Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

ACEROLA. estou no caminho certo?

Diogo Afonso31/08/2011 09:24
ACEROLA. estou no caminho certo?
ela tem um ano pequei ela ainda era uma muda preciso de dicas esta dando certo
vou postar outras tambem.....
João Paulo Batista Lyrio31/08/2011 09:37
Muito bom.
Acompanhando, só para a quesito de dúvidas: pitanga ou acerola?

Também quero fazer igual, mas, com jabuticaba.

Sucesso na condução.
Diogo Afonso31/08/2011 10:57
Acerola estou no caminho certo
João Paulo Batista Lyrio escreveu:
Muito bom.
Acompanhando, só para a quesito de dúvidas: pitanga ou acerola?
Acerola
Também quero fazer igual, mas, com jabuticaba.

Sucesso na condução.
João Paulo Batista Lyrio01/09/2011 08:01
Show de bola, estou criando uns micho de acerola para fazer igual.

Vou acompanhar.

Ahhh e quando foi a retirada da pivotante ?

Retirou com essa altura ou quando mais nova ?

Abraço e sucessos.
nickyfury01/09/2011 09:33
bonsai
Diogo, sua planta apresenta um aspecto saudável, porém o cultivo está errado, pois pelo tamanho das folhas acredito que vc a esteja mantendo em local sombreado. O ideal para essas frutiferas como aceroleira, jabuticabeira e pitangueira, é manter a planta exposta o dia inteiro ao sol. Dessa maneira, as folhas irão crescer apenas o suficiente, além de permitir a emissão de brotações ao longo da linha dos galhos, aproximando-as do caule, o que significa um aumento na area de densificação da planta, deixando-a mais bonita.

Esses galhos que voce baixou através de tração com arame apresentam curvas muito acentuadas, chamadas de arcos. Deve-se evitar esse tipo de curvatura por ser uma caracteristica inexistente na natureza. O correto é aramar o galho com um arame que tenha mais resistência que o galho, executando então uma leve curvatura nele todo, além de um leve movimento sinuoso (em forma de "S"😉 para os lados, com as pontas tambem levemente voltadas para cima.

Para testar se o arame é mais resistente que o galho a ser aramado faça o seguinte teste: com um pedaço do arame tente empurrar o galho. Se o arame dobra, é menos resistente. Se o galho é forçado, então o arame estará bom para aramar o galho e permitir o movimento adequado.

Lembrando sempre: galhos sinuosos e com movimento devem seguir a mesma linha do tronco. Ou seja, sua planta tem os galhos em curva, mas o tronco segue reto. Então use um arame mais grosso e resistente que o tronco para dar um leve movimento a ele, de maneira que após moldar os galhos, o conjunto galhos/tronco adquira harmonia visual, e estéticamente fique mais bonito tambem.

Como ainda estamos no inverno, antes de aramar faça uma desfolha completa: use uma tesoura de pontas finas e corte todas as folhas no pecíolo (talinho) mantendo-o no galho. Com a desfolha, ou seja, a retirada de todas as folhas ficará fácil visualizar a estrutura aerea e proceder com as correções necessárias, isto é, a aramação do tronco e dos galhos, bem como tambem de algumas podas de manutenção. As podas devem ser no sentido de cortar fora os galhinhos que estão crescendo na parte superior e na parte inferior dos galhinhos, de maneira a priorizar apenas as brotações que estiverm se desenvolvendo lateralmente neles.

Fazer bonsai é fácil. Fazer bonsai de qualidade técnica superior, porém, não é algo tão simples assim e requer o uso de uma grande ferramenta para o bonsaista: a famosa PACIÊNCIA. Sabendo manejar bem essa prestimosa auxiliar, o bonsaista com toda certeza atingirá a plenitude da arte.
Otoniel Santos01/09/2011 18:45
Re: ACEROLA. estou no caminho certo?
e isso aí Diogo. Ouça a voz da experincia!!!!
gilberto_ferrari01/09/2011 20:40
Muito bom mesmo Diogo.