Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus em desenvolvimento

dori16/12/2005 02:36
Ficus em desenvolvimento
Este Ficus foi plantado amarrado a uma pedra há 5 anos, quando tirei da terra resolvi eliminar a pedra e criar um Neagari, sugestões?
charlesfmachado16/12/2005 07:56
muito belo
Olá amigo, eu como sou fã de Neagari só tenho a dizer que ficou muito belo o seu trabalho.

Parabéns
Felipe16/12/2005 08:21
Caro Amigo,

gostei muito deste seu Ficus....mas posso dar minha opinião !!!
não gosto muito destas raízes se cruzando, vc pode tentar mudar sua direção ou elimina-las....
outra coisa...tome muito cuidado com as aramações, pois o Ficus como vc já deve saber, tem um crescimento muito rápido...então fique atento para não marcar mais sua planta....Faça aramação no Ficus e de 2 em 2 meses retire o arame e coloque de novo, mais nunca no mesmo lugar....

Dori, muita linda sua planta, você está de parabens !!!!

um abraço.
charlesfmachado16/12/2005 08:32
raizes
Olá novamente,

sinceramente acho bem comum raizes sobrepostas em ficus... ja vi isso em lindos bonsai por aí... olhem a abaixo:

Vai do gosto do amigo Dori.

abraços
Felipe16/12/2005 11:23
que vai do gosto do nosso amigo Dori eu sei !!! mas apenas dei minha opinião, esse não é o intuito do fórum ????
charlesfmachado16/12/2005 11:34
Com certeza amigo felipe, esse é o intuito do forum... como coloquei minha opniao também... assim o Dori poderá avaliar o melhor caminho...
Ele pediu sugestões e nós dois colocamos nossos pontos de vista.

abraço
Alexandre S. Coelho18/12/2005 11:48
Oi Dori

Também gostei muito de seu ficus ❗
Na minha opinião está faltando um ou dois galhos na parte de trás (entre o primeiro e segundo galhos), para dar profundidade ao bonsai... isso vocë pode conseguir com futuras brotações (pela desfolia) ou enxerto 💡

abraços
dori18/12/2005 15:16
Esse é o problema que também vejo nele, deixeir crescer pra desenvolver as raizes e quando fui trabalhar nele tinha crescido como uma vara e só tinha galhos de um lado então tive que aramar e podar pra mudar o ápice e tal. já penseiem fazer enxerto mas não tenho muita prática nisso.

obrigado pelas opiniões
Romulo Dias19/12/2005 14:36
Dori,

Estava com um Ficus com o mesmo problema, só resolvi quando colcoquei num receipiente grande e com uma adubação muito boa, aí começou a surgir ramos em todos os lugares.

Atc,
Angela Fernandes21/12/2005 19:45
Oi Dori !!!! 😂 😂 😂

Embora sabendo que todos já opinaram e corretamente, não posso deixar de dizer alguma coisa.

O Ficus, qualquer um deles, cresce rapidamente e normalmente a marca do arame fica. Para diminuir esta marca, coloque pasta cicatrizante que logo, logo, a marca sumirá.

Gosto muito deste Neagari......... acho-o FORTE. Se fosse minha a planta, eu tentaria esculpir uma pedra e a colocaria sob algumas raízes.

Desculpe a opinião acima, mas se deixar a planta como ela está, eu diria.... SIMPLESMENTE DIVINA.... o galho de fundo aparecerá, tenha certeza.

Abraços

Angela - eterna aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Elio21/12/2005 23:22
Olá Dori !

Bonita planta. Como o Alexandre disse, faltam galhos de fundo. Eu consegui, numa situação parecida, muita ramificação nova, apenas fazendo uma desfolha total. Além disso vai diminuir o tamanho das folhas.
Abraço
Seisdedos21/01/2006 17:53
Ficus
Olá Dori,

Realmente o neagari chama muito a atenção, e é um deleite para o público leigo.
Eu fiz o meu primero curso de bonsai, e já fiz uma alporquia num ficus benjamina, perto da minha casa, vai ser minha primeira investida artística, pensei num moyogi, olhando o seu estou pensando nas raízes expostas também, escolhi um galho legal com muitos galhos. Essa foto do Charles também é bárbara.
Ainda está cedo para opinar, mas com sua foto e a dos outros companheiros, já está entrando bastante luz na minha mente.
Espero consiga mais galhos, tenho certeza vai ficar show.

Abraços à todos

Seisdedos
leandro Spagiari22/01/2006 04:01
Caro Dori,

Concordo com as opiniões sobre os galhos traseiros e quanto a desfolia, a sua planta é linda, parabéns