Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Projeção para Duranta

Clayton Bressan25/08/2011 22:23
Projeção para Duranta
Olá amigos do Atelier do Bonsai!

Há algum tempo fiz um yamadori de um "pingo de ouro" (duranta), e então deixei que brotasse sem nenhuma intervenção! Então nasceram alguns galhos e comecei a direcioná-los e formar uma estrutura que até então achava que era a melhor, mas na atual fase da planta, não estou gostando de sua estrutura e gostaria da opinião de vocês a respeito da mesma. Segue as fotos da planta até a atual fase:

É isso! Espero a opinião de todos!

Abraço!
Tiago R26/08/2011 09:14
Na página do facebook clique com o botão direito do mouse sobre a imagem, depois clique em copiar endereço da imagem. Assim você obterá o endereço correto para postar aqui no fórum dentro da tag

Ex: http://a7.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/309503_239298026106489_100000788818269_514752_1502716_n.jpg

Esse é o link da primeira imagem.

Faça isso para que possamos opinar.

Abraços.
Nikkei 10026/08/2011 18:12
Ela sobe com um tronco reto. Ouso imaginar zerar esta planat e construir um shokan com copas menores do que ela tem hoje (metade +-), com mais galhos e copas caídas. A conicidade seria acertada com madeira morta em um lado.
Algo do tipo:
SEKI - Elio Luis Secchi26/08/2011 22:16
O caminho proposto para a planta me agrada. O que está ocorrendo no entanto é que os galhos estão ficando longos demais e está havendo pouca compactação de pequenos brotos e folhagem. Para isso eu podaria os galhos mais curtos e ficaria podando a todo tempo apra aumentar o número de ramificações em cada patamar. Enquanto isso também iria formando e distribuindos galhos do ápice. Poderá ficar muito bom.
abraço
Clayton Bressan26/08/2011 23:55
Obrigado "TIAGO R" pela dica de postagem das imagens!

"NIKKEI 100", acho que a foto que você usou como exemplo não serve para essa planta, pois a minha tem muita madeira morta, por isso acho difícil de conseguir muitos brotos... faltaria em alguns lugares... além disso o tronco principal é curto... mas obrigado pela dica...

"ELIO", obrigado pela dica, também acho que os galhos estão ficando um pouco longos, tentarei "encurtá-los" e aumentar as ramificações. Mas minha preocupação é se estou no caminho certo e se irei conseguir um bonsai a partir dessa planta! Não consigo visualizar uma projeção que me agrade!

Abração a todos e obrigado pelas opiniões e sintam-se a vontade para mais!
Ricardo Paiva27/08/2011 00:08
Clayton, o caminho sugerido pelo Nikkey é bem legal mas você terá que contar com a sorte para que os galhos saiam no lugar certo. 😲
Olhando sua planta, lembrei de um post no meu blog que coloquei o título de "Menos é mais" que pode servir de inspiração para você.
É o registro da construção de um shoin com um tronco reto e poucos galhos. Retirei o material do European Hornbeam/Carpinus betulus, Shohin Bonsai Progression Series.
Sequência:
2005

2006

2007

Se você encurtar os galhos e reduzir bem a altura do ápice ficará muito bom.
Renan Leite Gaigher30/08/2011 20:55
Re: Projeção para Duranta
Muito bonita sua planta Clayton!!

Ricardo que evolução da sua planta em, puts um dia ainda vou conseguir isso!!!
😄
Abraços
Filipe Henrique30/08/2011 21:51
muito maneiro mesmo!

😄 😄 😄
abraços
Ricardo Paiva30/08/2011 23:02
Renan, esta planta que postei não é minha. Este trabalho copiei da net.
nickyfury31/08/2011 07:58
bonsai
Clayton, mais importante que a planta mostrada pelo nobre amigo Ricardo, e que ninguem até agora comentou, é o fato da correção quanto à area do corte no tronco. A forma do corte, melhor dizendo. A maioria dos cultivadores não levam esse aspecto em consideração, na hora de promover cortes no tronco, principalmente quando o material é tão reto quanto o dessa sua duranta. 🙄

Se observar detidamente o material apresentado nas fotos "pescadas" na net pelo Ricardo, verá que o tronco inicialmente foi cortado em forma diagonal e não reta. Isso, por mais insignificante que pareça, tem uma importância crucial, pois será a partir desse tipo de corte que a planta poderá ser corretamente formada, pois no ponto mais superior do corte virá o galho necessário para dar continuidade à uma correta formação estrutural.

Considerando isso, a dica seguinte que se pode visualizar no modelo apresentado pelo Ricardo é a altura total da planta, que pode e deve ser buscada por voce na sua duranta. Ao reduzir a altura do tronco, procedendo a um corte em diagonal correto (com a parte exposta voltada para a traseira da planta e não para a frente dela), a planta retornará com novas brotações ao longo do tronco, que deverão ser deixadas crescer livremente, pois permitirão a voce a seleção criteriosa das mais bem posicionadas com que formar uma estrutura aerea com maior qualidade técnica, resultando num trabalho superior ao atual.

O tronco reto permitirá, no caso, a formação estrutural seguindo dois estilos possíveis: com o tronco plantado inclinado, com a linha do corte diagonal voltada para um dos lados, teremos um Moyogi. Com o tronco reto, porém, o ideal será o Hokidachi. Lembrando porém, que nesse caso (hokidachi) voce deverá cuidar de formar todos os galhos com ramificações (galhos secundários, terciários e ramificação fina) para que sua planta não fique parecendo uma topiaria (o famoso estilo "bolinha"😉.

Veja nas imagens abaixo o que fazer para conseguir ramificação correta:

Nessa espécie conduzir um galho (ou vários) nesse formato é facilimo, podendo ser realizado através de podas e com o uso de aramação, que buscarão, nesse caso, um leve movimento sinuoso lateral, e uma horizontalidade levemente voltada para baixo, com as pontas voltadas para cima, porém. 😉 😉
Clayton Bressan02/09/2011 00:37
Obrigado a todos pelas opiniões!

Ricardo, gostei muito da planta que você me deu como exemplo... e vou usá-la como projeção para minha duranta!

Nickyfury, suas dicas foram muito valiosas! Irei segui-las atentamente para formar a copa!

A cada passo, postarei mais fotos! Espero que acompanhem e deem mais opiniões!

Abração a todos!
Bruno Gomes03/09/2011 20:12
E isso aí Clayton !! Siga com as dicas que também vou acompanha-las.

abs