Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

FRANCISCO LUSTOSA: BONSAI PARA EXPOSIÇÃO

nickyfury03/10/2011 13:17
FRANCISCO LUSTOSA: BONSAI PARA EXPOSIÇÃO
O bonsaista Francisco Lustosa, associado do BBC - Brasilia Bonsai Clube, recentemente executou alguns trabalhos em suas plantas, culminando num magnifico resultado, que agora trago a presença de todos para opinião e comentário:

O primeiro trabalho é um bonsai de Pitecolobium, estilo ereto informal, vaso Izumi:

Além da excelente perícia técnica na construção aerea, o bonsaista adora explorar trabalhos em madeira morta, como esse explendido shari:

Parte do apuro técnico que citei pode ser visualizado na formação ramificada do primeiro galho desse bonsai:

Outra magnifica obra prima desse grande mestre, uma linda Caliandra spinosa, estilo literati, vaso Izumi:

Marcante nesse trabalho a riqueza dos entalhes em um shari e jin exploratórios no tachiagari do bonsai:

A beleza da madeira morta em contraste com o verde exuberante de uma ramificação bem planejada e caprichosamente executada:

Detalhe do ápice:

Rama traseira:

Outra Caliandra spinosa, estilo moyogi, vaso chinês importado:

Além da beleza da estrutura aerea bem definida e trabalhada, a riqueza exploratória da madeira morta no tachiagari atrai nossos olhares:

O "segredo" da aramação perfeita, podemos visualizar num dos galhos, clicando a imagem por baixo:

Fechamos a apresentação com outro Pitecolobium, moyogi ishitsuki (com pedra), vaso koreano importado, em que uma pedra de origem chinesa foi usada para compor e dar maior volume ao excelente tachiagari:

Em detalhe, o belissimo trabalho de shari, e a junção quase que perfeita da pedra com a madeira, agregando beleza e força ao trabalho:

A estrutura aera ainda está em construção, mas conhecendo o amigo Lustosa, sei que a finalização irá ombrear com seus outros lindos bonsai, nesse quesito:

Bem, espero que os amigos e colegas foristas possam estar apreciando esses magnificos trabalhos. Preferi postar aqui ao invés de na aba "centro de exposição para o forista", para que um maior numero de participantes possa emitir sua opinião e tecer seu comentário com maior propriedade. Infelizmente o nobre amigo Lustosa não é muito afeito a participar do forum, ainda que o visite. De maneira que as respostas, ainda que direcionadas a mim, certamente serão todas lidas e comentadas por ele. Então, fiquem a vontade para descer o "malho". 😂 😂
gilbertovm03/10/2011 14:06
Lindas obras. Gostei muito da planta com a pedra, imagino que deve ser muito difícil manuseá-la.

Parabens.
LUIZ ARTHUR03/10/2011 14:08
nickyfury,

Tá de parabéns pelo trabalho o Francisco Lustosa, gostei muito mesmo! Os bonsais estão realmente explêndidos, é um incentivo para nós iniciantes na nobre arte as plantas apresentadas.

Abraço
Andre Antoniazzi03/10/2011 14:08
Bonsai
Ola amigo como sempre nos presenteando com lindos trabalhos para que possamos nos deliciar com estas imagens.Ando meio sumido mas nao parado tenho coletado algumas coisas novas que em breve posto por aqui.
Abraços
Pethrus Barros03/10/2011 16:40
Desmantelo total, belo trabalho, é de encher os olhos...
Marcelo Giovanelli03/10/2011 19:49
Fala mestre nick, quanto tempo!!!! Há muito não passo por este fórum. Belos exemplares do lustosa, como sempre.

Infelizmente a medicina tem me afastado dos bonsais.... Mas sempre que posso dou uma espiada e uma podada......

Bom rever os amigos dos velhos tempos....

