Diogo Afonso06/09/2011 19:14
Pedrisco, duvida...
Posso usar brita fina como pedrisco na mistura de substrato?
sei que o caco de telha e melhor mas caso nao tenha posso?
ou vai faser mal a minha planta.
obrigado.
Becker06/09/2011 19:45
🙂 Olá Diogo Afonso! usar brita fina no substrato nem pensar é prejudicial a sua planta o ideal seria caco de tijolo moido fino, outra opção é terra de cupinzeiro peneirada use a parte mais grossa, esse tipo de material retem mais umidade e não prejudica a raiz da planta...... 😉
Elio06/09/2011 20:13
Desculpe contradizê-lo Becker!
O uso do pedrisco de granito (pedra brita) granulometria "0" ou "1" é muito bom. Uso bastante nas misturas em vasos grandes de treinamento e, principalmente, para fazer uma base no fundo dos vasos.
O caco de telha é melhor do que o de tijolo. Se for de tijolo maciço, não usar pois se decompõe rapidamente.
abraço
Becker06/09/2011 22:11
😄 Bom meu ilustre amigo Elio eu particularmente não aconselho a usar pedrisco de pedra brita, mas enfim cada um com suas manias e experiência...... 😉
Abração meus Amigos..... 😉
SEKI - Elio Luis Secchi06/09/2011 22:54
Também não vejo problemas em usar pedra brita fina, na composição do substrato e a exemplo do meu xará, costumo usar como base de drenagem no fundo dos vasos. Mas como diz o amigo Becker, cada um vai encontrando o seu jeito. Vi ao vivo nas mãos do consagrado bonsaísta Rock Junior, um acer kaede plantado em 100% caco de tijolo. Ou seja...
abraço
Elio07/09/2011 01:02
Becker e Xará!
Se vc perguntar para 100 bonsaístas o que eles usam como substrato em suas composições.............100 serão diferentes!!!
Cada um deve achar a sua melhor composição!
abraço
nickyfury07/09/2011 09:09
bonsai
Concordo com o nobre amigo Elio: cada bonsaista tem que descobrir, por si mesmo, qual a melhor mistura de solo para usar no cultivo. Por outro lado, dúvidas sobre o uso de material esteril como pedras, sejam elas provenientes da trituração da brita, ou recolhida após peneirar areia, ou mesmo as que usam em aquarios, creio que todas são válidas e oportunas.
Lembrando que não se usa muito as pedras, pois só servem para permear o acesso de nutrientes e agua da rega diária, dentro do substrato, vez que são inertes e não retem umidade nem nada mais. Algumas espécies, como as azaleas, dispensam o uso desse composto na composição do substrato, exceto quando da formação inicial (novas mudas a partir de estacas).