Poda em Resedá (ajuda atualizado 06/02/2012)
Otoniel Santos08/09/2011 20:56
Poda em Resedá (ajuda atualizado 06/02/2012)
Caros amigos comprei essa muda hoje e como estava muito caneluda tive que itervir logo no viveiro cortando para que pudesse traze-la no carro mas achoque deva baixar um pouco mais. o que vcs acham???
Uploaded with
ImageShack.usNikkei 10009/09/2011 09:06
Eu abaixaria uns 3 dedos acima da curvatura. Se utilizar este tronco como está vai ficar sem conicidade.
Elio09/09/2011 12:50
Eu também cortaria uns 3 dedos acima da curva. Cortaria em diagonal, deixando a parte alta do corte à esquerda.
abraço
Renan Leite Gaigher09/09/2011 13:02
Qual diferença entre o corte reto e o corta na diagonal? E quando saber qual dos dois usar?
Helio Mayer09/09/2011 13:29
Eu sempre corto na diagonal, pra evitar acúmulo de água
Nikkei 10009/09/2011 14:06
Quase nunca corto na transvesal. Em geral, com o corte diagonal pode-se aproveitar a brotação, já que a maioria das plantas tendem a lançar novos brotos no local do corte.
Nikkei 10009/09/2011 14:15
Veja um exemplo de como utilizar o corte diagonal ao nosso favor:
As brotações (não é regra) tendem a aparecer na borda do corte. Neste caso estamos aproveitando duas brotações, uma para o ápice (parte mais alta da diagonal e outra como futuro galho (parte mais baixa)

Otoniel Santos09/09/2011 19:32
Nikkei 100 escreveu:
Eu abaixaria uns 3 dedos acima da curvatura. Se utilizar este tronco como está vai ficar sem conicidade.
Galera eu cortei mais um pouco mas tenho dúvidas de qual seria a melhor frente acho que seria essa 1ª foto. o que acham??
Uploaded with
ImageShack.us
Uploaded with
ImageShack.usNikkei 10010/09/2011 18:05
A principio nãop faz muita diferença, agora é aguardar as brotações.
Otoniel Santos19/09/2011 20:21
postei 2 x a mesma coisa.
edson060519/09/2011 20:49
Otoniel,
a primeira foto me parece melhor como frente pois a cicatriz fica escondida...
Edson.
Otoniel Santos25/09/2011 06:55
Otoniel Santos escreveu:
Galera eu me esqueci de de dizer que quando comprei a muda eu cortei e fiz várias estacas da haste e adivinha?? estão todas em uma brotação muuuito forte!!! maravilhoso. Será que vai dar certo?? é que serão muitas mudas. (estão numa estufa improvisada) ontem tirei o film para analisar como estão os brotos mas achei melhor recolocá-lo.
Uploaded with ImageShack.us

Uploaded with ImageShack.us
Olha só as estacas brotando. Quanto tempo será que precisam para criar raizes??/ alguem por favor me oriente...replantio, tempo na estufa,substrato, etc.
Otoniel Santos08/10/2011 22:02
Galera, boa noite, estou feliz da vida está brotando muuuito ja retirei alguns brotos mas gostaria de ouvir sugestões!!!!
Uploaded with
ImageShack.usGreen_bsb08/10/2011 22:17
Não seria melhor plantá-la em um vaso mais largo e mais raso? Acho que por ser tão fundo e não muito largo, as brotações estão crescendo muito para cima aos invés de crescerem para os lados.
Abraços.
nickyfury09/10/2011 07:33
bonsai
Green, brotações geralmente crescem para cima, nunca para os lados. Apenas quando o galho matura, isto é, fica mais "velho", e pesado, é que horizontaliza seu posicionamento. Durante essa primeira fase, como na planta do Otoniel, tanto faz o recipiente de cultivo, que os galhos irão continuar brotando verticalmente.
Daqui a algum tempo, quando a cor das brotações começarem a mudar de verde para levemente marrom, será então o momento certo de "educar", via aramação e poda de manutenção, os galhos para uma posição mais horizontal, preparando-os para se adequarem ao estilo pretendido pelo cultivador.
Por outro lado, como a planta tem um tamanho reduzido, no próximo ano, durante a primavera, o Otoniel deverá replantar usando um recipiente de cultivo de bordas mais baixas, para condicionar o sistema radicular da planta, adequando-o ao cultivo em vaso, num futuro próximo, após a formação finalizar.
Green_bsb09/10/2011 08:10
Nickyfury - Ainda bem que perguntei, ao invés de afirmar...achava que fosse realmente importante já plantar em um vaso de bordas mais largas. Mas como sempre aprendendo muito com vocês. Muito obrigado pelos esclarecimentos.
Otoniel - Desculpe pela intromissão equivocada do seu tópico, de qualquer forma desejo muita sorte para este exemplar, que diga-se de passagem acho uma das espécies mais belas.
Continuarei acompanhando.
Abraços.
Otoniel Santos09/10/2011 20:36
Re: bonsai
Valeu Nick e Gree.
Eu optei por fazer boa parte do processo de iniciação da parte aérea da pkanta por se fazer mais rápida e seguro, só depois replanta-la como sugeriu o Nick.
Otoniel Santos22/10/2011 09:05
Re: bonsai
Caros amigos volto agora com novas fotos e dúvidas as brotações estão intensas e vigorosas.
Seria o caso de uma intervenção na altura?
Leve aramação nos galhos?
Qual a melhor frente?
Foto 1
Uploaded with
ImageShack.us
foto 2
Uploaded with
ImageShack.us
foto 3
Uploaded with
ImageShack.us
foto 4
Uploaded with
ImageShack.us
Pois aí estão com todo o seu vigor em apenas 40dias 😎 😂
Otoniel Santos05/02/2012 11:09
Otoniel Santos06/02/2012 20:09
Não sei se devo fazer só a poda das raizes com tranplante para novo vaso ou aproveito e podo a parte aérea tbem.
