Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

QUANDO POÇO COMEÇAR A ADUBAR?

marcelo bh22/09/2011 23:34
QUANDO POÇO COMEÇAR A ADUBAR?
Amigos este é meu bonsai de figo,minha melhor planta hoje, depois que troquei o substrato e fiz a desfolha ,agora esta enchendo de brotos e ja tem folinhas, o tronco esta ótimo,mais ou menos na espessura de uma lampada fluorescente de 20w , acho que nao precisa ser mais grosso que isto.

agora devo começar a desenvolver um estilo ,preciso analizar a planta cuidadosamente e ver o que fazer.

Acho que primeiramente vou deixar sair as folhas,para depois mecher com os galhos.

ai tem a foto dela como esta hoje

Uploaded with ImageShack.us

Uploaded with ImageShack.us

Ainda nao defini o estilo,pois agora que tenho um tronco bem formado,vou esperar a planta se recuperar da desfolha, inclusive fiz a desfolha usando o método correto cortando as pontas dos galhos para estimular o crescimento de novos galhos e folhas, e ja tão vindo.

só preciso agora é saber a hora certa de começar a adubagem quimica

sei que após a desfolha nao é recomendado,pois as folhas virão maiores que as cortadas rss to fora rss , só nao sei a hora certa de começar a adubagem quimica a pergunta certa é

quanto tempo devo esperar para começar a adubagem quimica depois da desfolha?

abs
marcelo bh23/09/2011 22:42
mais uma duvida
QUAL ADUBO USAR ?

qual a dosagem usar , sei que Quando em uma fórmula o elemento em maior quantidade é o Nitrogênio, falamos que esse fertilizante é nitrogenado e é recomendado para estimular a brotação e o enfolhamento.

o que sugerem no fosforo e no potassio

P k

no N nitrogenio usaria a 45% que é a uréia, e depois adicionar 4 14 8 ,ai

ficarei com 49 14 8 mais componentes da uréia menos N o que acham?

alguem tem alguma sugestão !

abs
Elio24/09/2011 16:44
Marcelo, eu não me preocuparia com o tamanho das folhas pois o Ficus carica devemos podar todos os anos. O fruto só nasce no ramo do ano.
Quanto ao adubo, eu não recomendo Uréia. É muito forte. Acho que ninguém Uréia em bonsai.
4-14-8 está ótimo. Essa figueira tem excelente crecimento naturalmente.
Se vc quer ramificar mais, pode curto cada galho (nesta época), caso contrario esses ramos se alongarão muito.

abraço