Becker04/09/2011 20:44
Entrenós
🙄 Olá ! gostaria de saber qual o procedimento correto para podar ou reduzir os entrenós, se tiver fotos explicativa belezaaaaaaaa....... 😉
Abraço a todos...... 😉
Elio04/09/2011 21:39
Becker, ajudaria se vc dissesse a que espécie está se referindo. Há variações de técnicas conforme gênero e espécies.
abraço
Mcdonald04/09/2011 21:49
Uma ótima pergunta...
Acompanhando....
Filipe Henrique04/09/2011 22:54
De forma geral eu uso algo parecido com o processo de desfolha.
é bom tambem reduzir agua e o nitrogenio da adubação para conseguir um melhor efeito, alem disso, costumo ir podando os brotos novos que saem, deixa o 1º corto o segundo.
o problema que cheguei a essa conclusão "sozinho".
não lembro de ter lido algo especificamente sobre isso, mas juntando as pecinhas e tentando, consigo reduzir os entrenos dessa maneira, não sei se e a correta ou mais eficiente.
abraços
Filipe Henrique05/09/2011 12:04
acho que esse topico ficaria melhor até no forum central, é uma otima pergunta e como disse o Elio, vai depender da especie.
abraços
Becker05/09/2011 15:33
😄 Meus ilustres amigos! se trata de plantas que crescem seus galhos longos com vários entrenós, tem várias espécies que se ramificam com galhos longos e vários entrenós, a intenção é de saber como se aplica esta técnica para reduzir os entrenós...... 😉
Abraço a todos........ 😉
SEKI - Elio Luis Secchi05/09/2011 21:43
Como bem disse meu xará: depende da espécie. Mas para não ficar sem nenhuma resposta, e falar de forma genérica pode usar a técnica do metsumi. Quando o novo broto tiver 2-3 folhas ou pares de folhas, com a unha corte e retire a pontinha dele. Desta manera ele freia o crescimento, contribuindo bastante para a redução do tamanho dos entrenós...Mas como eu disse, isso de forma bem genérica. Para um melhor resultado deverá ser visto a cada espécie...
abraço
Elio05/09/2011 22:29
Complementando o que meu xará bem orientou, essa é uma das técnicas.
Outra, principalmente para Aceres, é deixar o galho crescer até lignificar até o 2º nó. Aí, corta entre o 1º e o 2º nó. Dali sairá novos brtos com entrenós bem mais curtos.
Já em PInheiros a técnica é bem diferente. Requer a pinçagem com as 4 técnicas aplicadas rigorosamente (Metsumi, Mekiri, Hanuki e Mekaki)
Além disso, em todas as espécies temos que observar os seguintes procedimentos:
1. Jamais fazer em planta débil, doente, fraca.
2. Não deixar a planta à sombra. Quanto mais sol, melhor.
3. Abortar a adubação 4 a 6 meses antes.
4. Rega, só o estritamente necessário.
Bem resumido, é isso aí!
abraço