Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Trabalho com CAMBUIN - 03 Set 11

alexmikol04/09/2011 20:17
Trabalho com CAMBUIN - 03 Set 11
Aproveitando o fim do inverno, realizei o trabalho neste Cambuin que está comigo há uns 2 anos, depois de coletado, só sofreu um poda uma única vez, então resolvi trocar de vaso e dar uma olhada nas raízes, bem como baixar um pouco mais a altura do conjunto, seguem então as fotos:

A planta em si:

O conjunto dos troncos e raízes:

As raízes como estavam dentro do vaso:

Depois de podadas, com a ajuda da minha secretária:

Colocada no vaso depois de pronta:

Agora é aguardar a recuperação e a brotação para ver como ficará. Fico na espera das críticas, comentários ou sugestões, abraço a todos!
Vhalveruth05/09/2011 09:08
opa, vou acompanhar este trabalho

abraços
Tiago R05/09/2011 10:57
Quero acompanhar isso hein! 😉
SEKI - Elio Luis Secchi05/09/2011 21:50
Alexander, gostei da composição. Um trabalho que no futuro com o devido refinamento, inclusive com seleção de troncos, pode ficar muito bom. Sabe que poda drástica sempre dá aquele frio na barriga, mas considerando a época e a espécie, poderia baixar ainda mais, a fim de no guturo obter um trabalho mais compacto. Claro, seria o meu caminho, mas tem que preservar a intenção do dono. Sabe-se lá o que passa pela cabeça...
abraço
alexmikol06/09/2011 10:25
Grande Elio, valeu pelo post! É, eu quero no futuro que ela fique mais baixa, porém como tu mesmo falou, poda drástica dá frio na barriga, então vou ficar no corta-recupera-corta-recupera até chegar na altura ideal, quanto a seleção dos troncos, é uma hipótese a se pensar, pois é um emaranhado muito grande de raízes e até ruim de cortar perfeitamente os troncos lá em baixo. Abraço!
SEKI - Elio Luis Secchi06/09/2011 18:37
Meu amigo, no cortar o cambuin, na época certa, que é agora, não tenha medo de ser feliz. Olha abaixo uma poda drástica que fiz extamente há um ano, ou seja, dia 5/9/2010 e olha a foto do mesmo no dia 24/1/2011. A galhada original tinha em torno de 1 metro de altura... Fiz o mesmo em outros, não tem erro...

Renan Leite Gaigher06/09/2011 19:45
Por ver vc tem um otimo material em mãos!!!! Acompanhando 😄
Abraxxx
marcio gabiatti06/09/2011 21:25
acompanhando...
alexmikol06/09/2011 22:27
Ok Elio você venceu!!! Na tua opinião qual seria a altura ideal para o conjunto? Na minha, pelo menos metado do que está agora! O que acha? Abraço!
SEKI - Elio Luis Secchi06/09/2011 22:37
É por aí mesmo Alexander... metade desta altura ficará bom. Deixa brotar à vontade. No ano que vem faz a seleção dos brotos e já pode começar a estilização... É bem rápido o resultado...
abraço
alexmikol07/09/2011 18:33
Bueno, cheio das coragem, incentivado pelo Elio, tá aí o resultado quase final do serviço, acho que ficou melhor assim, agora sim, é AGUARDAR para ver as brotações:

Marcando os locais para o corte:

Cortes realizados:

Ajustando os troncos:

Vista superior da distribuição, são 15 troncos ao todo:

E aí, o que me dizem?
Abraço a todos!
SEKI - Elio Luis Secchi07/09/2011 20:27
Agora sim Alexander, agora é deixar brotar. E tão logo os brotinhos novos aparecerem dá cabo do resto dos galhinhos que sobraram...
abraço