Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

UVAIA (orvalho). oque faco com ele. mamadeira?

Diogo Afonso01/09/2011 17:44
UVAIA (orvalho). oque faco com ele. mamadeira?
Tenho esta muda as uns 9 meses ta muito bonitinha...
alguem ai ja cultivou esta especie?
Dicas e opnioes por favor.
aqui vai algumas fotos de como ela esta.
Obrigado.

vista de cima

nao e bonitinha....
Nikkei 10002/09/2011 18:35
Escorredor e mamadeira nela.
nickyfury02/09/2011 18:37
b onsai
O nobre colega há de desculpar, mas o nome correto da espécie é UVAIA. O pessoal do nordeste tem ainda o uso de um nome parecido: UBAIA AZEDA. Essa planta pertence à familia das Myrtaceas, tratando-se de uma Eugenia uvalha, sendo que a arvore pode atingir entre 6 a 13 metros de altura, com tronco variando entre 30 a 50cm de diametro na base, o que representa um magnifico espécime se convertido em bonsai.

Além dessas caracteristicas, é um frutifera que produz quando adulta lindas flores e frutos de cor amarelo louro, geralmente brotando em cachos. A floração ocorre entre os meses de Agosto e Dezembro, frutificando entre Setembro e Janeiro. A uvaia é utilizada em projetos de reflorestamento (áreas degradadas, preservação permanente e plantios mistos) e paisagismo (ornamental e pomar doméstico). É típica de florestas ombrófilas densas, florestas estacionais semideciduais, mata ciliar e cerrado.)

Veja os frutos:

Fruto verde:

O mesmo fruto, duas semanas depois:

Um bonsai a paritr de uma mudinha como a sua levará pelo menos uns 10 a 12 anos, cultivada num vaso ou recipiente, para começar a produzir seus primeiros frutos. No chão, porém, o cultivo retorna com frutos a partir do terceiro ou quarto ano de cultivo. Uma diferença que permite então opinar que o melhor é plantar no chão, esperar crescer e frutificar, para então fazer alporquia no galho que estiver produzindo mais, para a partir dele construir um lindo bonsai que vá, em pouco tempo, voltar a produzir frutos novamente. Eis um lindo bonsai dessa espécie:

Se por outro lado voce desejar algo mais rápido e não quiser por no chão para desenvolver, minha dica é que faça uma aramação no tronco, para dar a ele um leve movimento sinuoso, em seguida replante num escorredor, até as raizes sairem pelos orificios no fundo. Em seguida, deposite o escorredor numa bacia maior, para favorecer o desenvolvimento de mais raizes. Em uns cinco anos terá uma planta mais robusta para moldar então um lindo bonsai como esse da foto acima.
bruno matorizen07/09/2011 15:24
eu tbm tenho um pré de uvaia