Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

jin e shari

Leandro Nascimento15/12/2005 10:53
jin e shari
Li em algum lugar que nao é aconselhavel fazer jin e shari em árvores frutiferas. Tenho uma pítanga magnifica! Estilo moyogi, 63 cm... um tronco lindo! e com dois galhos perfeitos para jin! Posso fazer? Existem passos especificos? Uso a calda sulfocaustica para tratar da masma forma que uma conifera? tantas perguntas... Mas desde já um muito obrigado!!!!
Alexandre S. Coelho15/12/2005 12:02
Oi Leandro

Use e abuse do seu lado artístico, seja feliz meu amigo 😂 😂 😂
Se olharmos na natureza certamente vamos encontrar pitangueiras com jin e/ou shari... agora é claro que eles não tem cor branca como nas coníferas 😉
Pelo menos é o que acho... 🙄

abraços
Illex15/12/2005 12:07
Re: jin e shari
Olá Leandro,

O simples fato de nao ser aconselhavel é pela estitecia, enquanto em coniferas encontramos milhares de pinheiros e juniperus na natureza com Jins e Sharis, nas frutiferas ocorre o contrario, é muito dificil encontrarmos plantas com Jin e Shari na natureza, sendo frutiferas, mas nao quer dizer que nao exista. Quanto a coloração branca tambem, nao é aplicavel, pois no Cerrado e areas onde tem Pitangueiras e tudo mais, nao tem uma condição propicia para isso ocorrer, como nos pinheiros e juniperos tem a montanha com neve, ventos fortes e tempestades. Mas tambem nao quer dizer que nao pode aplicar isto a ela. Como o alexandre disse, seja feliz, pratique sua arte, é este o objetio. Eu mesmo no começo treinava Jin e Shari em mudinhas de Ficus (muitas, a maioria ja morreu a muito tempo, mas serviram de treinamento), e foi muito bom para mim. Entao, nao é aconselhavel, mas pode-se fazer sem problemas. T+ amigo.

Abraços:

Illex
Angela Fernandes15/12/2005 13:00
Oi Leandro !!!! 😂 😂 😂

Acho que tudo já foi dito pelos nossos amigos...... 😄 😄 😄

Mas como sempre gosto de dar meus "pitacos"......

Para mim BONSAI É CRIATIVIDADE e MUIIIITTTAAAAAA INSPIRAÇÃO.

Se é seu desejo fazer jin e/ou shari na pitangueira, se vai ficar bom PARA VOCÊ, então faça...... Afinal a planta é sua e sendo assim...... ela tem que ser feita ao seu modo.

Abraços

Angela - eterna aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Leandro Nascimento15/12/2005 14:30
Muito obrigado (de novo)
Valeu, gente!
Illex: Eu tb treino jin em alguns ficus. A madeira é + mole, cicatriza mais rapido. Vou fazer o jin na pitangueira, depois eu posto uma foto procês! Tchau! 😄
Illex15/12/2005 14:46
Re: Muito obrigado (de novo)
Olá Leandro,

Aguardaremos as fotos amigo. T+.

Abraços:

Illex