Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Falso cipreste anão morrendo ?

JohnTavares03/09/2011 16:11
Falso cipreste anão morrendo ?
Gente a pouco menos de dois meses comprei em um hiper mercado uma mudinha de falso cipreste anão até ai tudo bem... só que desde que comprei a cada dia que passa as folhas estão resecando e amarelando cada vez mais, fiquei preocupado pois li em um artigo que ao menor sinal de folhas resecando é sinal que ele está morrendo.
Por isso gostaria de saber se vocês podem ajudar e dizer o que está havendo, se isso no tronco é fungo, se é falta ou excesso de água ou até mesmo o substrato que ele veio que está incorreto.

Desde já agraço, abraço!

segue as fotos:

Desde já agraço, abraço!
Mcdonald03/09/2011 18:39
E ai Jhon....

Respondendo às perguntas...
Sim é um cipreste anão, vulgarmente conhecido como "tuia nana", mas é uma chamecyparis...

Quanto aos galhos secando, pode ser que tenha ficado sem água no hipermercado..
O que pode estar acontecendo é o excesso de água, tome muito cuidado com isso...Deixe o substrato sempre secar por cima para regar novamente.
É uma espécie muito complicada de se ter, pois morre as vezes do nada e sem motivo..

Muito bonita a sua por sinal... daria um mame hokidachi bem legal...
Se fosse minha arrancaria estas pedrinhas brancas e transplantaria no inverno que vem. Não se esqueça que se for fazer alguma intervenção tem que ser no inverno... Morre fácil fácil se vc mecher em outra época..

Abração
JohnTavares03/09/2011 20:21
Mcdonald,
muito obrigado pelas dicas pode ter certeza que vou segui-las
abraço parceiro!
talisonyan04/09/2011 07:53
Retire esses matinhos q dao na terra...
JohnTavares04/09/2011 10:44
Talysonyan valeu pela dica tinha acabado de fazer isso qnd li sua resposta rsrs
brigadao abraço
talisonyan04/09/2011 13:27
Como MC donald falo ou vc esta colocando agua de + ou n esta colocando...regue quando o solo estiver seco...parte de cima da terra...
uma duvida seu bonsai fica dentro da casa...no quintal...tem uma boa ventilaçao,pega sol?
JohnTavares04/09/2011 21:29
Caro talisonyan,
minha muda fica no quintal e leva em media 3h de sol diarias e boa ventilação e mais uma coisa ele está com pontas das folhas verdes sinal de crescimento.

Desde já agradeço, abraço!
Elio04/09/2011 21:36
Me parece solo encharcado!!
Mcdonald04/09/2011 22:18
Cara... somente 3 horas?

Acho que não é o bastante não. Por que não deixa o dia todo?
Eu tenho uma nana aqui e fica o dia todo no sol, sem problema algum. Está bem bonita.

Tenta ai, vai que dá certo..
abraço
talisonyan05/09/2011 06:58
aki aonde eu moro no maximo fica de 3 a 4 horas no sol...mas do q isso queima a planta...tem q ser ou ao nasce do sol da manha(ate as 10 mesmo assim tem planta q queima) ou final da tarde(das 4 aem diante)...quando o sol se despede
JohnTavares05/09/2011 10:33
Elio, choveu estes e a terra enxarcou mesmo vou evitar água até secar bem.

-

Mcdonald, tenho medo de sol dia todo pq aqui em alagoas o sol é de rachar.

-

Talyson, mais ou menos assim q faço tbm.

-

obrigado a todos, abraços.
Mcdonald05/09/2011 13:17
JohnTavares escreveu:
Elio, choveu estes e a terra enxarcou mesmo vou evitar água até secar bem.

-

Mcdonald, tenho medo de sol dia todo pq aqui em alagoas o sol é de rachar.

-

Talyson, mais ou menos assim q faço tbm.

-

obrigado a todos, abraços.

