Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Minhas Pequenas - o que fazer?

monicagrezzi29/08/2011 01:08
Minhas Pequenas - o que fazer?
Boa noite

A pouco tempo me apaixonei por bonsai e resolvi comprar três mudas de "supermercado" sendo duas cedro nana e uma que me parece ser um jacaré. Sei que não são as melhores espécies para iniciantes, mas quando comprei não sabia disso. Peguei "estilos" diferentes e plantas que pra mim, la na hora, tinham um bom desenho de caule.

Mesmo sendo mais difícil de manuseio, gostei do desafio e pretendo fazer de tudo pra elas seguirem crescendo bem.

depois de comprar fiz uma limpeza nos galhos tirando as folhas que crescem pra baixo e alguns galinhos que cresciam muito pra dentro da copa.
(a terceira plantinha não consegui as fotos)
http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?gwt=1&uid=12103811221575185614&aid=1314561528&pid=1314586728329
http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?gwt=1&uid=12103811221575185614&aid=1314561528&pid=1314588542884
http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?gwt=1&uid=12103811221575185614&aid=1314561528&pid=1314588542884

Rego elas todo dia de tardezinha, e elas tomam sol a manhã inteira, ficam bem de frente a uma janela virada para o leste.

Agora não sei o que fazer, pretendo mudar de vaso e de substrato esse começo de primavera, e esperar ela engrossar um pouquinho. talvez um escorredor e depois mamadeira?
qual o melhor substrato pra elas?
elas são bem pequenas, tenho medo de trabalhar com os galhos ainda.

espero ajuda

Monica
Mcdonald29/08/2011 10:58
Olá Monica....

Veja se seu album de fotos no orkut está liberado para o público... tentei ver as fotos e não está abrindo.. acho que vc selecionou para somente os seus amigos verem.... assim não é possível visualizar..

Abraço
monicagrezzi29/08/2011 13:19

Achei melhor colocar as fotos direto aqui, aceito sugestoes e explicações sobre o que fazer agora

Monica
alexmikol29/08/2011 16:54
Olá Mônica! Bom, tuas plantas parecem estar bem saudáveis, porém são bem novinhas ainda, o ideal seria deixá-las se desenvolver mais, tanto em altura, galhos e tronco, só que estas plantas tem o crescimento bastante lento. Caso queira persistir com elas, te diria para trocar de vaso, plantando-as em um recepiente maior, com substrato bom, bem drenante, até por que estas plantas não toleram muito umidade no substrato, o ideal é regar até que a água saia por baixo, depois, quando se observar que o substrato esta secando, regar novamente, isso dá, quase dois dias de intervalo entre uma rega e outra, lógico, dependendo de condições de clima, substrato, exposição ao sol, etc... Outra opção é se você tem local na rua residência, plantá-las no chão e deixar crescer. Se continuar lendo aqui no Fórum mesmo, vais ver que existem outras espécies mais indicadas para iniciantes e até mais dicas de como trabalhar com plantas como as tuas, o prinicipal, não desista, mesmo com tuas plantas ou outras que decida trabalhar, leia, estude, pergunte, observe, mas não desista, bonsai não é nenhum bicho de 7 cabeças, 6 talvez...rs...brincadeira, nada que com um pouco de esforço você não tire de letra. Espero ter ajudado de alguma forma, boa sorte e um abraço!