amora de estaca
juningeografo19/09/2011 12:39
amora de estaca
ai galera uma amora que foi tirada de estaca no inicio da primavera de 2009...
no fim deste inverno estava assim....
agora ja deu uma brotada!

e uma aramada...
mais fotos e o defeito no tronco
madeira morta
para tirar este calombo, coloquei um arame onde imaginei que poderia sair raiz, dai fiz um anel como no das alporquias, este na tirei a foto....
ai ficou assim no fim das contas!
este papel filme da cheio de musgos, esfaganos(assim que escreve?) com hormonio de enraizar
Anderson Neuhaus23/10/2011 15:31
muito legal sua amora, eu tenho 2 de estaca que estao indo bem, logo postarei fotos. abraço
juningeografo23/10/2011 16:10
coloca mesmo!
vou colocar mais fotos...to com algumas duvidas
juningeografo15/03/2012 11:13
atualização....
o tronco estava bem podre atras...tirei e deu uma atrapalhada na conicidade alguma sugestão??
ah...e eu, desprenteciosamente coloquei um caroço de caju na terra do bonsai, e depois de quase um mês me nasce a muda....para tira-la me parece mto complicado vou ter que tirar no próximo transplante!!

Claudio Soares II26/03/2012 17:12
Muito legal sua amora, gostei da atitude que teve quanto ao desafio...vc reduziu em cima e tb levantou a base...é assim que se faz com um tronco reto e sem graça...e ainda por cima...podre...desculpe far isso de sua planta mas era uma realidade que vc tinha em mão, agora....isso sim é o verdadeiro espírito de um bonsaísta..não importa a dificuldade...não existe planta ruim..existe sim, falta de visão e conhecimento...parabéns...possuo uma muda de amora que fiz a partir de estaca e está super recuperada mas ainda não tive coragem de mexer, seu projeto está me dando cócegas nas mão, quem sabe eu tome coragem como vc .....um abraço.
juningeografo29/06/2012 15:08
inverno 2012
perdendo as folhas...
valew pelo comentario!!
juningeografo15/07/2012 20:50
eeaaa vamo que vamo!!

gil_fuka17/07/2012 21:08
parabens peloi seu exemplar
também fizemos aqui estaquias de amora, que fizemos de uma árvore adulta já com frutos , estasa fotos que postei foram tiradas há um mes atras
http://1.bp.blogspot.com/-Cqfs4EyosXw/T_OZlKZGesI/AAAAAAAAAMg/A6nEbrycqZ4/s1600/fotos+plantas+095.jpg
acima é como elas chegaram em casa
http://3.bp.blogspot.com/-IFn9yaJ-y8U/T_ObLrG7ycI/AAAAAAAAAMw/AMllp8mB-iU/s1600/cabelo+fuka+002.jpg
http://3.bp.blogspot.com/-v9qHeTTGD6Q/T_ObSWF0_zI/AAAAAAAAAM4/b1l7_D0CPzc/s1600/cabelo+fuka+003.jpg
hoje em dia já tem folhas e algumas amoras começaram a nascer.
logo postarei as fotos
é isso ai
parabens pelo exemplar!
ATÉ MAIS
juningeografo09/08/2012 13:02
Wellington Giacomin09/08/2012 17:04
Você tem adubado com o quê?? Qual q periodicidade?
Está muito bonita! Parabéns.
juningeografo10/08/2012 16:30
obrigado wellington
na verdade nem adubo muito nao...de vez em quando coloco um fosway torta de mamona e farinha de osso...essas frutinhas sempre vem depois de uma poda!!
Claudio Soares II16/11/2012 09:16
Parabéns, belo trabalho estou acompanhando, a minha tb tem apresentado evolução, efetuei um replante sobre pedra e postei tudo com detalhes, se quiserem dar uma conferida no post
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=22558&highlight=
Vc tem retirado as flores para preservar a energia da planta ou deixa frutificar? Como está indo o alporque para correção do nebari, evoluindo bem?
Este ano preparei mais estacas, desta vez de grosso calibre, já estão brotando e postarei em breve.
Abraços.
gil_fuka16/11/2012 21:41
Cláudio, vi o seu tópico e é impressionante a estaca!
Parabéns!
Quanto tempo você deixou no vaso após a estaquia para as raízes chegarem naquela evolução, e qual o substrato que você utilizou?
Até mais!
JOICIMAR MAGGIONI16/11/2012 23:43
Bela evolução esta tomando forma!!!!!!!!!!!
Claudio Soares II06/01/2013 20:27
Gil, desculpe a demora... Na minha estaca eu usei 2 partes de terra preta com matéria orgânica e 1 parte de tijolo 2 a 5 mm...após 2 meses da brotação, adubei com 4 partes de torta de mamona e 1 de farinha de osso a cada 40dias e também reguei com xixi de minhoca diluído em água a 10% a cada 15 dias. ela ficou por 1 ano, um período completo de crescimento sem podas para criar massa foliar e incentivar as raízes. em breve vou atualizar meu tópico desta amora que agora já está começando a tomar forma.
gil_fuka06/01/2013 21:04
Olá Claudio!
Muito interessante!
Valeu pela explicação!
Até mais!
acacio vargas08/01/2013 07:32
muito legal sua amora,, to com 3 estacas aqui que ja brotaram muito porem as folhas sao muito grande, como diminui as folhas da amora?
Claudio Soares II08/01/2013 10:14
Acacio, sou aprendiz como você mas acho que vc deve seguir uma sequência no trabalho, 1º enraizamento e nebari (base do tronco), 2º formato e calibre do tronco, 3º ramificações primárias, 4º ramificações secundárias e terciárias e, só então o 4º passo que é a formação de copa a aí sim se preoculpar com a redução das folhas, geralmente quando se passa para um vaso menor. Como funciona a coisa toda, vc precisa de início de muita massa foliar para que as raízes se fortifiquem suprindo a alimentação das folhas, quanto mais folhas e maiores, mais raízes para alimentá-las, consequentemente, mais raízes, mais alimento para as folhas e isso é um ciclo interdependente que sempre buscará o equilíbrio, se vc diminui folha, a raíz fica sobrando e diminui drasticamente o desenvolvimento retardando o processo. Quando as raízes e o nebari estiverem prontos, aí sim vc realiza as podas para definição de estilo, ramificações primárias, secundárias e terciárias e por último...formação de copa e redução de folhas...nesta fase a planta já pode ir para um vaso menor executando a poda de redução de raíz, sempre reduzindo também a massa foliar para manter o equilíbrio para só então trabalhar a redução das folhas com trabalho der desfolhamento e pinçagem constantes. Se esqueci algum detalhe importante..favor acrescentem. Boa Sorte
acacio vargas08/01/2013 11:57
muito obrigado claudio, valeu mesmo 😉
André Rocha08/01/2013 12:49
Esse bonsai tá com cara de que vai ficar muito bonito mesmo! Parabéns, juningeografo!
Abraço.
juningeografo03/02/2013 22:12
Nao evoluiu como eu esperava, mais deu uma ramificada!!
o que acham??

Luiz Andriani03/02/2013 22:54
Sugiro tirar as frutas até que ela esteja formada por completo.
André Rocha03/02/2013 23:50
juningeografo,
tira essa brilhantina (Pilea microphylla) daí. Ela tá roubando nutriente do substrato.
juningeografo04/02/2013 21:30
Devidamente retirados!
valew gente!
depois atualizo!
inté!
Claudio Soares II20/05/2013 14:58
Bela evolução meu amigo...a minha tb tem evoluído bastante....continuo acompanhando.