PROMETI ,TAI TRONCO AMOREIRA VEJAM!
marcelo bh27/09/2011 12:17
PROMETI ,TAI TRONCO AMOREIRA VEJAM!
Amigos,haja disposição viu rss - depois de sentar debaixo da amoreira e demora mais de meia hora pra escolher um tronquinho, e tava dificil pois tinha muitos la e o pior peso 109 kg rss ai ja viu pra subi la na ponta ,to destreinado e custei pra corta ele rss pois o serrote ainda tava cego que doi,
consegui ai ta a criança
Vou começar, com a foto do tronco parte de baixo,assim que cortei deixei de molho 45 minutos em solução de tiamina vitamina b1 enraizador. cortei um pote de detergente lavei bem e coloquei o tronquinho de molho. em quanto isto fui preparar o substrato e fura o balde.
obs cortei o tronco e tinha ums 2 galinhos com frutos, ai deixei ele com os galhos pra ajuda a planta a respira,pois ta com bastante folinhas depois que pega talvez eu a cortarei, eu ia até corta com a makita mas vou deixa pra depois.
as medidas
espessura mais ou menos 12,5 cm circulei ela com a fita da trena e veja quase a espessura do pote de tergente ,um pouco menor.
altura ponta de baixo até altura do ultimo galho grosso em cima 64cm
cortei em estaca e foi enterrado 20cm
substrato 70% areia 30% terra pronta comprada
data plantio 27/09/2011 as 11:00hs manha (inicio primavera)
bom para polpar algumas fotos, furei o balde de 8 lt ,esses de mercado de 1,99 rss fiz 3 furos do tamanho de uma tampa de refri , coloquei no fundo la de nylon essas de filtro de aquario
ele lascado
Uploaded with
ImageShack.us
enterrei 20 cm um pouco pra cima dessa lascada do tronco antes do primeiro galho
tronquinho de molho tiamina 45 minutos ai
Uploaded with
ImageShack.us
ele plantado no balde
Uploaded with
ImageShack.us
é isto ai amigos agora é espera pra ver.
OBS: ENQUANTO NAO PEGA ,ACHO QUE NEM DA PRA PENSA EM ESTILO!
esta semana ainda vou ve se tiro mais uns 2
agora depois de mexer com esses troncos eu desanimei de mecher com mudinhas ,espera tronco engrossa ninguém merece né rsss
abss
aproveitando o tópico fiz mais 3 troncos e replantei o primeiro retirando o material lascado.
seguem as fotos novas .
AMIGOS olhem que tronco maravilhoso este
Uploaded with
ImageShack.us
Uploaded with
ImageShack.us
vamos ver se esse ai pega
abs
Nikkei 10027/09/2011 13:02
Este final de semana também me animei de tanto ver posts de amora e da vontade de ter um bonsai carregado (sonho...)
Esse lascado não é muito bom para a recuperação, a amora tem uma casca frágil e mole. Aproveite e faça outros tocos sim. Eu peguei uma bacia e piquei vários tocos e coloquei na areia
marcelo bh27/09/2011 13:11
AMORA
NikKey100 ,realmente eu também animei depois de ver umas fotos ai no forum ,realmente to que nem vc rss sonhando em ter um pé carregado de amora.
OBS ESTE LASCADO DO PRIMEIRO GALHO VAI SAI DEPOIS,SÓ NÃO CORTEI AGOARA POR CAUSA DOS 2 GALINHOS, DEPOIS VOU PASSA MAKITA NELE .
Como a época ta propicia,eu vo fazer mais uns tronquinhos, algum deve pega. Só que vou arruma um bom serrote primeiro rsss
abs
Renan Leite Gaigher27/09/2011 13:12
tb fiz algumas estacas de amora ha algum tempim atraz, e por experiencia quanto menos casaca retirada melhor, pq ela é muito propicia a da fungo!!! Fiz uma estaca da grossura da minha perna.... resumindo ela enraiza sempre, mais quando ta muito danificada a casca ela apodrece depois :/
André Bax Jr.27/09/2011 17:53
Gente amora realmente pega bem fácil, a duas semanas fiz duas estacas bem grosas ( grossura de uma pet de 2 litros ou perto) e uma ja esta brotando!
