Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

QUANDO CONSIDERAR UM BONSAI E COMO CALCULAR O SEU VALOR

marcelo bh02/10/2011 20:22
QUANDO CONSIDERAR UM BONSAI E COMO CALCULAR O SEU VALOR
Amigos a tempos me surge umas duvidas,

vou tentar expor minha pergunta o mais simples possivel

primeira duvida.

agora a semana passada fiz umas estacas de amora,como muitos ja viram.
a arvore que coletei as estacas tem mais de 20 anos, as estacas com certeza tem uns 10anos , assim que eu conseguir diminuir as folhas e estiliza-la ela sera um bonsai de 10 anos + o tempo de estilização?

um bonsai de estacas, um bonsai de semente, ou de alporque diferenciam seu valor financeiro,por serem estacas e alporques ou são valorizados sem distinção de forma de plantio?

um bonsai perde valor se for maior,tipo uma planta de 50cm tem valor diferenciado de uma de 10 ?

agradeço as opiniões
marco_avelar02/10/2011 21:47
Marcelo, isso é muito relativo. O primeiro fator é o fator de mercado, ou seja, oferta e demanda. Um bonsai vale o que o dono consegue por ele. Os fatores que mais influenciam no valor são a qualidade do trabalho e o tempo necessário para fazê-lo. Um bonsai de 1000 anos feio e mau feito não terá um valor equivalente à sua idade. Via de regra, os bonsais maiores são mais caros, pois, o tempo que leva para engrossar o tronco é maior, logo esses custos de tempo, investimento em insumos, trabalho e espaço ocupado valem mais que um bonsai pequeno.

A forma de cultivo, semente, estaca, alporque.... também são irrelevantes... o importante é a qualidade do trabalho.

Plantas criadas em grande escala acabam resultando em matérias primas com uma qualidade parecida, se houver mercado consumidor o preço será atribuído como o de qualquer outro produto, com o equilíbrio entre oferta e demanda. Já bonsais "únicos" terão valor financeiro atribuído pela sua qualidade e o interesse que desperta nos compradores, como ocorre com obras de arte (que é o que na verdade eles são).

Agora, ter um bonsai que vale o preço de um apartamento só se for um trabalho perfeito e com "história" como, por exemplo, ter pertencido a um imperador do Japão ou coisa parecida 😂 . Mas quem consegue um desses já é milionário e certamente não está preocupado com o valor financeiro do seu bonsai 😂 .

Abraço.
Lrgullo03/10/2011 08:38
Já li sobre a muda se tornar bonsai quando 3 pontos tiverem sido alcançado,
Nebari, tronco e copa... isso tudo com ela pronta a ir para um vaso onde o sistema dela como árvore funcione de modo saudável.

Raízes de baixo da terra bem reduzidas, raízes sobre a terra bem definidas.
Tronco com "cara" de tronco
Copa bem definida no estilo escolhido e com as folhas na devida proporção.

O conjunto estando ok, vendo uma árvore formada miniaturizada. Aí sim é um bonsai.

Idade real pouco importa, idade aparente importa mais, um bonsai novo mas aparentando uma árvore milenar vale mais que um tronco de 20 anos aparentando um tronco e suas folhas no vaso, sabe?

não sei bem, mas é algo q tenho lido junto com minha opinião =D

Agora valor é igual arte, cada artista possiu um valor em mente, pode ir pelo mercado próximo, pode ir para vender rapidamente, pode ir para não vender pois pegou afeto pela planta, e por aí vai...

acredito q como toda arte o valor da assinatura vale mais.. quem o fez faz ficar caro ou não... =D (também minha opinião)

Abraço!!
marcelo bh03/10/2011 08:49
como calcular idade
Marco_Avelar , agradeço ai pela resposta. Eu perguntei por valor só para
entender como se baseia o valor do bonsai, em relação a idade e como calcula idade . Eu estou na arte do bonsai por hobby mesmo.
abs
agradeço muito ai a opinião
marcelo bh03/10/2011 08:53
Como calcular idade
Lucas,agradeço muito tb pela opinião.

abs
daniel pipolo03/10/2011 11:27
u tambem nao consigo mensurar um valor para minhas plantas, estou pensando sim e vender algumas porem nao sei se consiguiria vender uma planta minha bem formada por 1.000 reais, nao sei se conseguiria mesmo ...