o trabalho de madeira morta me lembrou os que são feitos em oliveiras na Europa.
TiagoSC30/08/2011 13:01
Nossa, um ótimo material 😲 Vai ficar muito bonita mesmo futuramente. Muita boa sorte 😄
Renan Leite Gaigher30/08/2011 14:32
Caraca esse sim é um material de primeira!!! Concerteza vai conseguir chegar onde vc pretende....
Acompanhando 😄
Rodrigo Zanchetta30/08/2011 18:05
Estão todos elogiando a planta e o trabalho, que por sinal está excelente!

O que ninguém reparou foi na colocação dele sobre o local de coleta da planta!!

Caro Raoni, me desculpe a sinceridade, mas a coleta de plantas em ambientes naturais é crime! Se realmente vc retirou ela em uma área de caatinga como descrito por vc, volto a criticar você e todos aqueles praticantes de bonsai que extraem plantas provenientes de seus ambientes naturais.

Esse é um assunto já bastante discutido, inclusive aqui no fórum, sobre os yamadoris. Na minha opinião, não vejo necessidade disso, pois existem tantos terrenos baldios a serem terraplanados por aí, casas sendo demolidas para virarem prédios com jardins cheios de plantas e inúmeras outras formas de se adquirir uma planta já em adiantado estágio de evolução, caso vc não tenha paciência de conduzir uma muda ou criar bonsai a partir de sementes.

O homem não têm o direito de retirar nada da natureza, o que ela demorou anos para criar!

Caso eu tenha feito alguma interpretação errada, me desculpe, mas fica o meu conselho e ponto de vista.

Preserve a natureza!
Raoni Moraes30/08/2011 19:01
Rodrigo,

O fórum é aberto para todos expressarem a sua opinião, sua posição está correta, mais há falha acredito em um pequeno problema relacionado a informação sobre o bioma da caatinga, a caatingueira que é esta planta é endêmica desse eco sistema, e sendo bastante abundante e uma das mais utilizadas para fazer carvão.
Melhor virar carvão ou bonsai!??

Criminalizar um ato como o meu por falta de conhecimento... isso sim é um crime!

Entendo sua preocupação com a questão legal e com a natureza e apoio mais precisamos de de bom senso!
Rodrigo Zanchetta30/08/2011 20:06
Bom Raoni, primeiramente respondendo sua pergunta, certamente é melhor virar bonsai, mas aí fica a minha pergunta: Você sabia se o espécime em questão iria virar carvão?

Só pra te esclarecer, pois sua interpretação foi um pouco distorcida sobre a minha colocação. Eu não te criminalizei por nada, eu apenas critiquei o ato de retirar uma planta do seu ambiente natural.

E já que me julga sem conhecimento, te proponho ler a lei e portaria que seguem para o seu conhecimento:

A Lei nº 9605 de 13 Fev 98, dispõe sobre as sanções penais e administrativas das condutas e atividades lesivas ao meio ambiente e dá outras providências:
FLORA:
O desmatamento indiscriminado e a exploração irracional leva à extinção das florestas;

Portaria nº 122-P, de 19 de março de 1985

O bom senso vai de cada um! O seu pelo visto...
Otoniel Santos30/08/2011 22:15
Galera vamos ter pasciência. Faremos jus a democracia que impera neste forum.Espondo idéias, conhecimentos,comentários e por que não indignações, sem ferir ou desabonar os colegas.Afinal de contas sem discursões ou debates (sadios e respeitosos) o que seria da humanidade???
Esse é apenas um pensamento.Espero não ser mau interpretado e que entendam como amigo e sonhador que sou!!!abração a todos!!!
Raoni Moraes06/11/2011 00:08
Ela esta de recuperando...

Brotou bem..

Helio Mayer06/11/2011 11:03
Ah, sempre é bom utilizar o bom senso. Tem um lugar onde vou pescar com meu pai que é terreno de um velho amigo nosso. Sempre coleto lá, mesmo sendo do lado do rio e tal, mas coleto só espécies que ocorrem em abundância por lá (tem tarumã, branquilho e cambuim a dar co pé) e mesmo assim eu planto umas 3 ou 4 mudas no lugar. Caso fosse uma espécie ameaçada, daí a conversa já mudaria. Mas acho que o Yamadori em ambientes nativos pode ser sustentável sim.
Raoni Moraes06/11/2011 14:40
Como eu disse, essa é uma espécie natural e abundante, quem conhece a Caatinga sabe.

E coletei essa planta em uma viagem que fiz a Paulo Afonso na Bahia!

Goostaria de saber quando posos começar a adubação!??