pedromottaa23/09/2011 19:51
Ficus Ajudas por favor!!
Guilherme Luz23/09/2011 20:25
Amigo, creio que isso não seja um ficus.
Ta parecendo ser uma pitangueira.
Vamos aguardar a opinião dos mais experientes.
André Luiz Santos23/09/2011 20:51
Sim é uma Pitangueira.
pedromottaa, o ideal é fazer o seguinte procedimento com o escorredor, como na foto abaixo, e deixa-la crescer, para engrossar o tronco, e fazer os procedimentos básicos, regar adequadamente não encharcar o solo e nem deixar faltar água, adubo com moderação sempre na borda do vaso uma vez ao mês, o NPK 4-14-8 e a torta de mamona juntamente com farinha de osso é uma boa opção para adubar, intercalando cada tipo por mês, suspendendo no inverno, observar se não aparece nenhum tipo de praga, e...SOL!
Abraço.

marcelo bh23/09/2011 21:48
inicio
Beleza André ótima colocação, perfeita,eu estava fazendo umas observações depois vi o seu post e apaguei o meu pois eu ia comentar sobre o tronco fraco,precisa engrossar, só completando ai o seu sistema para ele entender o nome desse sistema é mamadeira, coloca-se o escorredor em uma bacia grande o resto ele pesquisa ai e segue sua recomendação.
para completar ,acho que agora nao pode adubar só se fosse umas 2 a 3 semanas anteriores a desfolha e se fizer isto agora as folhas sairao maiores que as retiradas, só nao sei a hora certa é de começar a adubar depois da desfolha , fica ai minha duvida, digo isto pois agorinha mesmo estava pesquisando sobre desfolhas.
Agora que estou em processo de transição de iniciante para um pouco mais experiente rss sei bem o que acontece acho que ja posso dar um pitaquinho rss
Voltando ai a sua planta, Pedro acho que vc se preciptou em fazer a desfolha. mesmo que mal feita . Mas agora ta feito deixa assim nao tem o que fazer.
Coloca ela na mamadeira e deixa o tronco engrossar .Assim que tiver um tronco defina um estilo ai trabalhe a planta .
tem mais coisas,mas nao vou esticar demais o basico ta ai .
Pedro da uma lida em desfolhas , veja quando é que tem que fazer,no bonsai tudo tem uma hora certa de fazer as coisas, nao saia fazendo e depois pergunte,nao só desfolhas,mas em tudo adubações, mudanças de local,mudanças de vasos . eu mesmo perdi uma jaboticaba por tirar da sombra e colocar no sol ,queimei ela de burrice,mas agora sempre pesquiso antes de fazer uma coisa.
é isso ai amigo Boa sorte com a planta e leia bastante ok.