Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

JUNIPERUS DOENTE

MARINHO M29/08/2011 15:20
JUNIPERUS DOENTE
Ola pessoal, é o meu primeiro contato no Forum, se não der certo vai perdoando.

Sou inciante da arte, faz uns 3 anos que comecei a estudar sobre bonsai, tenhos alguns (uns já morreram...). No momento estou com problema em um juniperus que adquirei a + ou - 1 ano. Ás folhas estão secando. Já conferir o modo de molhar, a exposição ao sol, está tudo entro do que já li. alguem do Forum falou que ele morre de dentro pra fora, fiz o teste com a unha no caule e está verde. Alguém pode ma ajudar? Vou colocar as fotos dele quando adquiri, como está hoje, e o detalhe do galho que está secando.
........Deu zebra. Não consegui colocar as fotos...Como que eu faço?
Marinho M
MARINHO M29/08/2011 15:35
Ufa...Com o auxílio dos universitários, eu conseguie colocar as fotos

Como ele era.

Como está. Triste não...

E o detalhe do galho.

Marinho M.
Khefren03/09/2011 23:42
Shimpaku
Rapaz...
Estou no mesmo barco! O que devo fazer?
Carlinha07/09/2011 13:29
humm...
faz quanto tempo que ela está neste vaso?
Carlinha07/09/2011 13:41
bem...
Tente seguir alguns conselhos meus.....
Ela é da família das Gimnospermas... e ela gosta mto de frio e o calor pode excessivo pode não ser bom para ela...
Tente mudar o substrato dela coloque um pouco de areia junto com a terra ou substrato orgânico gimnospermas adoram solos bem drenados
depois me diga se deu certo.
MARINHO M09/09/2011 10:15
Carlinha, na verdade eu não sei quanto tempo ele está neste vaso. Ele está comigo faz um ano. Vou seguir sua diga e reenvasar. Quanto ao calor pode se o problema, aqui na minha cidade - Araçatuba-SP é muito quente, outro dia, mesmo no inverno, fez 34 grau. Imagina no verão.
Obrigado pela colaboração.
Marinho
talisonyan09/09/2011 11:08
seguinte amigo retire esses matos q dao na terra do seu bonsai...
dois vc usa fertilizante no seu bonsai se lembre q ele esta confinado num vaso e precisa de alimento....creio eu q n seja por falta de agua...nem excesso pois vc falo q ja tem ele mas de 1 ano...tb acredito q n seja o fertilizante...de uma levantada no seu bonsai.....pq geralmente pode ser q esgeja so raiz geralmente ate os 1 anos cortamos 2 em 2 anos a raiz
MARINHO M09/09/2011 11:41
Amigo, a fertilização tenho usado a tabela anual do "Bonsaikai", ainda não coloquei micronutriente. Agora vou reenvar e esperar ele se lenvantar...
Sou iniciante na arte. Eu tenho me dado bem com jabuticaba, tuia, ficus e serissa; agora como juniperus está sendo uma lástima. Já morreram três.
Mas eu não desisto, ainda mais agora que estou participando do Forum.
Obrigado
Felipe09/09/2011 17:32
Marinho,

Parece falta de sol. Essa espécie gosta de bastante sol.
Como está a adubação? A drenagem como está?
Desde quando vc comprou esta planta ainda não trocou o substrato?
Caso for transplantar, não esquece de utilizar um homonio enraizador.
Já observou se ela está com alguma praga/ doença? Os ácaros gostam muito desta espécie..hehehe.
O que pode fazer para ver se está com ataque de ácaros, é colocar uma folha de A4 em baixo da copa e balançar a copa. Se vc ver que tem pontos de mexendo em cima da folha, é pq tem ácaros.
Apesar deste galho estar um pouco marrom (acredito que tenha morrido), os outros estão bem e, brotando tb.
MARINHO M14/09/2011 13:17
Felipe,
Adquiri ela a 11 meses. Toma sol das da 10 as 11 e das 4 as 5 hs. Rego uma vez por dia, quando o subtrato está úmido, não rego. Adubei ela da seguinte maneira: Jan - QG (10-10-10); fevereiro-não; março - FO; abril e maio -TM; junho - galináceo, julho e agosto - não; setembro iria colocar QG+TM, mas como ela está doente pretendo não adubar. Troquei o subtrato por 60% de areia + pedra, 20% argila e 20% terra vegetal. (percebi que tinha muita terra e pouca areia) Podei somente uns 5% das raizes. A necessidade de colocar enrraizador? Fiz o teste do ácaro e não percebi que tinha ácaro. Não tenho colocado micronutriente, e li alguma coisa que estaria faltando Cálcio. Seria isso?

Marinho
Felipe14/09/2011 13:57
Marinho, este espécie necessita de sol pleno. Quanto ao enraizador, acho melhor colocar. Espere ela se recuperar para coloca-la no sol pleno.
MARINHO M23/09/2011 11:56
Ok Felipe,
Vou proceder desse modo.
Obrigado
Marinho
Marcos V. Resende25/10/2011 14:41
Ola amigo tbm so novo na are mas só estudante de agronomia olha com a falta de Nitrogênio a planta nâo produz a clorofila pois o nitrogenio é a uma fonte de alimento que produz proteinas, e a clorofila quando recebe luz solar é onde ela vem fika verdinha então posso tentar ajuda vc te falando que pode ser falta de Nitrogênio ou sol, ou então os 2.
Maicol15/11/2011 14:45
Marinho

O próprio site do bonsai Kai recomenda 6 horas de insolação minima.

As 2 horas que você está deixando, é pouco.

Experimenta borrifar enxofre também (quando sol estiver baixo), se tiver com acaro resolve e não vai fazer mal a planta.

grato
Rolz25/03/2012 10:46
Marinho o que o Felipe disse é uma boa dica! verifique se tem micros piolinhos escuros andando.....isso aconteceu com o meu duas vezes. Se estiver infestado use o DimyPronto II que resolve.