Estou com o Nikkei100 na mesma dúvida, pois também tenho feito a fórmula e deixando no sol para secar por 48 horas. Isto esta errado?
Duvidas sobre adubação quimica
12
Todo e qualquer material orgânico que for usado como adubo deve sofrer um processo de compostagem (fermentação)
É nesse processo que os microorganismos irão decompor a matéria orgânica, gerando os sais minerais (fertilizantes) para a planta.
Então, mesmo a TM, FO precisam ser fermentadas, até porque o processo é exotérmico e gera calor.
Esse é o processo correto.
abraço
É nesse processo que os microorganismos irão decompor a matéria orgânica, gerando os sais minerais (fertilizantes) para a planta.
Então, mesmo a TM, FO precisam ser fermentadas, até porque o processo é exotérmico e gera calor.
Esse é o processo correto.
abraço
e helio num foi bem oq sonhei não mais ja q terei q investir vamos la né...
1x Osmocote Plus 500 gr
Subtotal: R$ 22,00
PAC (Prazo para entrega: 3 a 12 dias úteis - Rondonia): R$ 17,30
Total: R$ 39,30
quase o dobro do preço...
mais pelo q entendi ainda e melhor q paga 35 no foliar... né
1x Osmocote Plus 500 gr
Subtotal: R$ 22,00
PAC (Prazo para entrega: 3 a 12 dias úteis - Rondonia): R$ 17,30
Total: R$ 39,30
quase o dobro do preço...
mais pelo q entendi ainda e melhor q paga 35 no foliar... né
Quem manda morar no outro lado do mundo..............rsrsrsrs!
Brincadeirinha!!
O Osmocote vale o preço pago!
abraço
Brincadeirinha!!
O Osmocote vale o preço pago!
abraço
Elio...
seu texto é muito bom.
salvei ele aqui e com certeza vai ser de grande utilidade pra mim.
abraço
seu texto é muito bom.
salvei ele aqui e com certeza vai ser de grande utilidade pra mim.
abraço
Aos amigos mais experientes, o que acham desse aqui que eu achei na minha área? Vale a pena comprar? Achei interessante já que moro em apartamento e não quero cheiro de podre aqui.

Bertassoni, mal não fará, contudo, é importante que vc veja se tem só os macronutrientes NPK ou tem também os micronutrientes. Pelo que me consta, não tem os micronutrientes. Verifique.
abraço
abraço
Beleza mestre, mas isso difere no método de utilização? Minha planta já tem osmocote por exemplo, eu dei mole em não perguntar a quantidade de NPK e nem sei se tem micronutrientes, mas como é um bougainville, quero ver flores! Creio que ainda não tenha por causa de uma desfolha total que fiz em outubro.
Bertassoni escreveu:Beleza mestre, mas isso difere no método de utilização? Minha planta já tem osmocote por exemplo, eu dei mole em não perguntar a quantidade de NPK e nem sei se tem micronutrientes, mas como é um bougainville, quero ver flores! Creio que ainda não tenha por causa de uma desfolha total que fiz em outubro.
Então, se tem Osmocote, não precisa usar outro. O ideal seria saber se o Osmocote que vc usou é o 15-9-12, pois esse tem micronutrientes.
Como vc desfolhou em outubro, flores agora só na primavera.
Abraço
Betassoni,
Para conseguir flores, procure um NPK 4-14-8, ou outra fórmula com maior concentração de P. O fósforo (P) é o maior responsável pela correta formação das flores.
Claro que o amigo Elio tem razão quanto aos micronutrientes, mas como a planta os utiliza muito pouco, se comparados aos macronutrientes, uma aplicação anual de adubos com micronutrientes já é suficiente. Nesse caso, então, pode ser feita a complementação dos micronutrientes, somando à adubação normal um adubo com micro, uma ou duas vezes ao ano, economizando, assim, este.
Eu não encontrei informações sobre esse fertilizante mostrado na foto, mas certamente há indicação sobre a sua composição na embalagem. Se não tiver nenhuma informação, o melhor é não usar o que não sabemos o que é, não é?
Abraços.
Para conseguir flores, procure um NPK 4-14-8, ou outra fórmula com maior concentração de P. O fósforo (P) é o maior responsável pela correta formação das flores.
Claro que o amigo Elio tem razão quanto aos micronutrientes, mas como a planta os utiliza muito pouco, se comparados aos macronutrientes, uma aplicação anual de adubos com micronutrientes já é suficiente. Nesse caso, então, pode ser feita a complementação dos micronutrientes, somando à adubação normal um adubo com micro, uma ou duas vezes ao ano, economizando, assim, este.
Eu não encontrei informações sobre esse fertilizante mostrado na foto, mas certamente há indicação sobre a sua composição na embalagem. Se não tiver nenhuma informação, o melhor é não usar o que não sabemos o que é, não é?
Abraços.
Blz então pessoal. Obrigado pelas dicas!
12