Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Jabuticabeira

12
Elio02/09/2011 15:23
Jabuticabeira
Pessoal, comecei um trabalho com uma Jabuticabeira. Minha experiência com essa espécie é "zero". Vamos ver o que vai dar.

abraço

QUANDO COMPRADA - SET/2010

PODADA E 1ª BROTAÇÃO OUTUBRO/2010

DESFOLHADA PARA SELEÇÃO DE GALHOS

GALHOS SELECIONADOS E PODADOS

AGOSTO/2011 - NOVA DESFOLHA PARCIAL. SELEÇÃO DE GALHOS E MELHORADA NA APARÊNCIA DAS CICATRIZES DAS PODAS. PONTEIRAS DOS RAMOS NÃO FORAM RETIRADAS PARA NÃO ATRASAR O ENGROSSAMENTO DOS GALHOS.

SEKI - Elio Luis Secchi02/09/2011 22:40
Tá indo bem, meu xará. Pelo visto a idéia e fazer uma planta bem no estilo próprio das jaboticabeiras. Fica mais adequado mesmo.
abraço
RCasagrande02/09/2011 22:54
BOA EVOLUÇÃO ELIO.... 😂

MAS UMA COISA ME INTRIGOU UM POKO...
NA SEGUNDA FOTO ( DE CIMA PARA BAIXO) APARECE UMA GRANDE QUANTIDADE DE FERTILIZANTE ( AXO EU SER OSMOCOTE ), ISSO NAUM É PREJUDICIAL A PLANTA COM TUDO AKILO, NAUM AH O PERIGO DE FITO.... ❓ ❓ 🙄 🙄
PODERIA ME ESCLARECER ISSO.....

ABRAÇOS....
Elio02/09/2011 23:11
Essa é a idéia, Xará! A naturalidade da Jabuticabeira!

RCasagrande, não é muito não, porque uso o Osmocote de liberação 9 meses, assim, o conteúdo de cada bolinha leva 9 meses para se dissolver.

abraço
RCasagrande02/09/2011 23:17
OBRIGADO ELIO... 😉

ENTAUM AXO Q VOU COMEÇAR A USSAR TAMBEM... 😂

ABRAÇOS...
Angela Fernandes04/09/2011 08:44
Elio querido !!!!
Bela aquisição a sua.
Possuimos umas 5 jabuticabeiras que são grandes e outras menores.
As maiores frutificam muito, agora mesmo estão cheias de flores e este ano já frutificaram pelo menos 3 vezes.
Bela poda você fez.
Também gosto da espécie bem natural, conforme você está encaminhando a sua.
Quanto aos osmocote, uso o de liberação para 9 meses, só que coloco dentro de um pequeno vaso de plástico emborcado sobre o substrato.
Elio04/09/2011 20:55
Olá Angela, eu também uso um porta adubo para minhas plantas. Contudo, especificamente neste vaso que a borda é alta, coloquei solta. Isso porque mesmo quando rego e as bolinhas começam a ficar leves e boair, não chegam a sair pela borda.

Abração
Angela Fernandes05/09/2011 20:19
Querido amigo Elio !!!!
Grata pela resposta, agora entendi porque tantas "bolinhas" soltas.
Valeu amigo.........
bruno matorizen07/09/2011 13:05
ta bem linda. Como ja falaram ta bem natural (:
Felipe07/09/2011 23:03
Elio,
A condução tá ficando massa hein????!!! Agora até o outono ela vai brotar bem e ramificar rápido. Soube que o inverno foi "punk", suas nativas sofreram com este frio? Aqui chegou a gear, nunca tinha tinha visto isso aqui... Estive em Curitiba no final de semana passado, fui até OBonsai, te vi saindo bem na hora que ía chegando.....
Elio08/09/2011 11:15
Valeu, Bruno! A naturalidade no bonsai é uma das principais metas que devemos buscar.

Felipe, aqui deu umas 3 geadas mas, preventivamente, cobri todas as minhas plantas com velhos lençóis. Algumas ficaram com a copa um pouquinho queimada.
Pena que não pudemos conversar. Se tivesse me avisado antes, te esperaria.

abração
Alcides Junior08/09/2011 13:06
Vai ficar bacana Elio, tá bem encaminhada.
Falando nas geadas, alguns exemplares meus perderam totalmente as copas, um cambui e uma pitanqueira ja estavam bem ramificados, secaram quase que totalmente, só ficou o tronco verde. Terei que retrabalhar a copa delas novamente, em algumas geadas se foram anos de podas e arames.
Felipe08/09/2011 14:34
Elio, fica para a proxima!!!!
Renan Leite Gaigher08/09/2011 20:12
acompanhando
zmartins12/10/2011 23:01
Esse eu vou acompanhar.