Abração!!!!!!!!
Elio03/10/2011 20:56
Velho amigo Nicky, o Lustosa é um verdadeiro artista! Magníficos exemplares, fruto de um trabalho dedicado e de quem realmente conhece a arte.

Valeu, Nicky!

abraço
nickyfury03/10/2011 21:59
bonsai
Em nome do nobre amigo Lustosa, só posso agradecer aos elogiosos comentários de todos voces. Faltaram as críticas, então ainda ficamos, eu e o Chico, no aguardo....
SEKI - Elio Luis Secchi03/10/2011 22:10
Muito bom Nicky.
Belos trabalhos. Sem críticas por enquanto...
Parabeniza o Lustosa e obrigado por nos mostrar. Sempre serve de inspiração para possíveis trabalhos.

abraço
flavio bonsai04/10/2011 09:15
Realmente os trabalhos do lustoza são magnificos , quem mora por aqui e tem como visita-lo pode ver de perto os lindos bonsai que ele tem em sua coleção .
sem falar o quanto o lustoza é gente boa , pessoa formidável.
abraço fernando e parábens LUSTOZA pelos lindos bonsai.
Tiago R04/10/2011 10:03
Maravilhosos.... O primeiro então...
João Crédito04/10/2011 10:26
Perfeitos!!!
D+
Leo_04/10/2011 12:15
Caro NickFury

Foi Muito proveitoso o encontro.
Alem de ver essas Obras primas aprendi muito com todos.... Poxa sou ruim de lembrar nomes... Como era o nome daquele colega de estava me ajudando e ensinando?

Abss
nickyfury04/10/2011 15:11
bonsai
Leonardo, fico imensamente satisfeito em saber que voce gostou de ter participado conosco e pôde aprender algo mais. O nome do amigo que o auxiliou e prestou "assessoria" a voce é Stephanio, na imagem abaixo de camiseta cinza, com voce de camiseta amarela observando:

O Stephanio é um grande bonsaista, que vem praticando a arte há uns 15 anos ou mais, presente em todos os nossos encontros e reuniões, participando sempre ativamente inclusive nas exposições que vez ou outra realizamos aqui no DF. Sempre disposto a ajudar, não se acanha diante de desafios, por mais dificeis e intrincados que possam parecer. Na ultima exposição realizada por nosso grupo, na sede da Associação Nipo Brasileira da Vargem Bonita (DF), ele levou um notebook para contabilizar as plantas, adicionando dados extras sobre cada uma, bem como prestando informações ao público presente:

Aproveito o ensejo para fazer uma justa homenagem a esse grande e nobre amigo. 😄
José Reinaldo04/10/2011 17:02
Nicky, muito bonito o trabalho feito por seu amigo. São de encher os olhos, pura inspiração, ele está de parabens.

Aproveito para perguntar: Segundo voce, fazer bonsai é facil, dificil é fazer bonsai de qualidade. Então qual desses trabalho voce considera relamente de qualidade? 😲 Tipo de ganhar um concurso internacional. 😄
nickyfury04/10/2011 18:05
bonsai
José Reinaldo, sem duvida nenhuma os dois primeiros, com maior vantagem para o segundo, isto é, a Caliandra spinosa. Ela é um espetáculo e figura entre os melhores trabalhos do Francisco. Mas é claro que há outros, muito bons igualmente, incluso alguns penjing. Veja esse, um ulmus com uma base inusitada:

Um lindo Kuromatsu (pinheiro negro), ainda em desenvolvimento:

Outros lindos trabalhos dele podem ser visualizados nas paginas do nosso site: http://www.brasiliabonsaiclube.com
gilbertovm04/10/2011 20:41
Nicky, estes bonsais citados estão sendo trabalhados a quanto tempo?
nickyfury04/10/2011 20:52
bonsai
Gilberto, há bastante tempo. Eu diria que nos ultimos cinco anos, mais ou menos, é que o Lustosa vem se empenhando em aprimorar esses e outros de sua coleção. Alguns trabalhos, como os shari e jin são mais recentes, mas a formação estrutural dos galhos é algo mais demorado, não há como apressar a "mãe natureza" nesse sentido. É preciso aguardar pacientemente a época correta para intervir numa e noutra planta, e ter respostas adequadas por parte delas.

