Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Junípero procubens

Ricardo Paiva31/08/2011 21:11
Junípero procubens
Este junípero foi adquirido do Romagnole no evento em Ribeirão Preto. Aqui a planta “quase” como comprada, precisei cortar um galho longo para caber na sacola e trazer no avião. Os galhos foram estaqueados, hehehe.
Esta planta foi trabalhada pelo bonsaísta Júlio Silveira, aqui da Bonsai Sul.

Planta bruta:

O bonsaísta Julio Silveira realizou um ótimo trabalho neste meu procubens. Aqui o desenho feito por ele para a planta.

Planta finalizada:

Júlio, obrigado pelo trabalho.

Mais fotos no meu blog:
http://ricardopaiva.wordpress.com/junipero-procubens/
Filipe Henrique31/08/2011 22:00
oq dizer!?

otima aquisição e otimo trabalho... só aguardo as fotos de quando presente-la com o vaso.

abraços
nickyfury01/09/2011 09:57
bonsai
Ricardo, ficou um ótimo trabalho na minha humilde opinião, mas faltou complementar os jin, puxando a casca um pouco mais em direção ao tronco, de maneira a formar uma ponte de shari entre os jin e o tronco, complementando-os. Isso, sem dúvida nenhuma, irá dar ao trabalho uma qualidade técnica bem maior. Aliás, pelo excelente projeto executado pelo Julio, dá para ver que essa tambem era a intenção dele. 😄

Como a pressa é inimiga da perfeição, minha sugestão é envasar essa planta apenas na primavera do ano que vem, para não correr risco de perdas, além de permitir a correta recuperação da planta, com a emissão de novas e vigorosas brotações. Até lá, vá selecionando um ótimo vaso redondo para ela, complementando assim o trabalho perfeitamente executado pelo grande Julio. 😉
Otoniel Santos01/09/2011 18:48
Re: Junípero procubens
Grande Ricardo, tenho um junipero jacaré e nenhuma idéia vou acompanhar sua evolução e quem sabe uma luz vem a minha cabeça rsrs 😂 🙄
Ricardo Paiva01/09/2011 21:18
Filipe, o trabalho do Júlio realmente ficou muito bom. Na primavera vou transplanta-lo.

Nicky, realmente sua sugestão é muito boa e é a intenção dele mesmo. É que faltou tempo para o Júlio refinar o trabalho. Pode deixar, vou cobrar dele, hehehehe.
Quanto ao reenvase, como a planta está super sadia e já rebrotando forte (terei que fazer nova limpeza) acho que nesta primavera mesmo será transplantada. Vaso redondo: anotado! Obrigado. 😄

Otoniel, eu olhei por várias horas para escolher esta planta. Haviam várias a disposição. Além de um tronco com espessura legal, vi nela exatamente o que o Júlio executou: uma planta pequena, compacta e forte!
Pelos galhos laterais que ela tinha, o kengai era muito óbvio.
Não tenha pressa com a sua. Olhe uma vez. Duas, Dez vezes até encontrar o caminho pra ela. Já fique 1 ano com uma planta até mexer nela. Abre um post dela, o pessoal pode ajudar na certa.
Filipe Henrique01/09/2011 21:21
verdade Ricardo, tambem fico horas namorando uma planta... minha namorada fica até com ciumes as vezes, reclama que eu olho mais pras plantas que pra ela!
rsrs

abraços
Ricardo Paiva01/09/2011 22:15
Também já passei esta fase com minha mulher. Aí ela viu que não tinha volta e hoje é uma das maiores incentivadoras. 😄
Alex Oliveira01/09/2011 22:26
Re: Junípero procubens
E ai Ricardo Blz, ficou linda sua planta depois de trabalhada e aproveitando a oportunidade muito obrigado pelas dicas que me deu lá no evento para a compra dos shimpakus, vou postar o que eu já envasei.
Ricardo Paiva01/09/2011 23:01
Manda ver Alex.