Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Duvidas sobre adubação quimica

12
pmaia01/10/2011 22:09
Estou com o Nikkei100 na mesma dúvida, pois também tenho feito a fórmula e deixando no sol para secar por 48 horas. Isto esta errado?
Elio02/10/2011 19:04
Todo e qualquer material orgânico que for usado como adubo deve sofrer um processo de compostagem (fermentação)
É nesse processo que os microorganismos irão decompor a matéria orgânica, gerando os sais minerais (fertilizantes) para a planta.
Então, mesmo a TM, FO precisam ser fermentadas, até porque o processo é exotérmico e gera calor.
Esse é o processo correto.

abraço
SMART202/10/2011 21:25
e helio num foi bem oq sonhei não mais ja q terei q investir vamos la né...

1x Osmocote Plus 500 gr
Subtotal: R$ 22,00
PAC (Prazo para entrega: 3 a 12 dias úteis - Rondonia): R$ 17,30
Total: R$ 39,30

quase o dobro do preço...
mais pelo q entendi ainda e melhor q paga 35 no foliar... né
Elio03/10/2011 20:21
Quem manda morar no outro lado do mundo..............rsrsrsrs!

Brincadeirinha!!

O Osmocote vale o preço pago!

abraço
Andrey04/10/2011 09:09
Elio...

seu texto é muito bom.
salvei ele aqui e com certeza vai ser de grande utilidade pra mim.

abraço
Bertassoni10/01/2013 00:15
Aos amigos mais experientes, o que acham desse aqui que eu achei na minha área? Vale a pena comprar? Achei interessante já que moro em apartamento e não quero cheiro de podre aqui.

Elio10/01/2013 15:14
Bertassoni, mal não fará, contudo, é importante que vc veja se tem só os macronutrientes NPK ou tem também os micronutrientes. Pelo que me consta, não tem os micronutrientes. Verifique.

abraço
Bertassoni10/01/2013 15:23
Beleza mestre, mas isso difere no método de utilização? Minha planta já tem osmocote por exemplo, eu dei mole em não perguntar a quantidade de NPK e nem sei se tem micronutrientes, mas como é um bougainville, quero ver flores! Creio que ainda não tenha por causa de uma desfolha total que fiz em outubro.
Elio10/01/2013 19:21
Bertassoni escreveu:
Beleza mestre, mas isso difere no método de utilização? Minha planta já tem osmocote por exemplo, eu dei mole em não perguntar a quantidade de NPK e nem sei se tem micronutrientes, mas como é um bougainville, quero ver flores! Creio que ainda não tenha por causa de uma desfolha total que fiz em outubro.

Então, se tem Osmocote, não precisa usar outro. O ideal seria saber se o Osmocote que vc usou é o 15-9-12, pois esse tem micronutrientes.
Como vc desfolhou em outubro, flores agora só na primavera.

Abraço
Thiago Batista10/01/2013 20:03
Betassoni,

Para conseguir flores, procure um NPK 4-14-8, ou outra fórmula com maior concentração de P. O fósforo (P) é o maior responsável pela correta formação das flores.

Claro que o amigo Elio tem razão quanto aos micronutrientes, mas como a planta os utiliza muito pouco, se comparados aos macronutrientes, uma aplicação anual de adubos com micronutrientes já é suficiente. Nesse caso, então, pode ser feita a complementação dos micronutrientes, somando à adubação normal um adubo com micro, uma ou duas vezes ao ano, economizando, assim, este.

Eu não encontrei informações sobre esse fertilizante mostrado na foto, mas certamente há indicação sobre a sua composição na embalagem. Se não tiver nenhuma informação, o melhor é não usar o que não sabemos o que é, não é?

Abraços.
Bertassoni10/01/2013 20:57
Blz então pessoal. Obrigado pelas dicas!
12