carlosdavidjr15/09/2011 23:42
Jaboticaba
Meu projeto mais recente é esta Jaboticabeira.
Ela chegou no dia 8 assim:
Ontem fiz a desfolha e iniciei a aramação:
Podem opinar.....
Abraços,
David
nickyfury16/09/2011 07:44
bonsai
Quanto à desfolha e aramação, creio que o nobre colega foi um tanto precipitado. Melhor teria sido cuidar de efetuar um reenvase, distribuindo melhor o volme de raízes, buscando um formato levemente radial nelas, acondicionando a planta em um recipiente adequado para favorecer um bom cultivo e desenvolvimento, como por exemplo uma bacia plastica grande, bem perfurada no fundo e na lateral, com uma altura máxima de 10cm para menos.
O melhor momento para a desfolha total seria no inicio da primavera, e uma aramação seria mais interessante apenas daqui a uns oito meses ou mais, quando a planta estivesse primeiro estabilizada, isto é, como um bom crescimento, emitindo novas brotações que possibilitem a seleção criteriosa de galhos mais bem posicionados e corte dos excedentes. 🙄
carlosdavidjr16/09/2011 13:41
Obrigado Nick. Que pena agora já tá feito, coisa de novato. Acho melhor agora esperar uns dias (até a brotação) para o transplante, certo?
carlosdavidjr16/09/2011 21:48
Nicky, acho que postei em tópico errado, não? Deveria ter postado em PRINCIPIANTE, mas agora já está aqui.
Apesar de eu já ter defolhado e modelado os galhos mais baixos, você acha que ainda devo transplantar para uma bacia, tirar os arames e deixar livre até o iníco do inverno do ano que vem?
Abraço.
nickyfury17/09/2011 07:14
bonsai
Essa é minha sugestão. Entretanto, aguarde até estarmos a meio da primavera para realizar o replantio adequadamente, com chances maiores para a planta recuperar-se bem. Por ora, tire os arames e deixe que ela volte a rebrotar normalmente. A primavera deverá ter inicio em 23/09, até lá, regue diariamente e faça um leve aporte de adubo organico, expondo-a ao sol o dia inteiro.
Ricardo Paiva18/09/2011 01:30
Apesar de você ter invertido a ordem dos trabalhos nesta planta, gostei do formato que você deu a ela com a aramação.
Depois de transplantada e plenamente recuperada, volte a aramar da mesma forma. Ficou muito bom.
carlosdavidjr20/09/2011 10:03
Obrigado Ricardo, vou seguir a sugestão de vocês, bacia sem arames até o início do inverno de 2012. A título de informação já estão surgindo brotos.
Bem, ela está com uns 40 cm e eu não gostaria que crescesse muito, talvez mais uns 10 cm a mais, na minha opinião, seria ideal para o que penso em fazer. Por isso fico com receio, mas por outro lado acho que o tronco tem que engrossar um pouco mais.
Abraços,
David
carlosdavidjr29/09/2011 20:16
Vejam, quinze dias e em franca recuperação. Só me resta dúvida: tiro os arames logo depois do transplante para a bacia ou não.