A Jabuticaba é uma das plantas que mais me chamam atenção!
AguiaR15/10/2011 00:33
Peço permissão a Elio para tirar uma dúvida minha quanto a jabuticabeiras.
Recentemente minha mãe comprou uma numa feira de plantas, que por sinal estava meio capenga, mas ela rebrotou toda e ficou bem bonita, mas logo algum tempo começou a secar as folhas, daí eu pensei que fosse necessário trocar o vaso, porque estava lento o progresso da planta e começando a secar. Quando tirei o vaso, notei que as raízes estavam tomando conta de todo o vaso. Retirei parte das raízes, menos de 50% do total. Replantei num vaso de planta normal, daqueles fundos, para ela revigorar, mas ela secou completamente. Eu gostaria de saber se tem como se reestruturar a planta. Ela está toda seca, mas não fiz um pequeno corte no tronco para saber se está verde. Gostaria de opiniões acerca do que eu poderia ter feito ou o que posso fazer ainda... AJUDA ae, por favor!! 😄

Aguiar, vi que vc é de PE. O clima daí não é propício às Jabu visto que ela é de clima sub-tropical. Mesmo aqui, às vezes, ao transplantar ela fica 01 ano sem rebrotar.
Não posso afirmar com certeza as causas porque meu conhecimento sobre Jabu é bem restrito.
Creio que no momento nada tem a fazer senão esperar.

Alguém com mais conhecimento sobre Jabu pode te dar uma luz "!

abraço
hsp15/10/2011 19:03
Muito promissora, e vou acompanhar tambem. Imaginando todo o tronco dela preto de jabuticabas, vai ser show!
AguiaR15/10/2011 23:51
Pois é Elio,
realmente não sei o que pode ter acontecido, mas realmente eu vou ficar esperando, pois hoje eu fiz um pequeno corte no tronco com a unha e ele está verde verde! Hoje também identifiquei um olhinho beeem pequeno!
Espero que seja o primeiro de vários! 😛
Hoje conversando com um rapaz que trabalha numa sementeira aqui perto de casa, disse o mesmo, esperar! Que as vezes acontece isso mesmo, não exatamente igual, mas pode ser de acontecer. Vamos aguardar! 😄

mas mesmo assim, aqueles que saibam e tenham uma experiência com essa espécie e puder ajudar, será bem vinda essa ajuda! 😄

abraços
Otoniel Santos16/10/2011 10:12
AguiaR escreveu:
Pois é Elio,
realmente não sei o que pode ter acontecido, mas realmente eu vou ficar esperando, pois hoje eu fiz um pequeno corte no tronco com a unha e ele está verde verde! Hoje também identifiquei um olhinho beeem pequeno!
Espero que seja o primeiro de vários! 😛
Hoje conversando com um rapaz que trabalha numa sementeira aqui perto de casa, disse o mesmo, esperar! Que as vezes acontece isso mesmo, não exatamente igual, mas pode ser de acontecer. Vamos aguardar! 😄

mas mesmo assim, aqueles que saibam e tenham uma experiência com essa espécie e puder ajudar, será bem vinda essa ajuda! 😄

abraços

Caro amigo esquenta não só rega em abundância e sol pleno ela vai brotar com certeza!!!abração.
Renato Cesar21/10/2011 08:32
Elio, qual sua opinião:
Em agosto/2011 meu vizinho podou uma jubuticaba e eu peguei um dos galhos, podei a parte aérea e enfiei o toco na terra de um vaso.
Para minha surpresa e alegria hoje ele está com uma brotação muito parecida com a sua da segunda foto de outubro/2010.
Minha dúvida: posso colocar osmocote já?
Desde já agradeço.
Elio21/10/2011 19:03
Renato, se a estaca pegou......parabéns, pois Jabu é difícil de pegar de estaca.

Quanto à adubação, se a estaca está na terra, não adube antes de 6 meses. Deixe que ela se vira muito bem com os nutrientes da terra.

abraço
Renato Cesar22/10/2011 09:02
Obrigado Elio.
Ela está bem parecida com a 2ª foto da sua, de out/2010.
Obrigado pela dica.
Parabéns pela sua coleção que vi no tópico que mostrou a reforma da bancada. Ficou 10.
Elio22/10/2011 15:55
Valeu, Renato!

abração
Renato Cesar22/10/2011 17:15
Consegui duas fotos:
essa é alguns dias depois de "plantar":

essa tirei ontem: (está ruim porque tirei com um celular)
12