Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Tentando fazer musgo

12
daniel pipolo19/09/2011 21:33
Tentando fazer musgo
Pessoal, ja tentei de tudo.

Bati no liquitificador musgo sem terra com açúcar e nada
musgo com cerveja e nada..
jogo no pé das arvores e nada
....

todos ficam marrons e não brotam

quanto tempo tem que permanecer na sombra???

o que estou fazendo de errado ???

acabei de borrifar mais 1 litro de 500ml Água 500ml cerveja

estou na torcida aqui......

se poderem me ajudar...

obrigado
LUIZ ARTHUR19/09/2011 21:54
Re: Tentando fazer musgo
daniel pipolo escreveu:
Pessoal, ja tentei de tudo.

Bati no liquitificador musgo sem terra com açúcar e nada
musgo com cerveja e nada..
jogo no pé das arvores e nada
....

todos ficam marrons e não brotam

quanto tempo tem que permanecer na sombra???

o que estou fazendo de errado ???

acabei de borrifar mais 1 litro de 500ml Água 500ml cerveja

estou na torcida aqui......

se poderem me ajudar...

obrigado

Bom, sou novato aqui no fórum, mas
acho que deve seguir as instruções no link da ABMT (Associação Bonsai Mato Grosso), e seguir a risca as instruções:

http://www.bonsaimt.com.br/criacao-de-musgo-para-bonsai/
daniel pipolo20/09/2011 09:47
meu ja tentei e nada so juntou formiga impresionante como nao to conseguindo fazer isso...
Marcos Jose Hereck20/09/2011 09:59
Daniel passei por isso tambem, fiz esse negocio de cerveja, açucar e muitas outras ideias mirabolantes, rsrsrsrsr, nada funcionou...
Vou dizer o que funcionou, comigo foi paciencia o que na arte do bonsai não é nunhuma novidade, fiz o seguinte notei que o musgo acaba nascendo por si proprio por sobre o substrato, notei tambem que uns são bem mais rusticos que outros, ou seja aguentam mais o calor até mesmo o sol, o que fiz foi deixar almentar e assim fui dispersando para outros vasos, o que ajuda nesta hora é vc por aquele musgo seco vendido em floriculturas sobre o substrato, não coloque muito espalhe ele meio ralo deixando algumas partes de substrato aparente, e sobre ele umas mudinhas do musgo que nascer em algun vaso, ele por si só ira se reproduzir aos montes.
att.
Marcos
Thiago Batista20/09/2011 19:10
Cara, aqui nos meus vasos nasce musgo aos montes em alguns e em outros não nasce, simplesmente.

Eu notei que eles preferem locais úmidos e com muita sombra. Acredito, então, que dá para cultivá-los em local coberto, e sempre úmido. Portanto, uma idéia que me passa pela cabeça é colocar algumas mudinhas em um recipiente sem drenagem, com substrato normal, e com rega normal, assim como as outras plantas, sob a sombra. Ainda não testei, mas acredito que assim eles se multipliquem mais fácil do que ao natural.

Se der certo, posta o resultado aí para vermos.

Abraços.
zeluiz20/09/2011 20:06
Minha receita par obter musgo:
misture um pouco de areia fina com esterco de vaca bem pulverizado, acrescente um pouco de musgo também pulverizado e espalhe sobre a terra do vaso. Regue muiiiiiiiiito, de preferência com água sem cloro, até que se forme uma lama negra(isto pode demorar algumas semanas) depois exponha ao sol e o musgo brotará abundantemente.
comigo sempre funcionou.
Boa sorte.
IanaMel20/09/2011 20:19
Mas gente, eu sempre tive uma dúvida. Se musgo gosta de sombra e bonsai gosta de sol, como é q eu vou conseguir manter os dois juntos? Eu tb nunca consegui cultivar musgo...
SEKI - Elio Luis Secchi20/09/2011 21:41
Existem muuuuuuiiitas espécies de musgo. E cada uma mais se adapta a determinadas condições de sol, sombra, umidade, etc... Tem musgo por exemplo que cresce nas telhas de barro das casas, onde bate sol o dia todo e onde só recebem água quando chove, mas eles também recolhem o orvalho da noite, murcham durante o dia, protegendo-se da desitratação total e com qualquer umidade em pouco tempo estão verdinhos novamente.
Bom, para usar em bonsai, como disse a colega IanaMel, como tem que ficar no sol, sugiro procurarem musgo que vegetam sobre rochas ou troncos que estejam expostos ao sol. O cultivo é demorado, mas pode ser feito com inúmeros substratos, mas drenados. Molhar e deixar secar, esta deve ser a regra.
Outra coisa, se você pegar musgo que está cultivado a sombra, ou meia sombra e expor diretamente ao sol, ele vai queimar, com certeza. Então é necessário fazer uma transição de vários dias, expondo ao sol aos poucos, se não vai perder tudo. Por isso eu já pego os que stão no sol pleno. Claro, tenho a vantagem de ter musga à vontade na chácara, portanto até dá para escolher. mas isso não impede que quem não tenha possa sair por aí e até recolher em barranco de rodovia. É a mesma coisa...
abraço
daniel pipolo21/09/2011 09:53
ola pessoal.

