Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pitanga - Mudinha acabei de pegar oque vcs achao ??

123
Guilherme Luz05/10/2011 16:42
Hhaushuashuash, vc tah querendo conhecer a planta atraves da mãe.
Mas vai que ela era adotada.
kkkk
Tira as fotos mesmo que ai a gente vai ver que planta é essa. Agora eu to curioso pra saber
kkkk
rifle2205/10/2011 18:46
pow agora fiquei bolado... minha mae chego aq do nada e falo q parece fruta do conte ou otra q nao lembro o nome...
mas ela falo q nao deve ser pitanga tb =(
.
.
Mas tenho certeza que eu vi que era pitanga !
rifle2205/10/2011 19:30
Ta ai as fotos !
.

.

.

.

.
de as opiniões ai desta planta filha de um leitero que ninguem sabe oq é huahuahuaHUuhaUHa 😂
Guilherme Luz05/10/2011 19:46
É mano, parece não ser ibisco mesmo, mas pitanga tambem não é!
kkkk
Vamos ver se alguem ai reconhece essa espécie.

Boa sorte, ta brotando legal.
rifle2206/10/2011 00:16
pow... eu quando retirei, tinha outros galhos com folhas que certamente era pitanga... sera q fiquei louco ?
MarcoBonsaiPoa06/10/2011 00:24
Rifle, pega uma folha, amassa e cheire. Me parece ser pitanga, brotando com deficiência de nutrientes.Tens torta de mamona e farinha de osso?Se tiver, pegue uma medida de chá e espalhe em torno do tronco uns 5cm de distância, uma vez por semana, pra começar a condicionar este solo pobre...
rifle2206/10/2011 00:27
MarcoBonsaiPoa
.
Creio que seja isto mesmo... só tenho a farinha... vou procurar este outro nutriente !!
.
Sera pq esta apenas na areia ??? passa-lo para terra esta fora de pensamento ainda né ??
MarcoBonsaiPoa06/10/2011 00:50
Totalmente fora, talvez ela não aguentaria mais uma intervenção. Deixe como está. Não mexa em raíz, pelo menos até o final do inverno que vem(2012). O que te disse, vai ajudar a condicionar o solo, proporcionando o que a planta precisa pra desenvolver com vigor. Conforme for, se estiver demonstrando bastante vigor, vç pode remover a areia pela volta do vaso, com cuidado, e trocar por uma mistura mais ácida, porém "drenante" (sempre!)abç
rifle2206/10/2011 03:19
concelhos anotados... vou fazer isto !
rifle2206/10/2011 15:58
Gente acho que é pitanga sim... mas as folhas que estao nascendo, estao muchas e enrrolando, acho que realmente é por falta de nutrientes !!
rifle2223/10/2011 17:10
Queria saber se ja posso coloca-la em um vazo com terra ou se ainda tenho que mantela na areia grossa, ela ja pegou bem mas creio que nao esta muito bem devido a falta de nutriente pois esta apenas na areia !
.
Segue abaixo as fotos delas ataualmente !
.

.

.

.

.

.
Aguardo opnioes !
Guilherme Luz23/10/2011 17:53
É meu amigo, resta saber que raio de arvore é essa.
KKKK
Mas tah indo bem parabéns.
Acompanhando...
rifle2223/10/2011 19:18
uaHuahuaHuahaUhauha
Anderson Neuhaus24/10/2011 11:08
Acompanhando!
edson060524/10/2011 18:23
Bem amigos,
até posso estar viajando mas as brotações nesta foto lembram as folhas de certas variedades de Primavera...

Edson.
rifle2224/10/2011 21:21
Sera ?? Quando sera que eu vou ter a confirmaçao ?? kkkkkkkkkkkkkkkk
edson060525/10/2011 09:27
rifle22,
como disse o MarcoBonsaiPoa, pega uma folha e amassa; a Pitangueira tem um delicioso odor. Já a Primavera só tem cheiro de "mato"...

