Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Minhas primeiras experiências: Shimpaku e Cedro Nana

Wesley Moraes12/09/2011 09:39
Minhas primeiras experiências: Shimpaku e Cedro Nana
Bom dia a todos,

Abaixo seguem imagens de minhas primeiras aquisições no mundo do Bonsai. Trata-se de um Shimpaku de 10 anos e um Cedro Nana de 1 ano. Eu tive que descobrir sozinho que tipo de árvores eram, já que onde comprei não me passaram muita informação, devido a isso eu realizei uma poda de maneira inadequada no Shimpaku (com tesoura). Elas estão tomando sol adequadamente todos os dias, bem como água, mas gostaria de saber o que posso fazer agora. Após as imagens, seguem algumas perguntas.

1 - Que desenho posso dar ao Shimpaku? É possível aramar ainda? (Os galhos já estão bem robustos)

2 - Estou querendo colocar o Shimpaku em um vaso de porcelana, e penso em apenas transferir toda a massa de terra com a planta para o novo vaso, posso? ou devo limpar tudo e refazer a terra?

3 - Adubação ou fertilização, como proceder com as duas plantas? (Elas estão com aspectos relativamente saldáveis, ao meu ver)

4 - O que posso fazer com o Cedro Nana? (ou preciso esperar mais algum tempo?)

Muito grato desde já aos que puderem me ajudar,

Abraços,
nickyfury13/09/2011 20:01
bonsai
O junipero shimpaku (junipero chines) é um dos melhores e mais fáceis de cuidar. Trata-se de uma conífera, pertencente a uma grande familia em que há inumeras variedades, sendo esta a que mais aceitou o tipo de clima do nosso país. A melhor época para pinçar, ou seja, retirar as acículas (que é o nome dado ao tipo de folhagem das coníferas, por se assemelharem a agulhas) é no inverno.

Aramação, por outro lado, pode ser feita na primavera (que começará dia 23/09), bem como reenvase. No caso dessa sua planta, minha sugestão é aguardar pelo menos um ano, mantendo o cultivo atual, para garantir uma boa aclimatação da espécie a tua cidade. Dessa forma, daqui a um ano, se ela continuar vigorosa e saudável, então voce poderá estar implementando qualquer intervenção que julgar necessária, como aramação dos galhos, tronco, shari, jin, podas, reenvase, etc.

Até lá, porém, sugiro a retirada das pedrinhas brancas que cobrem a superficie do solo, bem como o replantio em um recipiente maior, fazendo um pseudo replantio: sem mexer no torrão principal, retire apenas parte da terra que está a uns dois dedos próxima da borda desse vaso, preenchendo o espaço em outro recipiente com terra granulada e caco ceramico.

Essas pedrinhas atrapalham a visualização do solo, que deverá ser observado atentamente, evitando regar em excesso, ou evitando deixar secar em demasia. É preciso sempre um meio termo. Daqui a uns dois meses após o pseudo replante inicie um aporte leve de adubação, usando matéria organica (torta de mamona+farinha de osso, por exemplo), cuidando de cultivar a pleno sol a maior parte do dia, evitando apenas se o calor e sol ficarem muito fortes. Não cultive em local sombreado, nem dentro de casa.

Um recipiente de cultivo maior que o atual pode ser uma bacia plastica, com uma altura maxima de 10cm, bem perfurada no fundo e na lateral, para drenar bem. No fundo, uma camada de caco ceramico e casca de pinheiro apenas. Com um bom espaço de cultivo, sua planta irá se desenvolver melhor. É preciso observar, porém, que a espécie é de crescimento ultra lento, e não há nada que possamos fazer para acelerar isso. Portanto, paciência é a chave mestra do cultivo.

Pinçar as acículas significa usar as pontas dos dedos para retirar o excesso. Pressionando com as pontas dos dedos polegar e indicador, torça, rode para um dos lados, puxando para cima. Pronto! a acícula se solta dessa maneira. Para saber como fazer corretamente, segure um galhinho qualquer, abrindo em forma de leque na horizontal. Retire tudo que cresce na parte superior e na parte inferior do leque, bem como o excesso dentro do leque. Ao retirar as acículas dessa forma, vc facilita o acesso de luz e calor solar ao interior de todos os galhos, pequenos, médios e grandes, favorecendo a incidência de novas e vigorosas brotações.

Como ainda estamos no inverno, vc pode fazer isso agora, sem nenhum problema. O pseudo transplante só deverá ser realizado depois do final do mes de setembro, então sua planta terá se recuperado bem da pinçagem das acículas. Veja duas imagens que ilustram bem o trabalho de pinçagem. Na primeira, a planta está repleta de acículas, encorpada, bem densa. Na segunda, após a retirada, como deverá ficar a sua planta após voce pinçar todos os galhinhos e galhões:

Não use tesouras para realizar esse trabalho. Use-as apenas para cortar fora os galhinhos secos existentes no interior, que já não irão brotar e que só servem para atrasar o desenvolvimento da planta.

Em relação a sua outra planta, porém, me abstenho de prestar informações. É uma espécie extremamente complexa, de cultivo dificultoso. Seca galhos, não aceita muitas intervenções nem alterações no solo, portanto evite regar em excesso ou deixar secar em demasia o solo, cuidando de mante-lo levemente umido. Melhor cultivar em meia sombra, evitando o sol forte. Adubação organica como o shimpaku.