ontem fiz de novo, bati cerveja musgo e acucar e joguei nos vasos, fez uma espuma branca mas logo a terra absorveu, coloquei os vasos para dentro de casa em local arejado e com luz indireta, vou borrifar sempre que estuver secando (logo pela manha e anoite) vamos ver no que da isso..

muito obrigado a todos, se nao der certo vou tentar a tecnica do ze luiz.

muito obrigado
Elio21/09/2011 10:36
Excelente explicação, xará!
No passado já tentei com cerveja e açúcar mas o máximo que consegui foi deixar meu bonsai bêbado e diabético!

abraço
Nikkei 10021/09/2011 12:46
Ainda não tentei cultivar musgo. Já tentei coletar alguns na rua, etc e alguns morreram.
Cheguei a algumas conclusões:
com certeza , como o Elio disse, é importante buscar espécies resistentes. Tem um que veio num pré que comprei que cresce super bem.
Substrato muito drenante e que não retém muita umidade na superfície nunca cresceu musgo pra mim (caco de telha, terra moída, areia)
Uma coisa que deu super certo foi em algumas mudas que estão só em areia, cobri com leve camada de esfagno. Os musgos que coloquei lá ficaram verdinhos, acho que se fizer uma camadinha de terra logo abaixo do musgo ele deve crescer melhor.
Se alguém quiser arriscar (nunca tentei), fazer um vaso , colocar os musgos (triturados ou não) e cobrir com esfagno e deixar no sol com regas diárias acredito que de certo também
Uma vez vi que os musgos se reproduzem quando gotículas de água batem no centro de cada um deles e espalha os esporos. Neste caso acho que um borrifador deve ajudar.

Já viram isso:

Luis Paulo Lopes21/09/2011 19:24
eu fiz o seguinte aqui e deu certo.. peguei alguns musgos raspando as superfícies em que se encontravam, de regiões perto de onde moro (acredito que seja mais fácil usar musgos nativos da sua região), botei em um pote sem tampa e um prato com água em baixo desse pote.. botei tudo isso dentro de um saco plástico transparente, enchi ele de ar assoprando (até ficar cheio como um balão) e vedei o plástico.. depois de um tempo, os musgos tinham se emaranhado e multiplicado.. tirei alguns pedaços e botei em cima do substrato do vaso em que queria aplica-los.. e gradualmente eles pegaram... se o local for muito seco, acredito que seja importante borrifar os musgos com água diariamente para que permaneçam vivos no vaso definitivo..
daniel pipolo26/09/2011 19:01
galera so pra constar, fiz a mistura de acucar, cerveja e musgo, joguei nas plantas e o substrato esta com cheiro muito ruim, isso é prejudicial a planta .. essa mistura... estou aguando bastante [ara sair do subatrato.

bom vamos la .. queria compartilhar isso nesse topico...

tenho um flamboyant que esta lotado de musgos, demorou muitooo tempo mais muito para completar o vaso...

essa semana vi que estava caindo musgos no chao, achei que era o vento,,, sei la...

de manha .. tinha um joao de baorro lazarento .. pegando musgo do vaso .. acredita.. bem quando estou tentando reprofuzir eles.. meu fiquei de caraaaaa....

segue o estrago que ele fez.

