Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

::: yamadori de acerola 1:::

Filipe Henrique27/08/2011 00:28
::: yamadori de acerola 1:::
Ontem resolvi tirar uma planta na casa do meu tio. Essa planta sofria com constantes ataques de pulgões e outros parasitas alem de fungos que se alimentam do residuos gerados por eles. Acredito que isso seja consequencia do solo e baixa luminosidade do local onde ela estava.
Como ela estava plantada sob cascalho de obras, alem de ser caracteristica da especie, ela tinha bastante raizes superficiais e proximas ao tronco, com pivotante fina e facil de cortar, gastei pouco mais de uma hora pra tirar a planta.

Logo depois de desfolhada, fiz uma boa limpeza nela, esfreguei com agua corrente e escova na tentativa de eliminar qualquer parasita ou ovos depositados.
imagino que essa deva ser a frente, para aproveitar o tronco canelado e aparentemente o nebary por esse angulo é melhor apesar de ainda pensar em um alporque:

detalhe de alguns cortes brutos feitos a facão, tratei esses cortes cortando no serrote e passando pasta selante:

a frente que acredito ser a melhor opção com a planta já limpa e aramada:

minhas duvidas são, mantenho esse galho ou tronco a esquerda?

gostaria de fazer algo bem natural, e pensei em seguir algo parecido com esse pau ferro da praça costa pereira aqui de vitoria:

será que é um bom caminho?

tem algumas raizes no meio do tronco mas a maioria esta bem no fundo do recipiente, dependedo do projeto, penso em fazer um alporque pra diminuir o tamanho da arvore.

espero que de um belo bonsai.,..
Essa planta tem um valor imensuravel e um significado a mais pra mim, foi o ultimo presente do meu tio pra mim, ele faleceu a pouco mais de um mes. Pessoa extraordinaria, expero lembrar sempre dele com alegria ao olhar o bonsai!

abraços
Alcides Junior30/08/2011 10:58
Na minha opinião, deve manter o galho sim.
Ficou bem legal a aramação, acredito que deve seguir com seu projeto.
Repare na planta que postou para inspiração que ela também tem um
galho na esquerda dela.
Márcio Friedrich Ribeiro30/08/2011 11:06
Belo trabalho Felipe, a tempos não via uma acerola desse calibre. E acho que o caminho que você escolheu se adequa muito bem.

Parabéns e nos mantenha atualizados!
Renan Leite Gaigher30/08/2011 12:11
Belo exemplar em Filipe!! Parabens amigo, aposto que em suas mãos terá um grande futuro!!
Filipe Henrique30/08/2011 17:50
vlw galera,

Bom que muitos acharam viavel minha ideia inicial. vou postar mais fotos de outros angulos da planta alem de alguns rabiscos com projeções.

obrigado a todos por opnar!

grande abraço
Denis Porto Lomba27/01/2013 20:12
Sim...tb acho que pode manter o galho. abs!
Filipe Henrique27/01/2013 22:36
vçw brother...
ela ta cheia de frutas, vou fotografa-la amanha

abraços
JOICIMAR MAGGIONI28/01/2013 03:13
Bom,acompanhando!!!
MARCIO MACIEL28/01/2013 15:49
Amigo felipe, fiz dois yamadori de acerola ontem, dia 26/01.. Sei que a época não é das melhores mas era inevitável, estavm no fundo de meu jardim eminha mãe ia arrancar. Na ora da retirada, perdeu-se muita raiz de alimentação, pois as plantas estavm em um canterio rente a parede! Coloquei as meninas em uma solução de tiamina por uns 15 minuitos e depois as plantei em um solo drenante e regue com superthrive!! E ai, vc acha que tem como vingar??
Sugestão de outros amigos serão bem vindas!!!!

Abraço a todos
WFROTA28/01/2013 15:54
Acompanhando
André Rocha28/01/2013 17:34
Eu acho que tem cara.
MARCIO MACIEL28/01/2013 22:55
É meu amigo andré, vou orar pra que vingue.... uma delas veio com uma raiz bem radial, já a outra veio com muito pouca e a pivotante de ambas eram gigantescas!!!! tomara!!!! se vingar colocarei fotos para os amigos!!!
att
Filipe Henrique29/01/2013 10:12
acerola não tem muita frescura não...
acredito que vai dar certo.
boa sorte amigo
MARCIO MACIEL29/01/2013 16:51
Valeu filipe, vou colocar depois nesse mesmo tópico a foto das meninas e pedir opinião sia com relação a copa, blz?? abração
Mário Sérgio29/01/2013 20:31
Também estou com uma no quintal da minha sogra, só esperando eu ter disposição para tirá-la do chão e ir pra bacia. Já reduzi a +/- 50cm e é mais grossa que uma garrafa pet... Monstrinho!!! hehehe
Filipe Henrique29/01/2013 22:09
Conforme prometido, segue atuaçizações, foto tirada hj.

abraços
Filipe Henrique13/09/2013 22:27
iaew pessoal, criaram o tópico das plantas?

bom vou atualizar um pouco do que tenho feito na planta.
Apos a ultima atualização esperei um mes para fazer uma desfolha verificar a brotação nova e arrumar alguns galhos com arames.

Agora já no fim do inverno fiz um alporque para melhorar ... criar um nebari BOM.
SEGUEM AS IMAGENS do procedimento.
atualmente, é isso... muito ruim:

retirado o anel com estilete e canivete:

maquina pra eliminar toda a parte da casca de forma segura:

plastico pra assegurar o posicionalmente correto preso com arame e fita pra assegurar que não cicatrize:

pote mole sem fundo pra adicionar substrato e preso com arame para não haver perde de substrato:

blz, é só esperar, pretendo retirar dentro de um ano, mas 3 meses seriam suficientes.
Renato Rodrigues Roehrs14/09/2013 17:41
Filipe, bela parte aérea, hein?

Agora vamos aguardar o procedimento para melhoria do nebari.

Abraços.