Filipe, o fato de a Regina ter levado tanto tempo para dominar a técnica correta da rega só mostra o quanto nós, brasileiros, estamos atrasados em relação a isso. Geralmente, os cursos de bonsai país afora não explicitam tal tópico, nem abordam minimamente a forma correta de se proceder em relação à rega, mas apenas que devemos regar, e que a rega irá depender basicamente de estar o solo levemente seco, bem como da espécie cultivada.
É muito pouco. Por isso, tentei aqui apresentar um aspecto sobre a técnica da rega, algo que bonsaistas europeus e americanos vem adotando como praxe de cultivo, e que nós tambem deveríamos, desde já, começar a atentar um pouco mais para isso, pois assim nossas plantas correriam menos risco de perda. Entendo seu ponto de vista a respeito do preço abusivo cobrado por um equipamento como a ducha perfurada a laser. Acho que esse deveria ser um dos itens mais baratos, por se tratar de uma ferramenta que permite ao cultivador efetuar uma rega correta, em que a força da agua é recorrentemente reduzida.
Infelizmente, o pessoal que importa esse equipamento pensa diferente. Paciência, então. Buscar substitutivos é uma meta que usamos com frequencia, quando o assunto trata do uso de ferramentas ou dispositivos que visem facilitar o cultivo de nossas plantas.
Quando comecei a ampliar meu viveiro, fiz uso de uma mangueira fina, tendo uma das pontas presa a uma torneira e a outra vedada, com furos ao longo de seu comprimento, exatamente sobre um determinado recipiente. A técnica aqui é o gotejamento, muito usado por horticultores e agricultores em geral, que permite a planta ter acesso a uma rega controlada, sem excesso de agua nem risco de perda de material.
Logo abandonei essa "tática", pois o excesso de umidade constante no substrato mais prejudicava que auxiliava no desenvolvimento das minhas plantas. Como todo o acesso a novidades estava limitado ao lojão da esquina, as primeiras ferramentas e duchas que usei foram as de plastico, preferencialmente as mais baratas que haviam, mudando de um modelo para outro, sempre buscando reduzir a força da agua e proporcionar uma rega mais "suave e macia":
Essa ultimo, por sinal, a preços de hoje custa R$15,47 segundo o anuncio do link abaixo:
http://www.dutramaquinas.com.br/produto/default.asp?secaoID=0&ci=31.98.012.107&mundoVC=&grupoID=60&subgrupoID=436&produtoID=885
No Lojão onde eu comprava, custava bem menos que hoje: uns meros R$6,00. Dava para o gasto, é verdade, e era bem melhor que qualquer "chuveirinho" desses de banheiro (que não cheguei a experimentar), pois permitia mudanças na forma da rega, além da ducha. O passo seguinte foi adotar o uso de regadores, mas a perda de agua no processo de enchimento e distribuição acabou por tornar esse recurso muito dispendioso, abandonado então.
Muitos anos depois de usar e abusar de diversos tipos de duchas e equipamentos semelhantes, vim a descobrir na internet o famoso regador japones, comprando meu primeiro pela "bagatela" de R$60,00 (uma fortuna, naquela época). Em seguida, passados alguns anos, comprei mais um e obtive outro através de troca (planta por regador!!), garantindo um equipamento que tem me servido bem desde então.
Hoje há regadores modernos, com torneiras acopladas:
ou sem as torneiras:
Para aqueles que têm o bolso mais "forrado", é possível até adquirir regadores mesmo, tipo japones, de marca:
Voltemos porém à abordagem preliminar. Usar recursos mais baratos, lançando mão do que temos de mais simples e fácil de obter, permite que executemos a rega a contento de nossas plantas, bem como que adotemos, igualmente, as técnicas de que falei, sem nenhum problema. Em tópico anteriormente postado no forum, o bonsaista/forista Nei Luis apresentou uma série de dispositivos criados por ele, dentre os quais "chuveirinhos" para serem usados em garrafas pet:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=15975&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=&sid=eb5395d9fa6c5f1c7873ea95726d787d
A necessidade continua a ser a mãe da invenção..... inda bem que a nossa criatividade segue junta nesse rumo.....