Olha como era perfeito

Uploaded with ImageShack.us

Olha como ficou

IanaMel26/09/2011 22:34
êta ladrãozinho danado!
Thiago Batista27/09/2011 14:15
Hehehe...

Vai ver ele tá querendo plantar bonsai também.
daniel pipolo29/09/2011 21:27
pessoal... ate agora tudo bem com as plantas, porem o substrato esta com um cheiro muito ruim... pessimo... horrivel.

cerveja acucar musgo h20 barido no liquiticador.... coloquei em no substrato e pé da arvore.. deu uma semana vei o cherao...

estou com medo de estar prejudicando meu ficos elastica vermelha chodoooo...

estou ate pensando em trocar o substrato.

o que vcs achao
LEAO30/09/2011 00:10
ki nada o bichinho queria um tapetinho na morada nova e para a sua amada. 😂 😂 😂 😂
Filipe Henrique30/09/2011 01:02
eu prefero pegar o musgo em placas em cantos onde ele nasce naturalmente, da menos trabalho e com o que sobra eu esfarelo ele sobre o substrato elecostuma brotar ali. Porem, faço isso somente em bonsai já formado, a adubação mais forte para mudas e pres mata o musgo e alem disso ele atrapalha a boa aeração do solo.

muitas vezes é bom atentar tambem para o caso onde o musgo cria uma camada sobre o substrato que impede a rega de molhar o substrato parcialmente ou totalmente.

abraços
daniel pipolo30/09/2011 12:17
sera que devo trocar o substrato.. esta muito mal; cheiroso, e estou com medo de ter prejudicado a planta
Thiago Batista02/10/2011 11:41
Daniel, o mau-cheiro não atrapalha a planta. Alguns adubos, inclusive, são bem mau-cheirosos. Eu acredito que seja a decomposição da cerveja quem está causando o incômodo odorífico. No máximo, vai se transformar em composto orgânico. hehehe.

Você tem que observar é se está nascendo musgo ou fungo. O último nem sempre é prejudicial, mas é bom prevenir, não é?
daniel pipolo03/10/2011 09:51
galera, cheguei em casa as 5 da manha minha planta esta com as folhas amareladas e caindo.... na hora troquei o substrato, coloquei ela de molho no enraizador reenvazei e deixei ela na sombra, ela quase morreu com essa brincadera de cerveha e acucar, nao recomendo a ninguem fazer essa tentativa..

estou ainda com medo de perdela, nao sei como vai ser a sua recuperacao
Alcides Junior03/10/2011 15:17
Daniel, a cerveja e o açúcar não matam a planta não. Inclusive, a cerveja pode ser usada como adubo.
daniel pipolo03/10/2011 22:03
alcides, ouvi isso no encontro que teve em sao paulo no ibirapuera esses dias, Cerveja, Vinho... tem bonsaita que poe em suas arvores esses liquidos. dizem que é bom

sera que nao foi o açúcar ??? ou a quantidade... seu que fez mal aos meus ficos..

dêem uma olhada.. amarelou as folhas eu automaticamente troquei o substrato e lavei as raizes...

espero que elas nao tenham sentido muito.....

ja retirei as folhas amareladas ele era bem mais cheio de folhas verdesavermelhadas lindas....

daniel pipolo03/10/2011 22:05

Elenildo abreu05/07/2012 10:00
daniel pipolo. isso que voce esta tentando fazer de bater num liquidificador e colocar sobre o pé de bonsai acho que não e dessa forma.vou tentar explicar.
bata no liquidificador como vc fez no lugar da cerveja coloque um pouco de iogurte com prazo de validade vencido. ou abra uma embalagem e deixe por alguns dias ele vai estragar. depois de batido você terá uma pasta.
pegue dois tijolos um do lado do outro coloque numa bacia com aguá. ficando so uns trés dedos para cobrir os tijolos. coloque areia sobre os tijolos
e coloque um mosquiteiro cobrindo a areia prendendo no fundo para ficar esticado. ai sim colocar a pasta de musgo. a aguá fica deixando úmido o tijolo e o mungo vai se multiplicar depois e so tira e colocar nas plantas...coloque a bacia na sombra de alguma arvore. deu certo comigo espero ter ajudado....valeu
12