Sergio Batalini09/02/2012 17:13
Se minha:
Primeiro temos que analizar a planta:
Esta saudavel? Sim
Recuperada do yamadori? Sim
É nescessario fazer o transplante? Sim
Temos o material nescessario ? Sim
Intão vamos fazer, mas antes faremos os ajustes para o proximo semestre ou ano. Sempre que for preciso cortar galhos ou aramar devemos faze-lo antes de transplantar .
Vc tem 3 galhos muito fortes em cima e 3 mais fracos embaxo , se quizer manter os baixos deverá podar apenas os do alto, bem curtos e manter curtos até que os baixos sem podas ganhem calibre .
Pode os altos e mantenha os baixos , o fluxo da seiva irá para os baixos que engrossarão. Isso irá favorecer a condução no estilo moiogi { ereto informal}.
Se optar pelo estilo hokidachi { vassoura invertida} poderá eliminar os galhos baixos e manter apenas os 3 altos . Estes 3 galhos serão reduzidos a 2 ou 3 cm e assim as ramificações secundarias terão inicio .
Depois de decidido o que fazer , faça . Só então tire a planta do vaso plastico e reduza o torrão para fazer o falso transplante para a bacia nova , aproveitando para usar um substrato drenante e nutritivo .
Não tenha receio de cortar ou trasplantar , os resedás são resistentes e emitem novas brotações muito rapido , se acaso errar em pouco tempo terá nova chance de tentar.
:
Otoniel Santos09/02/2012 20:08
obrigado pelas dicas meu brother!!
Anderson Neuhaus09/02/2012 22:36
muito bom que linda estrutura!!! parabéns........
nickyfury12/02/2012 20:43
bonsai
Otoniel, meu chapa, no pese as excelentes colocações do nobre colega Bonsergio, eu aconselho noutro sentido. Creio que é forçoso admitir a necessidade que sua planta tem de um reenvase, mas é preciso garantir que isso seja feito na época adequada, que infelizmente não é essa, lamento dizer. O ideal é na primavera, então melhor aguardar. Não é preciso fazer um pseudo reenvase, apenas para garantir o que a planta já tem.
Em relação aos galhos, é bem como salientou o Bonsergio, então siga as dicas dele que vc só irá se dar bem. O resedá lignifica rápido, mas é preciso ficar atento na cor dessa transformação, quando ela começa a passar do verde escuro para o marrom mais forte, então é esse o momento ideal para a aramação surtir o efeito desejado. Fique atento para evitar que o arame marque em demasia, retirando-o. Essa retirada, aliás, nem sempre é possível de ser feita desenrolando o arame, sob risco de quebra do galho. Melhor usar uma ferramenta de corte e cortar o arame em pedaços pequenos, para garantir melhor resultado sem dano.
No processo de desfolha, é preciso observar que o ideal é desfolhar o galho (ou a planta toda) completamente, sempre cortando as folhas no pecíolo (talinho) usando essa tesoura de pontas finas. Na sequencia, eu costumo cortar todos os galhos, reduzindo a um par ou dois de folhas em cada um, pois isso estimula as novas brotações bi ou tri partidas, que irão dar origem a dois novos galhinhos, melhorando a ramificação da estrutura aerea.
Deixar um par de folhas nas pontas, com vc fez, não tem utilidade pratica nenhuma, lamento dizer. Além disso, deixar os galhos alongarem-se em demasia, com esse crescimento, não proporciona material necesário para formar ramificações laterais, que só ocorrerão conforme indico acima, com a poda de redução a um par ou dois de folhas.
Portanto, a melhor solução é sempre reduzir o comprimento dos galhos, visando aumentar a densificação (mais massa de folhagem próxima do tronco), trabalhando na poda de redução com vistas a permitir maior ramificação nos galhos. A aramação pode ser proposto então após a saída dessas novas ramificações, tão logo sua cor mude, como indiquei acima.
No caso do estilo, seguindo a orientação atual do tronco, o moyogi é a melhor opção. Quanto ao solo, promova uma redução no volume radicular próximo da borda, usando uma faca ou um serrote de jardinagem para cortar fora, lateralmente até uns dois dedos (meça junto da borda e a partir dela em direção à base) e até alcançar o fundo do recipiente de cultivo. Nesse espaço, insira uma mistura de caco ceramico, carvão e pedrisco (ou areia grossa de construjção sem peneirar).
Veja bem que esse tipo de trabalho não constitiu pseudo reenvase, nem tem essa finalidade, mas apenas garantir um espaço de desenvolvimento e melhoria do sistema radicular lateral, além de facilitar a oxigenação no sistema radicular atual, bem como melhor drenagem de agua da rega. Após quinze dias dessa intervenção, reinicie adubação regular, para fortalecer a planta e prepará-la para o reenvase necessário (total, com redução da massa radicular, tanto na altura quanto na largura).
Guilherme Luz12/02/2012 21:11
Otoniel, vc tem em mãos um belo material, admiro muito essa espécie apesar de não tem nenhum exemplar ainda, (fiz algumas estacas mas não sei no que vai dar.)
Vi que vc também fez algumas estacas e gostaria de saber como anda o desenvolvimento delas, que tipo de substrato utilizou e qual foi a calibre aproximado delas...
Gostaria de saber pois tenho interesse de fazer algumas estaquias mais calibrosas.
Nickyfury, obrigado por mais uma "aula" sempre aprendo muito com suas dicas... E posteriormente gostaria de saber em detalhes esse procedimento com o substrato.
Antecipadamente agradeço e parabenizo pelo trabalho.
Acompanhanso...