Alex Oliveira01/09/2011 22:32
meu shimpaku adqirido no evento de Ribeirão, Bonsai 2011.
com ajuda do amigo Ricardo adquiri este shimpaku no evento Bonsai 2011, e ai esta ele pronto... claro que ainda não sou profissional no ramo, mas acho que tá legal...
Uploaded with
ImageShack.usRicardo Paiva01/09/2011 23:45
Qual ramo? O 1/] ou o 2º? 😂
Alex, lembro desta planta ... muito boa.
Tá nota 9. Uma boa pinçada nos ramos para diminuir o volume e diminuir o comprimento do último galho a esquerda do ápice e fica 10.
Parabéns.
Filipe Henrique01/09/2011 23:47
Pra não perder a massa folhar, do ramo que o Ricardo sugerio encurtar, vc pode da uma sinuosidade no galho aproximando ele do tronco.
abraços
Alcides Junior02/09/2011 10:05
Os shimpakus geralmente são plantas sofridas na natureza, você pode dar um pouco mais de movimento a ele, fazer um shari no tronco para dar mais charme a sua peça.
Ricardo Paiva02/09/2011 10:25
Acredito que a aplicação do shari depende muito da planta. A meu ver para esta do Alex, pro meu gosto tá ótimo assim. É classico e lindo.
Vejam alguns exemplos.
Este trabalho do Xaméu lá em Ribeirão mesmo.
E este do Cristian Ross já tem um shari:

Alcides Junior02/09/2011 11:16
Ricardo, realmente depende muito da planta e do gosto, mas se observar as duas plantas que postou, a que tem o shari impressiona mais, dá uma idade mais velha a planta. E esta planta em questão segue muito bem a escola japonesa, com movimento, shari e o veio vivo visível na frente da planta. A copa está perfeita também, sem desmerecer os trabalhos apresentados, que são muito bons, mas como disse acima, o shari pode dar um charme a mais a planta em questão.