Edson.
Tiago Alves P Feitoza25/10/2011 11:01
Posso estar enganado mas pela cor do tronco, formação e brotação das folhas, acredito que seja uma "Chuva de Ouro" do Genero Cassia fistula, uma linda arvoreta de ornamentação, com flores amarelas em declínio, aqui no paraná também é conhecida como Acacia Amarela. Mas enfim se for terá um belo exemplar se não for, tera um trabalho a mais para descubrir mas também um lindo exemplar... Bom trabalho ai.. e parabéns pela evolução..
rifle2225/10/2011 16:41
Vo te falar que esta plantinha esta rendendo bastante !!
.
Esta criando mas espequitativa que eu pensava !!
.
Quando sera que posso passa-la pra um vaso ?? creio que o fato de estar so na areia possa esta prejuticando seu desenvolvimento !
MarcoBonsaiPoa26/10/2011 10:03
Estas novas fotos me geram dúvidas, quanto a espécie ser uma pitangueira.
Mas quanto a troca de vaso, acho melhor ir adubando até conseguir um bom vigor da planta, antes da mudança...
rifle2229/10/2011 19:27
gente to até triste... uma moça aqui da regiao falou que esta planta eles chaman de vassoura.... e eles consideram um mato, nao sei se é verdade mas desanima !
Thiago Batista30/10/2011 11:02
Relaxa, cara!

O que é lixo para uns é ouro para outros. Muita coisa que era considerada "mato" antigamente, hoje rende belíssimos trabalhos.

Segue uma descrição da planta (fonte: http://www.plantasonya.com.br/plantas-carnivoras-e-daninhas/vassoura-sida-sp.html):

Nome Científico: Sida sp
Nome Popular: Vassoura, relógio, guaxima, guanxuma, guanxuma-branca, malva-preta, malva-brava, chá-da-índia, vassoura-de-relógio, vassourinha, malva, vassoura-do-campo
Família: Malvaceae
Origem: Américas
Ciclo de Vida: Perene

A vassoura é uma planta herbácea, de reconhecido valor medicinal, originária das Américas. Apresenta folhas simples em forma de losango, ou oval-lanceoladas, com bordos serrilhados. Seus ramos vão lignificando com o tempo, motivo pelo qual também é considerada um sub-arbusto. As flores são amarelas, com cinco pétalas, com o centro avermelhado às vezes.

Há muitas espécies de Sida, todas consideradas daninhas, principalmente em pastagens, pois o fato de não serem palatáveis ao gado favorece sua permanência e multiplicação nos campos. Algumas espécies são utilizadas na fitoterapia popular ou substituirem a juta na produção de cordas e sacos de aniagem, devido à resistência de suas fibras. É bastante popular sua utilização para a confecção de vassouras artesanais, o que lhe valeu um dos nomes populares.

Na década de 30, na Índia foi estimulada a produção de Sida rhombifolia para a obtenção de fibras, e atualmente é grande a sua importância medicinal neste país, onde recebe o nome popular de “bala”. A espécie Sida carpinifolia é tóxica quando ingerida, sendo responsável por intoxicações naturais em animais, provocando alterações neurológicas.

A vassoura é muito rústica e se desenvolve sob sol pleno ou meia-sombra, adaptando-se a solos pobres ou férteis. É uma planta originária de trópicos e subtrópicas e portanto não é tolerante ao frio excessivo. Multiplica-se por sementes.

Otoniel Santos30/10/2011 11:36
B dia meu caro amgo Rifle, estou com os colegas quanto a não saber qual espécie pois por fotos se mostra díficil. Mas fácil é quanto ao que não é: (Pitanga) 😂
rifle2231/10/2011 04:18
Obrigado gente vamos esperar os resultados né... vamos ver se futuramente tenho algo bonito a se criar !
rifle2204/11/2011 16:37
Entao gente voces achao que da pra fazer um BONSAi dela ??
.
Estou confiando ela a voces, oque vcs falarem eu farei !!
123