Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Regando com mangueira de maneira mais pratica

Filipe Henrique27/08/2011 00:51
Regando com mangueira de maneira mais pratica
Tive que passar uma semana viajando a trabalho e como meu sistema de irrigação esta temporariamente desligado, tive que solicitar a ajuda da minha mãe e namorada pra regar minhas plantas durante minha ausencia.

so que elas tem 1,5 m de altura, e minhas prateleiras são bem altas..rsrsrs
resolvi facilitar pra elas.
peguei uma alça de cesta de café da manha, e um pedaço de cano de 1/2, enviei um no outro e afixei na mangueira com um esguixo de choveiro na ponta, não é que ficou pratico pra molhar as plantas mais altas!!

to usando ele até hj!

depois tiro mais fotos e edito a postagem!

abraços
Mcdonald27/08/2011 01:07
Fala Filipe... kkkkkkk

Tá viranto o professor pardal.... rs.... ficou muito bom.....

Sua mãe e a namorada devem ter agradecido....

Brincadeiras a parte..... parabéns.. ficou bom mesmo...
abração
Julio Tijucano27/08/2011 13:52
Saudaçoes Felipe,

Boa invençao, Poderia tambem postar imagens dessa planta desfolhada que aparece no centro da imagem, é uma Primavera? pelo visto tens boas arvores ai.

Até a proxima.
Rogério27/08/2011 18:17
Essa ponta de chuveirinho eu também já usei por muito tempo.... era o que me ajudava a não "varrer" a parte de cima do substrato de minhas planta....
Abraço
nickyfury29/08/2011 08:55
bonsai
A técnica correta do uso do "chuveirinho", para que ele não contribua negativamente, ou seja, não force a expulsão do substrato do interior do recipiente de cultivo, vaso principalmente, é virar e usar ao contrário: com o chuveirinho voltado para cima, a força da agua da rega é reduzida em mais da metade. Para completar, podemos segurar a mangueira e forçar uma leve dobradura nela, reduzindo ainda mais a força da agua. Manter uma distância maior do ponto central tambem ajuda:

Os japoneses, que criaram tambem essa técnica de rega, são extremamente perfeccionistas, chegando ao cumulo de fazer uso de um tipo de regador que possui um tubo bem fino e longo, com uma ducha perfurada a laser na extremidade, o que permite uma rega "macia" e "suave", evitando perda de substrato pela erosão da força da agua:

Como se pode ver pelas imagens, a técnica da rega correta é uma forma de arte tambem naquele país. Vejam a maneira correta de se "guardar" o regador:

Ou então, a maneira correta de segurar o "instrumento" de trabalho, para que a agua renda e não se desperdice nenhuma gotinha:

O braço longo do regador permite alcançar as plantas mais afastadas, ou mais altas, sem dispender esforço para isso:

Vejam a posição correta do "chuveirinho", ou seja, usado ao contrário, com uma redução correta na força da agua, permite uma rega bem fraca, mesmo quando acionado em plantas pequenas:

O abastecimento é feito num tonel de pedra, disposto no jardim apenas para essa finalidade (mas serve de móvel de decoração tambem!!), onde a agua é "tamizada", isto é, fica em repouso para que particulas nocivas presentes nela não sejam repassadas para as plantas, pois acabam indo parar no fundo do tonel:

A força da agua permite que molhemos o solo, sem retirar substrato nem adubo, bem como tambem a folhagem, por mais delicada que seja:

Em termos de técnica corretamente aplicada no trabalho da rega diária, podemos por outro lado fazer uso de um jato forte de agua para limpar a planta e o vaso. Essa limpeza é feita principalmente depois de uma desfolha que vise eliminar insetos e outros parasitas, como cochonilas e pulgões, bem como permite tambem lavar o vaso, eliminando impurezas como liquens, musgo e outros resíduos que se fixem a ele. Vejam as imagens:

