Marly 200928/08/2011 14:18
Ficus Benjamina
Gostaria da opiniões sobre esse ficus: poda, desfolha, transplante e o que precisar.
Uploaded with
ImageShack.usGuilherme Luz28/08/2011 14:45
Na minha umilde opinião é um exelente material.
E sugiro:
*1 uma desfolha total.
*2 uma aramação para abaixar mais os galhos e poda (aliada a aramação ela resolverá o problema da triangulação da copa).
*3 plantar numa bacia grande pra vc organisar melhor essas raizes aereas, se vc conseguir fazer com que todas se afatem mais do tronco(principalmente essa mais gorça ai a esquerda) e que todas atinjam a terra, acho que vc vai conseguir um efeito muito legal.
Parabéns pelo material!
pmaia28/08/2011 15:36
Prezado Guilherme,
pegando uma carona na sua resposta me surgiu uma dúvida: O Ficus aceita bem desfolha total? Pergunta de iniciante...
Filipe Henrique28/08/2011 15:48
não é recomendavel desfolhar totalmente essa especie.
parece tambem que seria um ficus boni cuidado ao arama-lo, se for o boni mesmo ele é muito quebradisso.
abraços
Guilherme Luz28/08/2011 16:00
Pmaia, ai vc me apertou sem abraçar.
não reparei que era ficus boni, com o ficus retusa eu desfolho totalmente e eles brotam tranquilamente, nunca tive problemas.
Mas se a planta estiver sadia acho que num tem problema desfolhar não.
Vamos aguardar a opinião dos mais experientes.
edson060528/08/2011 20:13
A mim parece mesmo um Ficus benjamina. Com relação à desfolha vou dizer um pouco da minha experiência:
Ficus retusa - aceita bem a desfolha total
Ficus nerifolia - já fiz desfolha total sem problemas, não sei dizer se aceita bem ou apenas tive sorte...
Ficus natalensis - idem
Ficus benjamina - desfolha parcial deixando as últimas folhas/brotos dos galhos como na foto abaixo. Sei que no caso desta variedade pode-se perder a planta numa desfolha total
Ficus boni - idem
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=9324
Abraços.
Edson.