Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

ESTE ALPORQUE TA CERTO ASSIM? AJUDA

marcelo bh29/09/2011 19:46
ESTE ALPORQUE TA CERTO ASSIM? AJUDA
Amigos,hoje nao mexi com as amoras , agora foi um pé de limão rss
amanha a tarde vou replanta as estacas de amora .e postar as fotos.

Vamos ao limoeiro . Fiz um alporque bem nas raizes ,nao sei se vai dar certo, mas quem sabe
Deem uma olhadinha no sistema que adotei para nao perde-lo, ja ta cheio de limãozinho.

primeiramente ai vai um layout do sistema que fiz

Uploaded with ImageShack.us

vejam o tamanho da criança

o sistema

ele ensacado antes de encher com areia grossa

uma foto da parte de cima

bom amigos amarrei bem a parte de baixo e enchi tudo com areia em cima ta aberto para regas

daqui um tempo corto a raiz de baixo e ele sobe inteiro ja enraizado eu espero rss

HOJE 30/09
Levantei sedo e corri pra ver se o pé tinha muchado as folhas,mas esta intacto.
Sera que seria bom coloca-lo num vaso de uma vez?

Voces sabem quanto tempo deve ficar no alpórque se tiver que ficar?

obs as raizes capilares são pouquissimas de uma olhadinha nas fotos o que acham?
abs
blzounem29/09/2011 21:12
Tem raiz radicular ae camarada, ja deveria ter tirado e reenvasado, a raiz que voce esta pensando em cortar se chama pivotante , em tese nao serve para bonsai..

eu ja teria colocado em uma bacia e deixaria descansando

posso estar enganado, mas o alporque é feito em troncos aonde não existe raiz, geralmente é usado plastico ou vaso com sfagno e pó enraizador, dependendo da planta pode demorar muito tempo apra criar as raizes
marcelo bh30/09/2011 09:00
limão
Amigos eu nao consegui tirar a planta, por isso imitei um alporque, agora se vcs acharem que essas raizes sustentam a planta ai corto a pivotante e passo para um vasão.

nao pretendo fazer bonsai com este limoeiro. tenho que retira-lo pois a area dele sera construida. ele sera cultivado em um vaso grandão ,pois assim posso remaneja-lo se nescesssario, e ele ainda produzira muitos frutos futuramente.

nao pretendo fazer podas agora,só se for nescessário. preciso de ajuda para
saber se estas raizes vao sustenta o pé ou deixo como esta no meu meio alporque diremos assim.

tenho 3 mudas de limão que plantei de semente ja estão com us 25 a 30 cm estas farei bonsai com elas.

abs
Otoniel Santos30/09/2011 11:46
Re: limão
Marcelo, eu seguiria a opinião do colega e cortaria a pivotante, mas tem que usar um enrraizador. Quanto a poda com certeza precisaria pois funciona assim (pouca raiz = pouca parte verde) tem que ser proporcional ou correrá o risco de perdê-lo.
Nikkei 10030/09/2011 13:21
Este seu sistema vai funcionar sim, principalmente se realizar as regas só detro do saco e futuramente pode torcer um arame na base do saco ,assim diminui o fluxo de seiva para a raiz pivotante.
Se for retirar agora e, acho possível vai ter que fazer como nosso colega falou: vai ter que diminuir a massa foliar atrvéz de podas e/ou retirada de folhas. Senão vai transplantar e as folhas vão amarelar e cair de qualquer maneira. Se podar ela sofre menos.
marcelo bh30/09/2011 19:14
limão
Beleza ,agradeço muito ai pela ajuda,ja deu pra ter uma noção de como funciona a coisa, como sabemos a natureza esta em equilibrio,as coisas funcionam sincronizadas ,é um ciclo,adorei a explicação de vcs.

Agora ,minha atitude vai ser a seguinte, vou fazer uma leve poda de galhos ,para amenizar a planta ,assim com menos folhas e galhos ela ja fortalece um pouco e vou efetuar as regas e de vez em quando usarei um pouico de enraizador em algumas regas. vou mante-lo
no local até quando eu puder,pois acho que vai demorar pelo menos uns 2 a 3 meses antes de começar a obra. vou fazer um torniquete na pivotante futuramente.daqui uns 50 dias.

Se caso ela der o grito agora, ai eu faço a poda radical ,e passo para o vaso.
qualquer mudança que ela apresentar eu a retiro na hora. todos os dias estou observando ele pelo menos 2 vezes ao dia vou visita-lo

abs e valeu de mais a ajuda