Rafael Salviano02/10/2011 18:26
Mames - como melhorar a qualidade técnica?
Olá amigos...
Gostaria de opiniões sobre esses mames.
Primeiro esse Pinheiro Vermelho, o qual será submetido a uma retirada de agulhas velhas amanhã, quando postarei novos fotos:
Depois essa kaizuka:

Acho que ela está muito reta nessa segunda foto. Será que a qualidade técnica irá melhorar com uma leve sinuosidade no tronco?
Obrigado e abraço a todos!!!
Rafael Salviano03/10/2011 19:51
up
Elio03/10/2011 20:50
Rafael, no caso do PV eu podaria a planta logo acima do "chumaço" de brotos, tirando aqueles galhos que formam um tridende. Depois, não tiraria as agulhas velhas (tem bem poucas acículas). Tiraria sim o excesso de brotos juntos, selecionado os mais bem posicionados. Aramaria o primeiro ramo à diereita e o abaixaria.
Quanto ao Shimpaku, em lugar de aramar o tronco superior reto, eu o tiraria.
Faria do último galho à esquera seu novo ápice.
Tudo isso logo porque o tempo já está passando.
abraço
Rafael Salviano03/10/2011 21:23
Elio escreveu:
Rafael, no caso do PV eu podaria a planta logo acima do "chumaço" de brotos, tirando aqueles galhos que formam um tridende. Depois, não tiraria as agulhas velhas (tem bem poucas acículas). Tiraria sim o excesso de brotos juntos, selecionado os mais bem posicionados. Aramaria o primeiro ramo à diereita e o abaixaria.
abraço
Obrigado Elio...
No final de semana farei isso e postarei novas fotos.
Abraço
Rafael Salviano04/10/2011 22:47
Elio escreveu:
abraço
Amigo, Elio, reparei que o galho que vc me disse pra arrancar era um galho ladrão, pra engordar o bonsai. Será que cairia bem um jin?
Além disso será que seria prejudicial fazê-lo agora?
Abraço
Elio04/10/2011 22:57
Rafael, pode ser feito um jin, sim. Pode fazer agora. Contudo se é um galho de sacrifício, a planta precisaria estar num vaso de treinamento, grande. Isso facilitará o crescimento das raízes e, consequentemente, da planta.
abraço
Rafael Salviano09/10/2011 18:59
Trabalhei mais um pouco esse final de semana.
Novos resultados:
Abraços.
Rafael Salviano10/10/2011 23:45
Elio escreveu:
Rafael, pode ser feito um jin, sim. Pode fazer agora. Contudo se é um galho de sacrifício, a planta precisaria estar num vaso de treinamento, grande. Isso facilitará o crescimento das raízes e, consequentemente, da planta.
abraço
Amigo Elio....
Fiz o que havia me falado...
E aramei o galho lateral trazendo-o para frente para fecha a copa.
O que achou?
Abraço
Elio11/10/2011 11:17
Rafael, exatamente isso!
Agora, no final de novembro, tem que selecionar os brotos que vc não quer e tirá-los. Arejar a cabeça da planta deixando os brotos mais saudáveis e maiores.
Tá ficando beleza!
Gostei do Jin!
abraço
Rafael Salviano12/10/2011 00:59
Elio escreveu:
Rafael, exatamente isso!
Agora, no final de novembro, tem que selecionar os brotos que vc não quer e tirá-los. Arejar a cabeça da planta deixando os brotos mais saudáveis e maiores.
Tá ficando beleza!
Gostei do Jin!
abraço
Obrigado Elio. Culpa sua cara! rsrsrsrsrs
Aguardemos novembro.
Abraço
nickyfury12/10/2011 09:47
bonsai
Rafael, apenas um pequeno esclarecimento em relação ao PV: as acículas não devem ser muito reduzidas, vez que nessa variedade de pinus os japoneses, que exploram bastante shari e jin, preferem que as acículas fiquem um pouco maiores, para dar naturalidade ao resultado final, ainda que a planta tenha tamanho reduzido como a sua.
Parabenizo o nobre colega pelo excelente material adquirido. Seguindo as valiosas indicações do nobre amigo Elio o futuro delas está mais que garantido em suas hábeis mãos. 😉
Rafael Salviano12/10/2011 12:07
Re: bonsai
nickyfury escreveu:
Rafael, apenas um pequeno esclarecimento em relação ao PV: as acículas não devem ser muito reduzidas, vez que nessa variedade de pinus os japoneses, que exploram bastante shari e jin, preferem que as acículas fiquem um pouco maiores, para dar naturalidade ao resultado final, ainda que a planta tenha tamanho reduzido como a sua.
Parabenizo o nobre colega pelo excelente material adquirido. Seguindo as valiosas indicações do nobre amigo Elio o futuro delas está mais que garantido em suas hábeis mãos. 😉
Obrigado Amigo!