Um shari como esse executado na Caliandra, por exemplo, pode levar um dia inteiro ou dois ou tres, ou mais até, para ficar perfeito no conceito dele. Algumas espécies não aceitam aramação forçada logo na primeira tentativa, então é preciso estar retirando o arame e recolocando tudo novamente, e depois repetir tudo outra vez, até conseguir a formatação correta. A resposta da planta irá depender de diversos fatores, dentre os quais a rega correta, a adubação corretamente aportada, não só no período certo mais tambem na quantidade e especificação correta. É um trabalho paciente e demorado, isso vc pode ter certeza. 🙄

E é preciso considerar ainda que o Francisco não fica ali, 24 horas, colado nas plantas. Ele tem uma vida social, familiar, fora do universo do bonsai, e precisa realizar mil outras tarefas, como recentemente ao cuidar da pintura e reforma de sua casa, o que toma não só um tempo precioso mas requer toda sua atenção e cuidado. O bonsai é apenas um hobby para ele, como para todos nós, aliás. Então, os resultados alcançados por seu meticuloso trabalho é fruto de muita persistência, paciência e tenacidade, além da perícia técnica em executá-los bem, como pode ver nas imagens acima.
blzounem04/10/2011 20:54
Nick ja penso em usar wordpress? Acho que atenderia e organizaria melhor a ideia do site
Ricardo Paiva04/10/2011 23:19
Nicky meu amigo, ouso dizer Lustosa é um bonsaísta completo: técnica, dedicação, paciência e visão artística.
Os bonsai expostos por você são árvores!!!
Transmita meus cumprimentos ao Lustosa e obrigado por compartilhar conosco estas jóias.
José Reinaldo05/10/2011 18:28
Olá nicky.

Realmente a caliandra está maravilhosa, um trabalho digo de premio.
Estou louco para ter uma, como não posso comprar uma muda ou mesmo um pré, gostaria de comprar umas sementes, voce ou francisco tem? Poderia me vender?

O trabalho com ulmus está esplêndido, já o tinha visto em seu site, é muito inusitado essa composição.

Voce pediu comentários e criticas em relação ao trabalho do francisco, aqui aprensentado por vc, mas não ouve criticas, é claro são lindos. 😄

Gostaria de saber de vc que é um excelente bonsaista, se tem algum ponto a criticar nesses bonsai feito por seu amigo. Tem algo que poderia ser melhorado? Para mim estão perfeitos.
Otoniel Santos05/10/2011 19:23
Re: bonsai
Meu caro Nick, eu bem que gostaria de estar presente a esse evento para aprender com os mais esperientes. A distancia fisica as vezes é bem cruel!!!!
gilbertovm05/10/2011 20:05
Valeu nicky pela resposta. Realmente bonsai bom é para quem não tem pressa... 😉
gilbertovm05/10/2011 20:39
Valeu nicky pela resposta. Realmente bonsai bom é para quem não tem pressa... 😉
_newbe11/10/2011 17:54
😲 😲

Os trabalhos do Lustosa REALMENTE dispensam comentários.

Como os amigos disseram, ele é um bonsaísta completo: MUITO conhecimento técnico, disposição, paciência e persistência e talvez a maior das qualidades: um olhar artístico fenomenal.

Não canso de tecer elogios a ele e à turma de bonsai de Brasília (Nicky, Glauco, Evandro e outros) pelos trabalhos EXCEPCIONAIS e principalmente pela sempre presente receptividade e sentimento de amizade demonstrado a cada encontro do grupo, pelo desprendimento em ensinar gratuita e pacientemente.

Não tem preço!