marcio gabiatti18/09/2011 13:58
Duvidas com areia...
amigos hoje plantei uma muda de ficus pumila, plantei em areia pura pois tinha pouca raiz duvidas:
quanto tempo tenho que deixar ela em areia pura para um bom desenvolvimento de raiz?
quando tiverem raiz é possivel fazer uma aramação mesmo ela estando plantada em areia, ou melhor fazer um transplante para um substrato melhor e dai sim fazer a aramagem?
pmaia18/09/2011 14:50
Marcio,
muita calma e paciência. Nós, como iniciantes, temos a tendência a querer acelerar o processo. Já fiz isto muitas vezes. Sugestão: deixe ele na areia por algum tempo sem fazer nenhuma intervenção. Uma boa dica da recuperação é quando ele estiver emitindo muitas brotações saudáveis (como diz o nosso amigo Nickyfury). Otra coisa importante seria você colocar fotos para que todos possam opinar melhor.
grande abraço.
Mário Sérgio18/09/2011 21:33
Além da paciência, já recomendada eu lhe aconselharia ler muitas matérias relacionadas a substratos e sobretudo trocar idéias com os mais experientes. Isto feito vc irá constatar que a areia não precisa ser um substrato temporário. Eu, a exemplo da grande maioria dos praticantes da arte, uso a areia de "obra" como base para todos os substratos. Com excessão das frutíferas e floríferas, onde eu uso duas partes de areia para uma de terra vegetal, o resto é areia 100%.
Aliás eu tbm uso um pouco de pedrisco, ou as vezes 100% pedrisco...
Deixemos os mais experientes opinarem...
Voltando a sua pergunta, vc pode fazer todos os procedimentos e técnicas com uma planta num substrato arenoso.
Forte abraço...
Leandro Ferraz19/09/2011 09:04
eu, tenho algumas mudas que ja estão fazendo 2anos e ainda estão na areia, e acho que vou esperar mais alguns meses para retirar....
eu cometi uma burrada de tirar um reseda antes da hora e perdi uma linda planta...
mesmo ele soltando muitos brotos não quer dizer que ele esta totalmente recuperado.
Se vc adubar certinho pode ficar na areia por muito tempo.
SEKI - Elio Luis Secchi20/09/2011 21:18
Concordo com o Leandro. É bom deixar mais tempo a planta em recuperação na areia. Só adube depois que emitiu brotação e deixe até 2 anos. Com adubação adeuqada já poderá fazer os primeiros procedimentos ali mesmo, ganhan do bom desenvolvimento e farta formação de raizes.
abraço