diogenes_soares03/10/2011 12:34
Bruxinho de supermercado.
Meus grandes amigos
Comprei esse Bruxinho em um supermercado com a intenção de colocar em prática as técnicas que venho aprendendo. Sou totalmente iniciante e vou precisar muito das ajudas de todos vocês.
Material bruto
Material Bruto visto de baixo
Realizei uma limpeza para verificar o que eu poderia fazer com ele e resultou nisso aí. (Não ficou totalmente acabado, pois já era mais de meia noite e eu estava cansado.)
Simplesmente por intuição resolvei por conta própria fazer algumas projeções, mas eu realmente não sei se estou fazendo a coisa certa e é aí que vou precisar da ajuda de vocês.
PROJEÇÃO 1
PROJEÇÃO 2
PROJEÇÃO 3
Podem mandar crítica a vontade, se quiserem podem até falar, "cara, você fez tudo errado". Vou aceitar numa boa, sei que estou em um estágio inicial, mas tenho certeza que vou ser um excelente bonsaísta com a ajuda de vocês.
Abraços
Leandro Ferraz03/10/2011 12:46
😲 😲 😲 😲 😲 😲 😲 😲 😲 😲 😲 😲 😲 😲 😲 😲 😲 😲 😲 😲 😲 😲 😲 😲
Não tenho muito o que dizer.... Boa Sorte...
Antes de fazer qualquer intervenção em uma muda pesquise primeiro se ela aceita podas drásticas assim.
meu 1 buxinho tentei fazer algo parecido. 15 dias depois estava so o toco seco.
Oremos...
Daniel.Viterbo03/10/2011 12:52
Cara a parte estétida ficou boa. As ultimas imagens me parece que são projeções, são apenas virtuais?
Caso eu faça intervenções dessa natureza em minha região, posso assinar o atestado de óbito, porque é morte na certa. Buxinho totalmente sem folhas creio ser dificil a brotação. Mas se você não tem esse problema creio que no futuro fica muito bom.
diogenes_soares03/10/2011 13:26
Exatamente isso. As 3 últimas fotos são apenas projeções e ela não está assim como nessas 3 fotos.
Mário Sérgio03/10/2011 19:35
oremos!!!!! Buchinho é um bicho danado de temperamental!!!!!
diogenes_soares03/10/2011 19:45
Gente pelo amor de Deus, vamos prestar atenção no que está escrito.
EU NÃO FIZ A PODA, É APENAS UMA PROJEÇÃO
Otoniel Santos03/10/2011 19:51
diogenes_soares escreveu:
Gente pelo amor de Deus, vamos prestar atenção no que está escrito.
EU NÃO FIZ A PODA, É APENAS UMA PROJEÇÃO
rs 😂 eu ficaria com a 2ª projeção 😂 😂
nickyfury03/10/2011 22:32
bonsai
Diogenes, se voce está iniciando na arte, então a melhor espécie para começar a praticar não é o buxus, lamento dizer. Melhor será escolher outra, como a serissa chinesa, o ligustro, a duranta, a caliandra ou um ficus, que são espécies bem mais simples de lidar, e que, bem trabalhadas proporcionam um ótimo retorno, tanto no quesito qualidade, quanto na resposta rápida às intervenções implementadas.
Por isso, minha sugestão para seu buxinho é deixá-lo como está, enquanto voce aprimora sua técnica e assimila novos e valiosos conhecimentos, seja na area de botanica, de fisiologia vegetal, quanto na de cultivo de uma maneira geral. Há ótimos artigos que voce pode analisar detidamente e estudar com calma, aprendendo bem para por em prática, disponíveis nas páginas do Atelier do Bonsai, bem como em blogs e outros sites de bonsai.
Um bom caminho pede tambem por conhecimento prático, adquirido em aulas presenciais, realizando um curso de bonsai. No RJ voce pode contar com grandes mestres, como o Roberto Gerpe (ele mora em Ponta Negra), o Claudio Ratto, dentre outros. Esse pessoal costuma se reunir com os amigos bonsaistas na Chacara Tropical, bem como em outros lugares, para promover cursos e desenvolver workshops, sendo isso uma ótima oportunidade para voce não só aprender bem tudo sobre a arte bonsai, como tambem fazer grandes e bons amigos.
Enquanto isso, deixe o buxinho recuperar-se gradativamente, proporcionando a ele uma boa rega diária, exposição solar o dia inteiro, evitando encharcamento do solo. Pode fazer uma leve adubação, com material organico, para que a planta recupere-se bem e retorne com novas e vigorosas brotações. Mais à frente, depois que voce fizer um curso básico, um curso intermediário e um curso avançado na arte bonsai, sempre poderá tornar a essa planta e descobrir os potenciais dela, desenvolvendo seu aprendizado.
Na minha humilde opinião, vc fez uma boa apresentação, elaborando projeções interessantes para essa planta, embora impraticáveis se colocadas em prática, face justamente a que a espécie não resistiria quanto a recuperação, caso insistisse em conduzi-la dentro de qualquer um desses caminhos. Por isso, mais que indicar qual é a melhor, prefiro dizer que o melhor é vc iniciar seu caminho no bonsai com outras espécies, com retorno garantido tanto no aspecto financeiro, quanto no tempo e material dispendidos. Por isso, minha sugestão é: PACIÊNCIA.
A Paciência é de longe a melhor e mais dificil ferramenta que todo bonsaista, iniciante ou não, sempre precisa aprender a dominar, se quiser ombrear-se com os grandes bonsaistas, eles tambem, grandes mestres na arte de manusear essa dificilima ferramenta. Aprenda a lidar com ela, então, e torne-se o bonsaista que almeja ser. Boa sorte e conte comigo, no que eu puder ajudar. 😉