Óbvio que o jato de agua nunca deve ser direcionado para o solo, mas sempre para um ponto acima dele. 😉
Filipe Henrique29/08/2011 16:46
Nick, obrigado pela aula de como regar os bonsai!
A Regina disse em entrevista que levou apenas 3 anos para dominar a tecnica correta de se regar os bonsai no curso que ela fez pelo japão.
😂 😂 😂 😂
mas, porem, contudo, entretanto, vou permanecer no erro temporariamente, com algumas justificativas. Uma duxinha dessas furada a laiser custa mais de 100 reaus, um regador desses idem!
95% das minhas criaanças não são bonsai e a maioria encontran-se em bacias plasticas... Oq eu faço pra evitar de lavar o substrato retirando ele é diminuir a força da agua quando estou regando plantas em vaso de bonsai. Assim, as outras recebem normamente agua com mais força e para os bonsai eu rego com a torneira quase fechando.

quanto a decantar a agua, pra mim atualmente é fora de cogitação, mas realmente seria muito benefico dado que alem de decantar o restante dos produtos quimicos add a agua para se juntarem a sujeira e irem pro fundo dos reservatorios, dessa forma nos livrariamos do cloro tb, dado que ele tem ponto de ebulição mais baixo que o da agua.

aos amigos julio tejucano e Rogério, seguem as imagens;
buganvillea

prateleiras;

Tem uns negocios meio fora de esquadro e outros meio tortos, mas esta em contrução ainda, fora que não sou marcineiro ou carpinteiro...rsrs é tudo no vontade mesmo.

vou preparar um topico pra mostrar tudo em breve as prateleiras, e as novas plantas que estou adquirindo.

vlw Mc! Já ouviu o ditado, a necessidade faz o sapo pular!?
tirei fotos da minha baixinha regando as plantas... ai vai da pra entender direitinho a necessidade do instrumento!
kkkkkkkkkk
ta no celular dela, depois eu posto pra vc ve o drama que seria!

abraços
Renan Leite Gaigher29/08/2011 20:36
E essa pontinha da sua mangueira, era um Chuveiro ? Será que acha em material de construçao, pq uso uma de mangueirinha de chuveiro mais a chuvinha e muito ruim!!!
Filipe Henrique29/08/2011 20:40
ih rapaz, não sei, mas deve achar sim.
essa ai eu tirei do meu chuveiro.

A principio eu havia pensando em usar aquela de inox que fica ao lado do vaso no banheiro, mas dizem que aquele regulador manual quebra muito rapido...

abraços
blzounem29/08/2011 20:53
ja pensou naquele 7in1 da tramontina? custa acho que R$26,00 ele tem um chusvico vertical, e outro que parece humidificador de shooping aberto sabe?
Filipe Henrique29/08/2011 21:01
rapaz, vi um na casa de um amigo mas me pareceu que assim do jeito que esta ficou mais eficiente... não sei se é impressão minha.

abraços
nickyfury29/08/2011 21:35
bonsai
Filipe, o fato de a Regina ter levado tanto tempo para dominar a técnica correta da rega só mostra o quanto nós, brasileiros, estamos atrasados em relação a isso. Geralmente, os cursos de bonsai país afora não explicitam tal tópico, nem abordam minimamente a forma correta de se proceder em relação à rega, mas apenas que devemos regar, e que a rega irá depender basicamente de estar o solo levemente seco, bem como da espécie cultivada.

É muito pouco. Por isso, tentei aqui apresentar um aspecto sobre a técnica da rega, algo que bonsaistas europeus e americanos vem adotando como praxe de cultivo, e que nós tambem deveríamos, desde já, começar a atentar um pouco mais para isso, pois assim nossas plantas correriam menos risco de perda. Entendo seu ponto de vista a respeito do preço abusivo cobrado por um equipamento como a ducha perfurada a laser. Acho que esse deveria ser um dos itens mais baratos, por se tratar de uma ferramenta que permite ao cultivador efetuar uma rega correta, em que a força da agua é recorrentemente reduzida.