Assim que for possível posto fotos!
Boa sorte com as suas !
Filipe Henrique27/09/2011 18:01
opah
pra me junta a galera... tambem fiz algumas estacas de amora a menos de 15 dias... já estão brotando, não sei se por seiva acumulada no proprio tronco ou se realmente já é um sinal positivo, lembro que ha alguns anos eu tentei fazer algumas estacas, elas brotaram e secaram depois.
aproveito pra perguntar tambem, deixo no sol direto ou a meia sombra como se encontra atualmente?
tenho regado um dia sim e outro não, se por acaso vier a passar a deixa-la em sol pleno passo a rega-la diariamente?
não tenho o costume de fazer estaquia..
abraços
Elio27/09/2011 18:07
Filipe, como a estaca ainda não tem raíz para absorver água, tem que ser bem criterioso na rega a fim de não ocasionar o apodrecimento.
Quato á estaquia de amora, por experiência própria, aconselho a aramar os ramos novos e posicioná-los tão logo dêem condições para isso, visto que crescem verticalmente e depois fica difícil reposicioná-los.
abraço
marcelo bh27/09/2011 22:37
amora
Nossa nunca imaginei que a amora teria tantos adeptos assim rss , mas é uma plantinha simpatica tenho que adimitir gostei dela também,depois que vi umas fotos resolvi ter umas . e pra gente que ta começando é uma beleza,pois cresce rapido pelo visto .
esta foto é do primeiro tronco, eu passei a faca nele rss, fiquei de orelha em pé com o que os amigos dizem sobre a sensibilidade de tira a casca e resolvi cortar a parte descascada e replantei novamente
ficou assim agora
Uploaded with
ImageShack.us
esse é mais um que estava sobrando ai plantei tb
Uploaded with
ImageShack.us
bom ai ta mais um no total de 4 estaquinhas que fiz
Uploaded with
ImageShack.us
todos plantei hoje.
abs
Mcdonald28/09/2011 00:57
caraaaaaaaaaaaamba... que estaquinha heim...rs
Cara vou acompanhar só pra ver como vai ficar..
Abraço
Vhalveruth28/09/2011 09:30
tive ótimas ideias com estas fotos... abraços
marcelo bh28/09/2011 16:52
amora
hoje não reguei,pois a areia ainda esta umida. vo tomar cuidado com estas regas,pra nao apodrecer os troncos.acho que só vo rega qdo o substrato estiver seco,ai regarei só um pouco
se alguem tiver alguma idéia de como fazer as regas pra nao apodrecer
aceito opiniões ai de vcs
depois as que pegarem agente define os estilos. conto com ajuda de vcs
no fim de semana devo fazer mais tronquinhos de amora, só to me recuperando da dor no braço e no pescoço pra serra mais alguns rss
agora arrumei um serrote e uma estenção pra makita , me aguardem ,qualquer dia to fazendo bonsai é com motoserra rsssrss
abs
Nikkei 10028/09/2011 17:56
Corte as estacas retas (isso já imaginando um possível posicionamento do tronco) na base e coloque um pedaço de plástico cortado em círculo fixo ao tronco, maior que a espessuar do tronco. Assim as raízes ao nascerem vão se "moldar" no plástico e já adianto o trabalho de acertar o nebari. Senão as raízes tendem a nascerem para baixo e só vão ser reposiionados num futuro transplante.
marcelo bh29/09/2011 08:43
AMOREIRA
NIK fiz um esbosso mais ou menos,ve se é isso.
Uploaded with
ImageShack.us
só que no lugar do plastico eu poderia colocar um cd estragado, e planta normalmente
ou pegar um galão de 5 lt reto e cortar um circulo também ,ai nao precisa amarrar no tronco,é so coloca o tronco por cima e planta normalmente o que acha a idéia é esta mesmo ?
abs
Renan Leite Gaigher29/09/2011 08:56
Re: AMOREIRA
Marcelo, pega um pratinho da queles de vaso e vira ele de cabeça para baixo e planta a estaca em cima, eu fiz assim, furei o pratinho com um ferro de solda, coloquei a minha estaca de amora em cima e depois parafusei ela pelo buraquinho no prato!! E importante que vc fassa alguns furos no prato para nao acumular agua e e nao apodrecer a raiz
marcelo bh29/09/2011 09:25
AMORA
Beleza de idéia Renan, gostei e é pratica também.
nas proximas estacas vou colocar. hoje ja achei mais 2 para coletar
muito promissoras se pegarem.
