Novo Acer - fotos - pedido de informações!
Bom dia!
Como prendinha de Natal (adiantada, mas tinham de ma dar já) deram-me um acer, Lindo! Tem 15 anos só que não me souberam dizer a espécie ao certo...
as medidas do meu novo bonsai sao:
altura (a partir da base do tronco): 32 cm
comprimento: 30 cm
largura: 28 cm
medidas do vaso:
altura:6 cm
diâmetro: 14,5 cm
agora estou com umas duvidas em relação a ele, uma vez que, sendo de folha caduca, já lhe cairam quase todas as folhas(faltam 3) e ele está a rebentar todo, já vão aparecendo as folhas novas, penso que se deve ao facto de ele estar anteriormente dentro de uma loja...
agora as minhas questões:
➡️ deixo-o ao sol e protejo-o do frio para continuar a rebentar? ou exponho-o ao frio e sombra para tentar acertar o ciclo biológico do meu acer e estimular a futura queda das folhas que já estão a nascer?
➡️ pelo que me informaram na loja a altura certa para o podar é depois das folhas cairem, estando ele já a rebentar posso podá-lo na mesma?
➡️ qual a altura certa para o aramar?
➡️ qual a sua espécie ao certo? (tenho o pormenor da folha numa das fotos anexas)
➡️ só me souberam dizer que o substrato em que se encontrava era «para bonsai», devo 'escavar' um pouco a fim de saber ao certo qual o tipo de solo em que ele se encontra?
➡️ (n tem muito a ver) ao que é que concretamente se chama nebari?
➡️ estando ele a rebentar devo adubá-lo?
➡️ todos os que têm ou já tiveram acers por favor ajudem-me, pois apenas sei o suficiente para manter vivo o meu!
➡️ dêem sugestões para podas, 'aramação', trabalhos a realizar, mesmo as voças simples opiniões são importantes!!
😛 desde já muito obrigado por tuda a ajuda que me puderem fornecer!! 😛
Fotos ainda com as folhas secas:
FRENTE

TRAS

Base do tronco

Copa

Detalhe das ultimas folhas

Folha para ajudar na identificação da espécie

Já sem folhas e depois do corte de alguns galhos secos
FRENTE

TRAS

Vista comparativa com vela

Copa sem folhas

Base da Copa

Detalhe das gemas que em breve originarão folhas

[][] Tiago
Como prendinha de Natal (adiantada, mas tinham de ma dar já) deram-me um acer, Lindo! Tem 15 anos só que não me souberam dizer a espécie ao certo...
as medidas do meu novo bonsai sao:
altura (a partir da base do tronco): 32 cm
comprimento: 30 cm
largura: 28 cm
medidas do vaso:
altura:6 cm
diâmetro: 14,5 cm
agora estou com umas duvidas em relação a ele, uma vez que, sendo de folha caduca, já lhe cairam quase todas as folhas(faltam 3) e ele está a rebentar todo, já vão aparecendo as folhas novas, penso que se deve ao facto de ele estar anteriormente dentro de uma loja...
agora as minhas questões:
➡️ deixo-o ao sol e protejo-o do frio para continuar a rebentar? ou exponho-o ao frio e sombra para tentar acertar o ciclo biológico do meu acer e estimular a futura queda das folhas que já estão a nascer?
➡️ pelo que me informaram na loja a altura certa para o podar é depois das folhas cairem, estando ele já a rebentar posso podá-lo na mesma?
➡️ qual a altura certa para o aramar?
➡️ qual a sua espécie ao certo? (tenho o pormenor da folha numa das fotos anexas)
➡️ só me souberam dizer que o substrato em que se encontrava era «para bonsai», devo 'escavar' um pouco a fim de saber ao certo qual o tipo de solo em que ele se encontra?
➡️ (n tem muito a ver) ao que é que concretamente se chama nebari?
➡️ estando ele a rebentar devo adubá-lo?
➡️ todos os que têm ou já tiveram acers por favor ajudem-me, pois apenas sei o suficiente para manter vivo o meu!
➡️ dêem sugestões para podas, 'aramação', trabalhos a realizar, mesmo as voças simples opiniões são importantes!!
😛 desde já muito obrigado por tuda a ajuda que me puderem fornecer!! 😛
Fotos ainda com as folhas secas:
FRENTE

TRAS

Base do tronco

Copa

Detalhe das ultimas folhas

Folha para ajudar na identificação da espécie

Já sem folhas e depois do corte de alguns galhos secos
FRENTE

TRAS

Vista comparativa com vela