esterco de gado
Diogo Afonso06/09/2011 22:38
esterco de gado
como curtir o esterco de gado?
obrigado
Felipe07/09/2011 23:31
Diogo,
Cuidado com o esterco de gado, pois por mais que seja curtido sempre tem sementes de ervas invasoras. Opte pelo esterco de frango, este trituram todo o alimento ingerido, logo livre destas sementes indesejáveis.
EZEQUIEL JUNIOR13/09/2011 16:29
Re: esterco de gado
Diogo Afonso escreveu:
como curtir o esterco de gado?
obrigado
Coloque em um local apropriado, molhe bem e espere fermentar... depois de uns 30 dias já dá pra usar... vai perceber que "curtiu" quando mudar a coloração, vai ficar mais escuro e com menos cheiro... as plantas que por acaso nascer vc arranca...
Regi Araújo09/11/2011 13:15
Outra verificação.
Vc pode tbm enfiar uma vatera, até o meio, no monte de estrume e verificar na ponta a temperatura, se estiver quente, ainda não está curtido, se estiver frio já está pronto.
Se tens medo das sementes de plantas invasoras, compre humus..
Reginaldo.
elcio brignol26/12/2011 08:45
em qual quantidade? como aplicar esse esterco? ele age melhor que o osmocote? ganhei um saco de esterco e não sei como proceder. desde ja obrigado
Regi Araújo27/12/2011 09:51
Olha Elcio!
Amigão, não sei bem te responder pois nunca usei o adubo osmotico, mais tenho certeza que o adubo pode deixar seu substrato muito mais rico, pois ele leva não só macro e micro nutrientes como tbm leva uma carga enorme de microrganismos que irão dar uma força para a planta na hora da absorção dos minerais.
Elenildo abreu17/05/2012 07:37
muito legal as dicas valeu.....
elcio brignol17/05/2012 07:40
o uso é em qual proporção?
Thássio fernandes17/05/2012 09:02
cara,depenede da planta,mas acho que um ou dois copinhos de café(é aquele pequenininho) resolve!
Elio21/05/2012 13:55
Èlcio, uma boa maneira de aproveitar o esterco de gado é fazer o seguinte:
Coloque em um tambor ou bacia grande e cubra com água.
De vez em quando dar uma mexida na "sopa".
Depois pegue somente o líquido, coado, dilua em água na proporção de 1 para 10 e regue as plantas, após a rega normal.
Complete o tambor com mais água e vá fazendo assim sucessivamente.
É melhor do que dar milho pra pombo!!
abraço
elcio brignol21/05/2012 14:08
me desculpe, mas como assim milho para pombo????? erva daninha????
obrigado Elio.
Elio21/05/2012 14:54
elcio brignol escreveu:
me desculpe, mas como assim milho para pombo????? erva daninha????
obrigado Elio.
Desculpe, Élcio, mas "dar milho pra pombo" é uma expressão que quer dizer que não tem coisa melhor para o pombo, assim como o chorume de esterco de gado, não tem coisa melhor para uma planta!!
Ditos da minha época........
abraço 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂
elcio brignol21/05/2012 15:04
agora entendido...
obrigado
Marco Costa21/05/2012 15:17
Elio, gostei da sua dica. Mas me diga: depois de quanto tempo essa "sopa" já esta boa para ser servida? (para as plantas, é claro..kkk)
Elio21/05/2012 20:12
Marco Costa escreveu:
Elio, gostei da sua dica. Mas me diga: depois de quanto tempo essa "sopa" já esta boa para ser servida? (para as plantas, é claro..kkk)
Marco, se o esterco já estiver curtido é colocar a água e em uma semana já dá para usar. É bom mexer diariamente.
abraço