Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda com sementes de Ipê branco

Ricardo Paiva31/08/2011 21:32
Ajuda com sementes de Ipê branco
Pessoal, alguém pode me dar dicas de como coletar e semear sementes de ipê branco?
Tem um perto do meu escritório que está por florir.
Leandro Ferraz01/09/2011 08:22
O branco eu ainda não Plantei, mais do rosa e do amarelo, não tem segredo so ficar de olho pois as sementes são muito leves e sai voando.

aqui as sementes ficam maduras do final de setembro pra inicio de Outubro.
Ricardo Paiva01/09/2011 08:54
Valeu Leandro, mas coleto as vagens exatamente quando? E planto as sementes em qual substrato?

Olha aqui a beleza da floração do ano passado da árvore que vou retirar as sementes:

Leandro Ferraz01/09/2011 11:28
nossa... lindo

Assim vc reparou que ele solta umas vagens de uns 15 a 20cm ela abre e la dentro tem um monte de sementes bem finas, até pensei que não ia nascer mais nasceu todas que plantei... fica de olho abriu ja pode pegar... eu quando fui coletar algumas do rosa elas estavam começando a abrir eu taquei uma pedra e virou uma nuvem de sementes ai foi so juntar... ela e fininha mais é ate grande tem +ou- 1cm.

substrato tem segredo não normal que vc usa... não são muito exigentes

plantou, molhou, nasceu...

ah se conseguir muitas sementes manda algumas pra mim...

se quiser do rosa aqui perto de casa tem um pé que já esta florido.
quando tiver te mando...
Ricardo Paiva01/09/2011 11:33
Muito obrigado Leandro.
Vou coletar e envio sim para você. Depois me passe seu endereço por MP.
Luis A. de Macedo Rodrigu23/09/2011 21:14
Ricardo,

Uma dica, quando for semear não coloca uma camada de substrato peneirado muito espessa, 0,5cm é o suficiente. Quando for regar cuida para não descobrir as sementes que são muito finas. Aconselho a rega com um borrifador até as sementes germinarem. Se fizer um pequena estufa o resultado sera melhor. Ah! eu também vou querer umas sementinhas.....hehehehe. Abraço.
pmaia25/09/2011 12:13
Leandro,

aproveitando a sua experiência com Ipê me ajude. Plantei uma semente, e como você disse: nasce com muita facilidade. O problema é que notei que as folhas continuam muito grandes. Consigo fazer a redução com o tempo? Segue foto da minha muda (Ipê Rosa).

Abs.