Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Azalea - Yamadori. O que fazer???

aweddigen02/09/2011 00:46
Azalea - Yamadori. O que fazer???
Olá pessoal.
Hoje fiz o yamadori desta azalea em um terreno que será ocupado. É uma planta de aproximadamente 60cm de altura, consegui tirá-la mantendo boa parte do torrão de terra e coloquei-a em uma bacia para iniciar os trabalhos. Ela está no fim do período de floração.

Não conheço muito bem esta espécie e por isso gostaria de sugestões do que poderia ser feito neste princípio.

Pensei em fazer uma poda drástica em todos os galhos afim de reduzir seu tamanho e fazer uma limpeza dos galhos na base do tronco. Posso proceder assim nesta época ou mantenho-a na bacia por mais um ano?

As fotos estão no post abaixo.

Aguardo sugestões.
Nikkei 10002/09/2011 09:09
Pelo formato do torrão ela já estava num recipiente?
Acho que não tem problemas podar ela, mas antas dá uma limapada nas folhas secas, matinhos, galhoss secos para visualizar melhor
aweddigen02/09/2011 17:01
Nikkei, não estava em recipiente, tirei com todo cuidado mesmo do solo para manter o máximo das raízes, por isso ficou neste formato o torrão. Já coloquei em uma bacia e fiz a limpeza.

A minha principal dúvida é se posso fazer a poda drástica agora, depois de retirada do solo, ou se é melhor esperar mais tempo. E também se estamos na época certa para fazer esta poda.

Mário Sérgio02/09/2011 17:16
Não tenho experiência com a espécie, mas meu impulso seria retirar todos esse "gravetos" que brotam da base, para poder enxergar o que a planta te oferece.
Vamos esperar os mais experientes!

Forte abraço!
Elio02/09/2011 17:40
Recomendam os mais experientes e mestres que, quando de um yamadori, é conveniente deixar a planta se adaptar por, pelo menos, 01 ano.
Já uma limpeza de folhas e galhos secos não faz mal a ninguém.

abraço
Ricardo Paiva03/09/2011 01:38
Aweddigen, mesmo retirando um bom torrão e preservando boa parte do sistema radicular, lembre que ela no mínimo, mudou de lugar, insolação ... Concordo com o Elio: deixa ela se recuperar por um ano e agora faz esta limpeza. Ah, eu retiraria todas as flores também.
Tratando-se de azaléia, material assim é sempre promissor.
aweddigen04/09/2011 22:58
Obrigado Pessoal. Vou seguir as recomendações.