Diogo Afonso10/09/2011 09:40
Acerola sugestões por favor.
Rafaelsantos13/09/2011 22:33
Re: Acerola sugestões por favor.
ola Diogo!! rapa ta bonita,Realmente gostei
mais pegue como ideia não sei se era isso que vc
estava querendo ouvir,afinal é notório que vc sabe disto
Mas se ela fosse minha eu plantaria no chão para desenvolver mais,
tendo em vista que a acerola cresce rapidinho,quanto a aramar vc pode arama-la no chão mesmo,se vc não tiver lugar para plantar ponha no escorredor e eventualmente mamadeira e vai estilizando.... espero ter te ajudado de alguma forma espera ae a galera mais experiente te orientar quanto á estilização abçs
Rafael Pontes15/09/2011 21:53
ta ficando legal mesmo ela!
Faz isso mesmo, põe no escorredor se nao tiver lugar pra plantar no chão!
E vai seguindo esse estilo hokidashi que vai ficar bom!
Cuidado com a aramação pq acerola cresce rápido d+ e o arame marca fundo!
nickyfury16/09/2011 08:10
bonsai
Nem todo bonsai precisa ter tronco grosso para ser um bonsai. Sua planta está muito bem encaminhada, restando tão só regularizar a estrutura aerea, condicionando-a via aramação. Aproveite que ainda estamos no inverno, faça uma desfolha completa e arame os galhos, conduzindo-os para um posicionamento levemente horizontal, com as extremidades um pouquinho voltadas para cima. Dessa maneira, conseguirá uma estabilidade visual mais adequada para a planta, melhorando em muito a qualidade técnica dela.
Não é preciso fazer isso em todos os galhos. O galho apical deve ser preservado na posição atual, embora apenas um seja necessário. Isso significa que na forquilha superior, selecione e arame o galho mais comprido, cuidando de manter o menor como o apical final. Os demais, porém, devem ser aramados e conduzidos até a posição que sugeri.
Assim, a area total da densificação será maior e mais compativel com o formato da planta, harmonizando todo o conjunto. A partir da aramação, aliás, virão novas e vigorosas brotações que irão preencher os espaços vazios, reduzindo as areas negativas e aumentando as areas de folhagem, compactando-a. Lembrando que, ao reposicionar os galhos, deverá cortar fora todas as brotações que crescem na parte superior e na parte inferior do galho, cuidando de preservar as laterais apenas.
Fazer bonsai é fácil. Dificil é fazer bonsai com qualidade técnica superior. O seu está a um passo de chegar a esse nível, e minha sugestão é justamente nesse sentido. 😉
Anderson Neuhaus03/10/2011 22:21
camarada na minha humilde opinião, acho que vc deveria baixar um pouco os galhos laterais. dando mais harmonia a sua planta. espero ter ajudado.