Concordo com vc. Mas como o nosso nobre e experiente amigo Nick Fury diz:
Bonsais são árvores em bandeja, portanto devemos tratá-las como tal.
Contato que vc a hidrate bem e não deixe faltar água, não vejo problema algum em expor o dia todo.
Se estiver errado, alguém me corrija por favor.

Um abraço
JohnTavares05/09/2011 13:39
Mcdonald,
seguindo suas dicas e refletindo sobre a frase do mestre Nickfury vou passar a expo-la o maximo possivel ao sol.
brigadão pelas dicas e pelo momento de reflexão 🙂 abraço.
JohnTavares05/09/2011 13:39
Mcdonald,
seguindo suas dicas e refletindo sobre a frase do mestre Nickfury vou passar a expo-la o maximo possivel ao sol.
brigadão pelas dicas e pelo momento de reflexão 🙂 abraço.
talisonyan06/09/2011 12:25
mas mc donald axo q varia de regiao pra regiao....por exemplo tenho uma goiabeira q esta quse sem folha pois sempre esta queimando...aew tiro do sol quando vejo os brotos estao nascendo coloco de novo para pega sol queima...q explicaçao oce me daria...entao o horario q encontrei pra q ela pega-se sol e venha a desenvolver foi ao nasce e ate as 9 pois aki 10 horas o sol ja esta muito quente lembrando tb q moro numa regiao diferente da sua...aki o min e 33 graus as vezes quando passa o dia chuvendo cai a noite chega a 29C 28C fora isso e 36 37 38 as vezes tem da um pique maior chega a 39C...
talvez possa ser pela falta de Boro...pois o fertilizante q uso e akele vitaplan bonsai N 8 F 9 O.P 9 ....De boro tem 0,03 porcento pois pelo q um agronomo falo q as queimas das planta pode ser insuficiencia de Boro...qual adubos vc usa?
talisonyan06/09/2011 13:17
Por os bonsais virem de sao paulo e outros lugares q sabe elas acabam n se adptando...ao clima....agora q vim pensar isso...q sabe tenho q fazer com elas um processo de adpitaçao com elas...agora como moro em apartamento
Mcdonald06/09/2011 21:03
Talison...
Nesse caso, eu acho que a exposição deveria ser menor, mas pro caso da goiabeira.
Eu tenho também uma goiabeira e é a primeira a sentir quando falta água. mas só secam quando acaba a água pq é uma planta que precisa de muita.

Se vc conseguir molhar 2 vezes por dia, vai ver que não vai secar. Tome por base na natureza, elas vivem o dia todo, só que lá, elas tem raízes enormes e profundas para acharem água.

Quanto a adaptação, eu não sei te dizer ao certo, mas se as plantas fossem minhas, eu faria sim. Iria expondo aos poucos no sol, até uns 20 dias. Para planta conseguir se recuperar.

Um abraço
talisonyan06/09/2011 21:43
a questao da aqua n é...mas qm sabe seja isso vou colocar aos poucos ao sol...
qm sabe venha a se adapata....vou seguir essa sua dika venho depois falo se deu certo ou naum....criarei um topico vamo ver q vai dar...espero daki alguns meses ver se comentario la kkkkkk
Mcdonald07/09/2011 00:06
talisonyan escreveu:
a questao da aqua n é...mas qm sabe seja isso vou colocar aos poucos ao sol...
qm sabe venha a se adapata....vou seguir essa sua dika venho depois falo se deu certo ou naum....criarei um topico vamo ver q vai dar...espero daki alguns meses ver se comentario la kkkkkk

Pode contar comigo....
um abraço
JohnTavares07/09/2011 19:09
Talyson e Mcdonald,
vou seguir esse procedimento de adaptação e qualquer coisa tbm posto lá em seu tópico, sem qrer causar qualquer interferência em seu topico Talyson é claro.
abraços.
Pedro Reimão07/09/2011 19:30
Pessoal não seria interessante que com muito cuidado ele retirasse essa planta deste vaso, colocasse em um maior, remover um pouquinho e com muito cuidado a terra e completasse no novo vaso apenas com areia?
Lembrando que é apenas um pensamento e precisa de ser estudado.