Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

ESTRESSE HIDRICO, me ajudem olhando fotos

rodnovo19/09/2011 09:22
ESTRESSE HIDRICO, me ajudem olhando fotos
Olá bonsaistas,

Minha pitanga(3 anos + ou -) esta passando por um stress hidrico. ficou sem rega por uns 5 dias e quando a vi estava com as folhas caidas e ressecadas, desde entao a reguei e estou deixando com pouca exposiçao ao sol forte. as folhas estao(depois de uma semana) mais eretas agora e esta crescendo uma coloraçao mais esverdeada nas folhas(espero q esteja se recuperando). vou botar algumas fotos para q vcs possam me ajudar e dar suas opnioes do q posso fazer pra ajudar o bonsai a melhorar.

ai vai :

rodnovo19/09/2011 09:28
rodnovo19/09/2011 14:08
cole galera da um HELP ae!!!

UP!!
Alcides Junior19/09/2011 14:17
Continua regando e deixa ela na sombra. Ela volta.
Mas amigo, toma mais cuidado com a coitada.
rodnovo19/09/2011 18:52
vlw pela ajuda meu caro!!
rodnovo21/09/2011 10:18
gostaria de saber: borrifar nas folhas ajudaria o processo?
Alcides Junior21/09/2011 10:27
Ajuda sim, toda umidade é bem vinda neste caso.
rodnovo21/09/2011 12:17
intendi. mto obrigado
rodnovo21/09/2011 14:27
gostaria de saber tambem se preciso regar mais do q o normal(normalmente rego so quando o solo nao esta mais umido). e como a planta esta na sombra a umidade esta durando mais tempo, ai me surgiu essa duvida.

atenciosamente, obrigado.
Alcides Junior22/09/2011 11:43
Água quando o solo estiver mais seco.
Aldair J M de Oliveira24/09/2011 00:13
Cuidado com excesso de água, pode ocasionar a podridão das raizes, ai sim vc pode perder ela de vez, não se preocupe sedo ou mais tarde ela se recupera, paciência meu amigo agora vc tem que esperar e não chorar pelo leite derramado.
nickyfury25/09/2011 10:26
bonsai
MInha sugestão é no sentido de evitar o encharcamento do solo, manter a planta em local semi sombreado, onde receba luz e calor solar apenas até as 10 horas da manhã, quando muito. A rega deve ser bem controlada e administrada, para evitar o excesso de umidade, que como foi frisado, poderá contribuir para o apodricimento das raizes. Nessa fase, borrifar as folhas não resolve muita coisa não, o ideal é apenas manter o foco nas raizes, pois a folhagem atual irá secar e cair, de qualquer maneira. 🙄
MarcoBonsaiPoa26/09/2011 23:35
Vç pode tb, cortar com tesoura toda parte problemática das folhas, deixando só o verde vivo, eliminando todo resto, que tb pesa na recuperação...
rodnovo27/09/2011 07:18
bacana.. muito obrigado galera
gostaria de tirar uma outra duvida: a respeito do apodrecimento das raizes, como eu posso saber se a raiz está apodrecendo e se existe tambem alguma substancia ou alguma maneira de prevenir que isso aconteça(além do controle da rega).

Obrigado.
rodnovo27/09/2011 12:30
MarcoBonsaiPoa

Gostei dessa sua ideia de cortar as partes ruins das folhas, você ja fez isso alguma vez? e deu um bom resultado..

Alguem mais me recomendaria essa ideia tb?

Outra coisa galera: como estou com medo de o solo ficar sempre muito umido adotei uma tatica agora de fazer o seguinte: comprei uma tela que tapa 50% do sol, assim estou deixando um pouco mais no sol a planta, imaginei que com essa tela ia da uma amenizada no sol incidente dessa forma fazendo com que a planta se recupere mas tambem tenha uma dose de alimentaçao solar ne..
O que vocês acham?

conto com vcs..

Brigadao
MarcoBonsaiPoa28/09/2011 08:46
O que mais vai ajudá-la agora e não esquecer a água da rega e não tentar compensar a falta de "ontem".O sol em pequenas dose será seu aliado. Quanto, se eu já fiz isso? Sim, faço com frequência, pois dou meus vacilos tb com a rega. A defesa da planta é começar o sacrifício pelas folhas, dos extremos para dentro ela definha, não só as folhas danificadas eu tiro, tiro tb partes de cada galho, visando reduzir o seu tamanho, e o deslocamento da seiva é benificiado pelo espaço menor de deslocamento na planta, desde a raíz aos extremos e vice versa.A planta não desiste nunca, enquanto tiver um pau podre alí, ela estará lutando pra manter aquele pau podre alí, ou seja, estará gastando sua energia que já não é boa, então cortamos o que não presta e lacramos com o que temos ou usamos para selar a ferida e ela recuperar mais rápido e melhor.
rodnovo03/10/2011 08:12
mto obrigado galera!
ja estou tendo bons resultados..
a pitanga ja esta brotando novamente!

gostaria de saber quanto tempo devo esperar antes de adubar( pois estava planejando adubar no começo da primavera.. mas ai ela ficou doente )...
o q vcs acham?

vlw!
MarcoBonsaiPoa03/10/2011 08:43
E ae Rod!?BLZ!Se já está brotando, espere as folhas se formarem por completo, quando atingirem a maturação já se pode começar com doses mínimas e aumentando gradativamente a cada 20 ou trinta dias...abç
jcmorosky03/10/2011 09:09
Mudando de assunto, procura o pessoal do grupo do ES, estamos nos reunindo uma vez por mês para trocarmos ideias, expor e até mexer nos bonsai do pessoal!

O último encontro foi em um viveiro (Flora Oriundi) em Aracruz... o pessoal trabalhou umas 10 plantas (ou mais) nesse dia (ontem - 02/10/2011)!
rodnovo03/10/2011 18:07
Show de bola!

Julio
gostaria de poder ir sim em um encontro! como posso ficar informado sempre a respeito de datas e locais??

vlw
jcmorosky04/10/2011 09:15
Acessa o tópico abaixo:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=18705&postdays=0&postorder=asc&start=75

Aí é que o pessoal troca idéias e combina as coisas.

Abração.
Filipe Henrique04/10/2011 09:40
rodnovo,

passa seu email que deixo vc copiado lá tambem.
apos passar o emil, lembre de verificar a caixa de spans, pois como tem muita gente copiada, é de praxes que o servidor considere os emails como virus.

abraços
rodnovo04/10/2011 11:42
rodrigo_novo@hotmail.com