UMA DUVIDA
seria bom tirar as que plantei e fazer isto agora ou é melhor nao mecher e depois que elas pegarem coloca o prato o que acham
plantei elas anti ontem dia 27
abs
Renan Leite Gaigher29/09/2011 09:42
Re: AMORA
Pode tirar sim, amora pega bem facil!! Sem flar que em dois dias nem começo a da raiz aindaa... a uma dica tenta plantar elas so na areia, alem de ser um meio inerte e bom para o desenvolvimento das raizes
marcelo bh29/09/2011 09:57
amora
Beleza Renan ,vou pegar os pratinhos hoje e planta hoje mesmo,tem um mercadinho aqui do lado da minha casa que tem os pratinhos.
Quanto ao substrato Renan ,vou aproveita o que fiz, ta com mais ou menos 60 a 70% de areia e o restante é terra pronta que comprei ,ja preparada, vou usa só pra não disperdiçar.
assim que replantar as estacas eu mando as fotos ok
abs
blzounem29/09/2011 10:04
vai em loja de 1,99 e compra um escorredor de macarrão de plastico vai ser 2 ou 3 reais e ja ta tudo pronto
Filipe Henrique29/09/2011 10:08
Marcelo, na minha concepção a rega deve ser feita em abundancia quando for feita, assim alem de umidecer, a agua acaba forçando a renovação do ar no substrato.
vlw
abraços
marcelo bh29/09/2011 19:10
amora
Bom amigo Felipe, o Elio tava comentando pra ser criterioso na regas,pois as estacas nao tem raizes, faz sentido, vi que vc disse que perdeu algumas estacas, quem sabe nao foi por ecesso de regas?
é da uma duvida danada essa ai das regas .
Eu vou adotar um sistema de rega ,sem molhar pouco e sem molhar muito
é aquela pelo sim e pelo não rss
Hoje nao deu pra fazer a mudança das estacas vou ver se amanha atarde eu faço. agora atardinha eu estava aprontando uma com um pé de limão, me deu uma canceira danada e to todo arranhado de espinhos rss
vou abrir um tópico RESGATE DE UM PÉ DE LIMAO dem uma olhadinha na criança rss
ABS
André Bax Jr.29/09/2011 20:30
Ai marcelo, uma dica que vale para todas as plantas sobre rega... a questão n é molhar todo dia um pouco, é quando for molhar molhar muito e saber quando fazer isso... geralmente quando perceber que a superficie do substrato ja secou... eu por exemplo as veses deixo 2 dias molhar e quando vou molhar molho muito ate ver que a agua ja esta mais do que escorrendo pelo fundo dos vasos/bacias!
blzounem29/09/2011 20:39
Não sei ae, mas aqui em Campinas/SP eu to regando todas as plantas todos os dias 2 vezes por dia, sol de 32 graus, e umidade baixa, chego ta tudo seco
André Bax Jr.29/09/2011 20:55
Bom com calor de 32 graus e baixa umidade o solo seca mais rapido mesmo, pedindo mais regas por isso disse pra regar quando a superficie secar e regar muito! aqui em BH/MG a temperatura esses dias n esta chegando a 26 graus se n me engano entao nao é preciso de tantas regas...
marcelo bh30/09/2011 00:16
amora
André eu tb faço isso espero o substrato secar e depois faço a rega até sair em baixo. só que nas estacas é diferente, se rega muito apodrece,pois nao tem raiz ainda. vou ficar atento ainda sobre este detalhe das regas. mas de qualquer forma amanha devo replantar minhas estacas, e vou postar as fotos ok
abs
Filipe Henrique30/09/2011 00:37
BROTHER, independente de ser estaca ou não, realmente oq varia é a frequencia e não a quantidade de agua.. quando regar, não tenha pena do hidrometro!
abraços