Infelizmente, o pessoal que importa esse equipamento pensa diferente. Paciência, então. Buscar substitutivos é uma meta que usamos com frequencia, quando o assunto trata do uso de ferramentas ou dispositivos que visem facilitar o cultivo de nossas plantas.

Quando comecei a ampliar meu viveiro, fiz uso de uma mangueira fina, tendo uma das pontas presa a uma torneira e a outra vedada, com furos ao longo de seu comprimento, exatamente sobre um determinado recipiente. A técnica aqui é o gotejamento, muito usado por horticultores e agricultores em geral, que permite a planta ter acesso a uma rega controlada, sem excesso de agua nem risco de perda de material.

Logo abandonei essa "tática", pois o excesso de umidade constante no substrato mais prejudicava que auxiliava no desenvolvimento das minhas plantas. Como todo o acesso a novidades estava limitado ao lojão da esquina, as primeiras ferramentas e duchas que usei foram as de plastico, preferencialmente as mais baratas que haviam, mudando de um modelo para outro, sempre buscando reduzir a força da agua e proporcionar uma rega mais "suave e macia":

Essa ultimo, por sinal, a preços de hoje custa R$15,47 segundo o anuncio do link abaixo:

http://www.dutramaquinas.com.br/produto/default.asp?secaoID=0&ci=31.98.012.107&mundoVC=&grupoID=60&subgrupoID=436&produtoID=885

No Lojão onde eu comprava, custava bem menos que hoje: uns meros R$6,00. Dava para o gasto, é verdade, e era bem melhor que qualquer "chuveirinho" desses de banheiro (que não cheguei a experimentar), pois permitia mudanças na forma da rega, além da ducha. O passo seguinte foi adotar o uso de regadores, mas a perda de agua no processo de enchimento e distribuição acabou por tornar esse recurso muito dispendioso, abandonado então.

Muitos anos depois de usar e abusar de diversos tipos de duchas e equipamentos semelhantes, vim a descobrir na internet o famoso regador japones, comprando meu primeiro pela "bagatela" de R$60,00 (uma fortuna, naquela época). Em seguida, passados alguns anos, comprei mais um e obtive outro através de troca (planta por regador!!), garantindo um equipamento que tem me servido bem desde então.

Hoje há regadores modernos, com torneiras acopladas:

ou sem as torneiras:

Para aqueles que têm o bolso mais "forrado", é possível até adquirir regadores mesmo, tipo japones, de marca:

Voltemos porém à abordagem preliminar. Usar recursos mais baratos, lançando mão do que temos de mais simples e fácil de obter, permite que executemos a rega a contento de nossas plantas, bem como que adotemos, igualmente, as técnicas de que falei, sem nenhum problema. Em tópico anteriormente postado no forum, o bonsaista/forista Nei Luis apresentou uma série de dispositivos criados por ele, dentre os quais "chuveirinhos" para serem usados em garrafas pet:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=15975&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=&sid=eb5395d9fa6c5f1c7873ea95726d787d

A necessidade continua a ser a mãe da invenção..... inda bem que a nossa criatividade segue junta nesse rumo.....
Filipe Henrique30/08/2011 21:02
Nick,
como de praxes, suas mensagens são um estimulo a cruisidade de estudar mais de tão completas!
O bom mesmo é ter conhecimento dessas coisas mais modernas, efientes, acabamento mais apurado ou apenas mais bonitas para continuarmos em busca de alguma melhora. Afinal é basicamente ao agrado dos olhos e refinamento da alma e ou espirito ha que nos propomos a fazer bonsai.
e assim sigo eu, buscando sempre evoluir não só no bonsai, mas tambem no zelo e na eterna busca da perfeição, eterna porque na minha concepção a perfeição é uma utopia para que possamos ter um objetivo ao tentar melhorar alguma coisa.
rsrssr

deci da laje meio poetico... estive por quase duas horas tomando uma brisa gostosa e namorando umas plantas...
rsrs

abraços
blzounem03/09/2011 15:33
Nicky,

Voce acha que esse regador japones de 700ml que voce mostrou, é tão bom quanto o de 1.8? vale a pena comprar?