Thiago M12/09/2011 21:56
AJUDA COM YAMADORE DE BOUGAINVILLE
olá pessoal,estou com yamadori de um Bougainville,e gostaria da ajuda dos senhores:
ela cresceu bastante, mais muito na vertical.

detalhe do tronco

comparando com um vidro de detergente

é isso ai galera,me ajudem com o estilo a seguir,algumas projeções....
desde já agradeço a todos!
nickyfury13/09/2011 18:29
bonsai
Creio que o nobre colega está se precipitando um pouco. Não há nada a estilizar nem realizar agora, lamento dizer. É preciso ter um pouco de paciência e aguardar que a natureza realize primeiro a parte dela, antes de vc efetuar intervenções, seja de que tipo forem. 😲
Essas brotações longas, encompridadas, podem e devem ser reduzidas, mas não aramadas, vez que ainda não adquiriram a tonalidade levemente marrom que possibilita o uso de arame sem risco de perda. Sugiro que o nobre colega corte todos os galhos, deixando-os com no máximo um palmo. Em seguida, retire todas as folhas, deixando apenas as que estiverem na ponta (um par de folhas na ponta e só). Assim, estimula novas brotações dentro dos galhos bem como em outras areas do tronco.
Por ultimo e igualmente importante: leve a planta para ser cultivada em local onde receba luz e calor solar o dia inteiro, com rega apenas ao final da tarde, se não chover antes. Adubação organica leve, para favorecer novas brotações, e revigorar sua planta. Daqui a um ano ou dois ela estará apta a receber sugestões quanto a uma possivel estilização. Antes disso, porém, apenas cultive a velha e boa paciência, para aprender a lidar com ela.
Thiago M13/09/2011 21:46
então vc me aconselharia a poda-lo ,mais já posso fazer isso?e em relação aos galhos,postei mais esta planta por causa da posição dos galhos(muito ereto)se eles engrossarem nesta posição não ficara difícil de traciona-los depois,o pior é q os galhos estão bem facos na junção do tronco com os galhos,de tal modo,que tinhas mais 3 galhos e foram arrancados pelo vento(ventos leves) se eu tentar traciona-los,com certeza se quebraram.
Felipe14/09/2011 13:47
Thiago, se tentar tracionar, eles vão quebrar. Vc deixou eles crescerem muito e engrossar tb...qdo finos até dá de tracionar (um pouquinho).
Thiago M14/09/2011 19:46
felipe escreveu:
Thiago, se tentar tracionar, eles vão quebrar. Vc deixou eles crescerem muito e engrossar tb...qdo finos até dá de tracionar (um pouquinho).
na verdade minha esperança é tracionar um pouquinho quando eles estiverem mais grosso,pois quando novo ,é como eu disse,como o tronco é velho de casca bem grossa,os galhos q nasceram não nasceram bem apoiados no tronco,tipo a casca não deixou sabe,e 2 ou 3 ramos simplesmente se soltaram .se poder poda-lo por agora vou fazer isso e esperar.