Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Projeto ousado?

carlosdavidjr20/09/2011 00:41
Projeto ousado?
Pessoal, tenho duas mudas que estou projetando pelo menos três trabalhos. Mas vou fazer uma brincadeira, que espécie é essa? Tenho certeza que será simples para meus novos amigos do fórum. Mas gostaria de opiniões. Acho que irão proporcionar belos bonsai.

Essa já está no escorredor:

Esta é maior e já tem uma alporquia para separar agora em outrubro:

Quem arrisca um palpite? Acho que o debate pode ser bem interessante.

Caso seja necessário, depois da escolha da muda, passo o tópico para a o tópico de evolução de projeto, ok?

Abraços,
David
Moreno20/09/2011 23:35
Ta com cara de carvalho europeu, ou estou muito enganado? rsss

se for sinto te dizer que alporquia é dificil, ja tentei algumas vezes e nao deu em nada,, grande abraçoo!
carlosdavidjr21/09/2011 10:09
Isso mesmo Moreno. São mudas de CARVALHO EUROPEU. Venho cuidando delas com muito carinho, pois tenho planos um tanto quanto ousados para um principiante como eu. Veja o modelo que achei na net e que pretendo reproduzir.

Parece que a foto foi tirada no período de dormência.

Só me preocupou agora sua observação sobre a alporquia. Só estou esperando o primavera para abrir.

O local do alporque cicatrizou sem marcas nas suas tentativas?

Abraço,
David
Moreno21/09/2011 10:40
bom dia carlosdavidjr

entao amigao, o meu carvalhoeu comprei no viveiro da belvedere.

é um pouco maior que essas suas.. a base tem uns 5 cm de expessura.
fiz uma alporquia no prolongamento do tronco que devia ter em torno de 3 cm, a data foi em março acredito eu, no começo desse mes abri pra ver, foram 6 meses de espera,

fiz tudo igual o de praxe, com hormoio enraizador e tudo, nos acer e caliandras pegaram facil, ja o carvalho nem sinal, nao chegou a cicatrizar nao, mas nao emitiu nem pensamento de raiz, dai corte a parte e deixei só o de baixo...
Moreno21/09/2011 10:42
da uma olhada no topico que criei na epoca...

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=17459&highlight=

grande abraço!
carlosdavidjr02/10/2011 22:31
Moreno, em função da sua mensagem e da minha pouca experiência, abri o alporque para ver como andava a coisa e depois cobri com esfagno úmido outra vez, veja:

Parece que está indo, dá impressão de ter alguns lóbulos de raízes se formando.

Será que já é hora de separar?
Moreno03/10/2011 08:34
bom dia carlos!

entao pode ser que vc tenha exito pois o local que vc fez o alporque é bem mais novo e "verde" doque eu fiz...

acredito que o enraizamento seja bem mais facil,,
bom sobre tirar o alporque agora acho que nao,,, nao precisa pressa, e agora que as plantas estao entrando em maior atividade e retornando da dormencia do inverno, entao acredito que se houve e tomara que haja enraizamento ele vai ser potencializado agora...

abração!
carlosdavidjr03/10/2011 13:32
Boa tarde Moreno,

não tenho pressa, apenas não sei o momento certo de fazer a separação, tendo em vista que este foi meu primeiro alporque.

Estou bastante contente, pois até agora tudo parece que vai bem, com as raízes no início de formação.

Bem, como o alporque está novamente fechado com esfagno umidecido, vamos aguardar e torcer.

abraço,
C. David
Eduardo Valmórbida11/10/2011 13:28
Quanto ao alporque, eu acho que pega, pq eu obtive sucesso com estaca,
portanto eu acho que o alporque é mais fácil...

E para esse seu projeto eu acho que é possível, só que vc deve plantar o carvalho no chão e esquece ele por uns 4, 5 anos ai ele vai estar bem calibroso. Ai eu acho q com uma poda drástica e mais uns anos vai ficar Show.

Abraços