Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus...Opiniões para ajudar um iniciante.

Daniel Garcia20/09/2011 00:17
Ficus...Opiniões para ajudar um iniciante.
http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_20220_1.jpg
Tentei fazer um Fukinagashi galera, me digam se fiz algo errado por favor.
Abração...
Daniel Garcia20/09/2011 00:27
Opa, acho que a foto não foi...
Segunda tentativa.
Quando comprei a muda veio assim -

Uploaded with ImageShack.us

Depois de transplantar e aramar...

Uploaded with ImageShack.us
Daniel Garcia22/09/2011 23:33
E então galera...alguém pode me ajudar?
Acredito que ficou bacana mas...insegurança de iniciante é fogo né...eheheh
Agradeço opiniões sobre minha tentativa de Fukinagashi.
Abraço
Diogo Justiniano de Holan23/09/2011 08:23
Nobre amigo, também não sou tão experiente, mas na minha opinião se ele estivesse mais inclinado ficaria melhor.

abraço.
Daniel Garcia24/09/2011 00:48
Valeu pela dica Diogo, mas quando eu optei por tentar fazer este estilo o principal galho da planta acabou quebrando...
Então resolvi ir aramando e ir moldando a copa mais gradativamente...
Tentei seguir com a copa na mesma direção do galho principal.
Tenho um apreço bastante grande por essa muda, acredito muito no potencial dela.
Abração
João Paulo Batista Lyrio24/09/2011 07:50
Daniel, bom dia.

Sua planta está bonita.

Acredito que se você tivesse invertido o direcionamento dos galhos e inclinar ela para a direita na segunda foto, ficaria mais harmônico o estilo.

É apenas uma sugestão de iniciante, aguarde mais sugestões.

Abraço e sucessos.
edson060524/09/2011 11:10
Daniel,
parece que esta planta é um Ficus boni, chamado às vezes de Mandioquinha porque a textura do interior do tronco e galhos são mesmo parecidas. Além de quebrar só de ver o arame.
Tem uma técnica para algumas outras espécies que consiste em não regar por alguns dias, assim, os galhos um pouco murchos ficam mais maleáveis. Acredito que deva funcionar com o Boni. MAS de qualquer modo, apenas no GALHOS NOVOS.
Quanto ao estilo pretendido, FUKINAGASHI (Varrido pelo vento) acho possível de fazer...

Eliminando estes galhos mais altos. A planta ficará mais compacta, mais bonita.

Depois é aramar com muuuiiito cuidado, ou modelar com podas, dando movimentos levemente sinuosos e copa ligeiramente triangular.
Não esqueça de cortar esta raiz cruzada.

Espero ter ajudado...

Edson.
Daniel Garcia24/09/2011 16:49
João, eu até pensei em fazer os galhos inclinarem para direita, mas optei por seguir algo como isto
http://bonsais.florpedia.com/images/bonsai-estilo-fukinagashi.jpg
onde a copa e o tronco principal da planta inclinam na mesma direção.
Valeu pela opinião!
Daniel Garcia24/09/2011 16:58
Edson, valeu muito pelas dicas!!
Este galho mais alto eu vou retirar sim...
Ainda estou pensando se da pra fazer um jin com o final do tronco principal, pois esta um cotoco bem feio...
Quanto a espécie da planta, eu acreditava que era um ficus benjamina pelo formato das folhas e tal, sinceramente não conhecia a ficus boni. Mas depois de ver algumas fotos acho que vc tem razão, é ficus boni mesmo.
Obrigado pela preciosas dicas amigo!
Voltarei a postar o desenvolvimento da planta!
Jair Flores24/09/2011 20:08
Realmente, o amigo Edson tem rasão.ficou bem melhor em sua projeção.

Esta que é a grande dificuldade de nós iniciantes, olhar para a planta e ver o seu futuro.
abraço.
Daniel Garcia27/09/2011 09:26
Com certeza Jair, quando comprei esta muda não tinha idéia de que estilo trabalhar com ela. Mas com o passar do tempo a planta meio que nos indica qual o estilo possivel né...Agora, contar com a ajuda de bonsaistas mais experientes adianta e muito o trabalho.
Abraço