evolução de caliandra, sugestões.
jackson14/12/2005 22:25
evolução de caliandra, sugestões.
Amigos,
estou postando uma evolução de caliandra, adquirida há 3 anos, no início era comprida de +/- um metro, fiz um corte radical, no tronco, depois da brotação mantive as podas e a 2 meses fiz o replante e aramação.
Dêm sugestões.
[]s
Angela Fernandes14/12/2005 23:19
Oi Jackson !!!! 😂 😂 😂
Grande evolução da sua calliandra !!!! 😄 😄 😄
Grande achado !!!! 😮 😮 😮
É para opinar ??? Só os mestres ou os aprendizes tambèm ???
Vou me meter !!!!
Particularmente, eu não gosto de montinhos junto ao tronco. Eu prefiro colocar o substrato abaixo da borda do vaso... questão pessoal.
Sua planta é uma formosura, se fosse minha eu podaria os galhos que estão muito fora do vaso, eu os deixaria uns 3 dedos para fora.
O que você pretende que seja o ápice ???
Acho que hoje são dois... É isso ou estou enganada ???
Desculpe-me pelas minhas opiniões que não se contrapõem a beleza de sua planta.
Abraços
Angela - eterna aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Ricardo Paiva15/12/2005 09:03
Muito boa evolução da sua Caliandra.
Não tenho nehum exemplar. Tenho a impressão de que é uma planta muito sensível. É verdade?
Como a Angela, vai ai a opinião de um aprendiz: eu baixaria mais o galho da direita, definiria o ápice pelo galho central que tem ummovimento a direita e depois para cima e assim, reposicionaria o galho da esquerda deste(escolhido como ápice) o abaixando. Após, reduziria a largura da planta como um todo. Agora, se sua intenção é ter um bonsai baixo e largo, mantenha os galhos compridos. Quando ao "morrrinho" da Angela, também optaria por uma redução.
São apenas sugestões, tem que ver se se adequam a sua inspiração e sentimentos em relação a árvore.
Abraços
Alexandre S. Coelho15/12/2005 11:32
Oi Jackson
Sugiro o vassoura... sem mexer muito, acertando o ápice e com podas para ''encher'' a copa. Concordo com a redução do substrato e retirada dos matinhos para valorizar o nebari.
Ricardo,
Certamente as caliandras são muito resistentes e ótimas para trabalhar, de Norte a Sul do Brasil 😉
abraços
Felipe15/12/2005 11:48
quem sabe de baixo deste morrinho tem um lindo nebari !!!!!
jackson16/12/2005 05:27
Valeu gente, pelas dicas.
vou dar umas mexidas depois postarei novamente,
[]s
jackson17/12/2005 19:22
Aeh, turma,
aí vai a última intervenção, depois de alguns "pitacos", ainda está faltando baixar a circunferência, mas só daqui uns dois meses.
[]s
Angela Fernandes17/12/2005 23:04
Amigo Jackson !!!! 😂 😂 😂
A planta agora apresentada está simplesmente maravilhosa, estou "babando" com tanta beleza ❗ ❗ ❗
Deixemos então o tempo que você programou e depois falamos sobre... diminuição dos galhos laterais...
Abraços
Angela - eterna apreniz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Marco Antonio Marques18/12/2005 11:23
Ola! A calliandra aceita bem podas radicais? ganhei um exemplar que está com mais de um metro de altura, mas ainda nao mexi. Estava pensando numa poda radical mas nao sei como ela reage...
Bela Planta! parabens!
leandro Spagiari15/01/2006 14:06
Olá Marcos, Desculpe me meter, mas vou dar apenas uma opinião pessoal, devido a meu manuseio de caliandras. Ela aceita tranquilamente a poda radical e devido ao seu crescimento rápido você em pouco tempo irá ter um resultado satisfatório.
Até...
gago15/01/2006 16:54
as fotos nao estao parecendo aqui =/
Elio15/01/2006 19:16
Amigo Jackson!
Sou fã incondicional de caliandras. Tenho da Rosa, vermelha e agora estou tentando achar a branca.
Você fez uma poda radical e ela teve um bom desenvolvimento. Gostei do trabalho. Veja, pequenos retoques, conforme pitacos da turma, melhoraram bastante a planta. Podemos dizer que está sendo modelada a muitas mãos....rs! Como de resto, também acho que vc deva diminir o comprimento dos primeiros galhos.
Parabéns, Jackson!
Um abraço!
jackson17/01/2006 20:43
Amigos,
obrigado pelas sugestões,
Logo vou pedir ajuda para uma bouganvilea que está um "monstro", mas desta vez vou colocar no tópico correto, ou seja, em "minha árvore, sua opinão".
[]s