Bruno Gomes07/09/2011 20:10
Ajuda com Azaleia
Nobres mestres,
Adquiri a Azaleia abaixo num horto daqui de Juiz de Fora, mas confesso que estou muito em dúvida de qual estilo seguir e quais os cuidados básicos devo ter. De fato desconheço se a Azaleia possui particularidades.
Gostaria de opinião de quem trabalha com Azaleia pois não quero errar por bobeira e correr o risco de perder a planta.

Felipe07/09/2011 22:40
Bruno,
A primeira a coisa a ser feita é retirar desta terra compactada. Aproveite a época e faça um transplante, neste momento vc já conseguirá visualizar o nebari. Azaléias gostam de substratos bem leves e ácidos. Faça uma poda para diminuir o tamanho dos galhos. Retire os galhos ladrões, deixando somente o tronco principal.
...por enquanto as intervenções são estas....
Bruno Gomes22/02/2012 10:02
Prezado Felipe e amigos,
Preciso de mais uma ajuda com a mesma Azaléia. Após dois dias sem água (final de semana do reveillon), minha Azaleia começou apresentar secura nas folhas, apenas de estar com nova brotação.
O que pode ser? Mantive a pleno sol retornando com as regas normais de verão, mas ainda não melhorou.
Abaixo as fotos:

Ricardo Paiva23/02/2012 00:23
Bruno, 2 dias sem água? Aposto em desidratação.
Com os calorões que andam fazendo + vento a planta sofre mesmo, imagina então sem água.
Azaleias adoram muita água.
Bruno Gomes23/02/2012 12:00
Pois é Ricardo, bem na cara né ?
Hidratei a planta e aguardo a recuperação.
Só fiquei com dúvida se preciso retirá-la do sol.
Ricardo Paiva23/02/2012 14:13
Se você manter as regas regulares pode deixar a pleno sol, se não, eu a colocaria a meia sombra.
Sergio Batalini23/02/2012 14:56
Bruno Gomes23/02/2012 19:53
Ricardo, não pretendo alterar as regas diárias, assim, por ora deixarei em sol pleno como já estava.
Bonsergio, obrigado pela dica de leitura, belíssimo artigo.
Obrigado,
Bruno Gomes11/11/2012 21:36
Ricardo,
Novamente algumas folhas da minha Azaleia voltaram a "queimar", contudo, desta vez não houve descuido com a falta de rega. Na verdade, nos últimos dois dias tem chovido muito aqui em Juiz de Fora.
Será que desta vez é o excesso de água?
O que me recomenda? Tirar um pouco da chuva?

Ricardo Paiva12/11/2012 09:26
Bruno, pelas fotos estas folhas em sua mão são apenas folhas velhas que acabam amarelando e caindo.
Sobre as queimadas, apenas elimine elas. Pela aprência das demias folhas que aparecem nas fotos, não acredito que sua planta esteja com problemas.
mas continue observando.
Bruno Gomes12/11/2012 13:35
Blz Ricardo, realmente percebo que as mais velhas vão caindo aos poucos.
De qualquer forma obrigado. continuarei observando.
Abs
Elio12/11/2012 20:50
Bruno, concordo com o amigo Ricardo. É normal essas folhas totalmente amarelo/vermelho, contudo, vejo na primeira foto, ao lado da folha que tem uma pequena parte queimada uma minúscula mosca. Me parece ser a mosca branca. Dê uma boa olhada por baixo das folhas, pois azaléia é suscetível ao ataque dessa praga.Recomendo passar inseticida.
Abraço
dalbianco23/11/2012 14:29
Bruno, qual mistura de composto vc utilizou no transplante? Que cortes efetuou?
Bruno Gomes23/11/2012 22:23
Prezado dalbianco, ano passado fiz umas podas radicais conforme postagem do meu blog abaixo:
http://www.bonsaijuizdefora.blogspot.com.br/2011/09/projeto-n-12-azaleia.html
Não considero transplante pois mantive toda a terra que estava no saco em que comprei e também não mexi nas raízes. Tive muito cuidado pois estudei que a Azaleia é um pouco complicada.
Transplante mesmo eu fiz este ano conforme o post:
http://www.bonsaijuizdefora.blogspot.com.br/2012/09/transplantes-da-primavera-parte-ii.html
E nesse transplante o substrato que utilizei foi um composto de 40% de Areia, 25% de Caqueira e 35% de Terra preparada. Ela respondeu muito bem já brotou bastante e floresceu.