Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Buxus do Cauê

Nuhumnaion18/12/2005 15:48
Buxus do Cauê
E aí galera!
minha primeira contribuição no forum heheheheh

estou com esse Buxus há quase 1 ano, comprei ele em uma loja de jardinagem, pois vi nele um potencial para virar um bonsai...
desde lá, só tenho podado alguns galhos e fazendo educação com barbantes, ele estava em um daqueles vasos pretos de plástico, então era só fazer furos no vaso e passar o barbante...

semana passada segui o conselho do nosso amigo Ilex e passei ela para um vaso menor, cortando 30% de suas raízes. Ainda tem bastante raiz nesse torrão, mas eu achei melhor não estressá-la e não ir com muita pressa.

fotos:

essa seria a frente dela, pelo menos é o que eu tenho planejado ahahah 😂

de cima, para dar uma noção do volume de folhas

o que mais há para ser trabalhado nessa planta? dá pra notar que tem bastante raiz, né, elas estavam quase pulando pra fora no outro vaso!

valeu galera!
Matsu18/12/2005 17:43
As fotos não estão entrando para mim....??
Fábio18/12/2005 20:17
.
Nuhumnaion,

Seu buxus está muito legal. Parabéns!
A frente foi muito bem escolhida e a densidade da copa também está boa.
Na minha opinão o que falta para a sua planta é um aspecto mais idoso, o que talvez pudesse ser melhorado através da aramação dos galhos dando-os uma inclinação mais descendente. Porém, cairemos naquele dilema: buxus não é um pinheiro nórdico!
Cabe então a você, artista, decidir o futuro dessa planta que, como você mesmo mencionou, possui um grande potencial para bonsai.
Outra pessoa que poderá te ajudar melhor do que eu é o Nelmar. Já o presenciei trabalhando um outro buxus que ficou fantástico.
Espero ter ajudado. 😉
Abraço!

Fábio
Marco Nascimento18/12/2005 23:41
Nuhumnaion, essa sua planta está muito jovem pra ser colocada em um vaso como esse, acho melhor vc colocá-la em uma bacia bem grande só na areia ou num escorredor e depois na mamadeira...
O Buxinho tem um cresimento muito lento, nesse vaso vai ser menor ainda, é comum quando começamos, querermos logo colocar nossas plantas em um vaso pequeno, mas com o tempo vc vai descobrir que isso só atrasa o desenvolvimento da planta, ok?

Um abração.
Nuhumnaion19/12/2005 16:56
só na areia? areia, areia, aquelas de construção? como eu faço esse substrato? 😕

vou segui seu conselho, Marco, vou jogá-lo em uma bacia pra encorpá-lo bastante antes de começar a reduzir o tamanho do vaso dele. Em quantos anos você acha que ele vai estar apto para ir para a bandeja?
coloquei-o nesse vaso por conveniência, pois o vaso de plástico era muito alto... acho que em área, esse vaso e o vaso de plástico que eu usava são bem semelhantes, só que esse é mais largo...
e realmente, esse ano que passou, ele cresceu muito pouco, quase nada, o tronco não mudou nadinha, só cresceram alguns ramos novos.

para a terra eu tenho uma mistura meio doida, de humus com terra vegetal e pó de xaxim, a drenagem não é excelente, então colocando o torrão dele na areia grossa já ajuda a acostumá-lo com um substrato mais adequado pra ele.

sobre os galhos, boa idéia Fabio... Assim que começar o outono ano que vem eu vou tentar dar uma abaixada nos galhos dele, para aparentá-lo mais idade. Outro ponto bom é que com o peso dos arames e os galhos mais espalhados, o tronco dele será obrigado a engrossar mais, pra segurá-los. Eu ganho de ambos os lados ehehehe 🙂

bom então é isso ae! assim que alguém me disser como preparar esse substrato pro buxus, vou passá-lo para uma bacia

valeu galera!
Marco Nascimento20/12/2005 00:10
Se vc tiver facilidade de conseguir areia de rio, ótimo, senão use areia de construção mesmo (é a que eu uso), vc só não pode usar areia do mar, ok?
Outra coisa que ajuda a engrossar o troco é aramá-lo, quando a aramação estiver começando a marcar o tronco, desenrole o arame e enrole no sentido contrário...
Um abração.
Angela Fernandes20/12/2005 01:12
Oi NUHU .... !!!! 😂 😂 😂

Ou será Cauê !!!! 😂 😂 😂

Tanto faz... você vai mesmo me responder ❗ ❗ ❗

O Marco já disse tudo, ele é terrível, não deixa a gente se pronunciar.... ele esnoba porque tem buxinho, diferente de mim....

MAS SOU INSISTENTE !!!!

Bem, existe uma pequena folhinha a esquerda da planta-na foto-, onde não existe galho.... deixe-o crescer, alí aparecerá o galho que está faltando.

Eu não o colocaria já na bacia. Deixe a planta se recuperar um pouco, primeiro porque o formato do vaso o obrigará a quebrá-lo em virtude da borda. Provavelmente a planta ficará stressada, o que é muito ruim. Ela já se stressou ao podar algumas raizes.

Deixe-a assim como está, até sem aramar durante uns meses porque ela se recupera muito lentamente.

Depois que se recuperar, ouso dizer uns 9 meses - será um parto - eu aí sim a colocaria numa bacia só com areia e aguardaria.

espero ter contribuido.

Abraços

Angela - eterna aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops: