Bouganville Hokidashi Atualizada
Nato03/10/2011 19:17
Bouganville Hokidashi Atualizada
Tenho a intenção de fazer um hokidashi desta primavera roxa.
Gsotaria da opinião e orientação dos colegas...
Inicialmente ela estava assim:
Realizei uma poda drásitica em agosto de 2011 e já tem brotos pra todos os lados:

Nato06/10/2011 13:26
Re: Buganvillea: ajuda para estilização em Hokidashi
Alguém pode me ajudar se preciso podar já os galhos curtos ou aramar buscando curvatura, ou deixar reto seguindo o tronco?
Green_bsb06/10/2011 14:59
Caro nato, blz?
Procederia da mesma forma em relação a poda drástica, no entanto, após podas dessa natureza é aconselhável que, para uma recuperação completa da planta ela permaneça de repouso absoluto por um ano. Deixaria para efetuar a seleção dos galhos, assim como, condução dos mesmos apenas no ano que vem, até por que você teria uma gama maior de opções, caso ela venha a florescer, melhor aguardar as flores caírem para fazê-lo. O que pode ser feito desde já é uma boa adubação orgânica, depositando sempre na borda do vaso, não próximo as raízes e claro sempre com muita cautela na quantidade.
Espero ter ajudado.
Abraços.
Nikkei 10006/10/2011 17:42
Nato, se tratando de bouganvule, e deixaria os galhos crescerem a vontade para engrossar o galho, pois quanto mais grosso ele for próximo ao tronco ficará mais bonito futuramente. Desta forma é mais rápido para engrossar.
Vi que desfolhou próximo ao tronco, não sei se para visualizar ou se para estimular brotações. De qualquer forma, devem aparecer brotações o que já pode ir direcionando para a formação do hokidachi.
Se for dar sinuosidade, aconselho não em curvas, mas em ângulos. Tente observar a posição da gema (ou espinho), que deve preferencialment ficar na parte convexa do ângulo. Tudo isso irá facilitar a formação do galho ramificado mais bonito e técnico, mas não é uma regra. Porém observando as fotos me parece que não vai conseguir dar sinuosidade sob o risco de quebrar.
Green_bsb06/10/2011 17:57
Bom, achei que tinha q esperar pelo menos um ano...mas me enganei.
Nato07/10/2011 17:55
Obrigado Green_bsb e Nikkei 100 pelas contribuições.
Nikkei, podei para estimular bratações mesmo. Cortei cada folha no talinho, cortei a ponteira e deixei somente dua folhas na ponta, deu certo (técnica exposta por Elio observada aqui no forum). Com relação a sinuosidade ainda dá para fazer sim. Você acha que fica melhor siniosidade mais reta realizada através de podas?
Nikkei 10008/10/2011 09:16
Pode fazer com arame, cuidado para não marcar. Só acho que a sinuosidade deve ser leve.
Nato25/08/2012 18:08
Atualizando, 25/08/2012:

Átila25/08/2012 20:21
Acho que vai ficar bem legal sua planta!!!
Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7
marcio gabiatti26/08/2012 09:04
Bela evolução esta no caminho certo...
Parabens..
Nato26/08/2012 12:04
Valeu, pessoal!!!
Djalmo27/08/2012 14:18
Nato, belo exemplar e tua condução esta muito boa tbm, mas vc poderia tirar mais fotos para observar de mais perto a planta.
Atenciosamente
Sergio Batalini27/08/2012 17:14
Ola Nato , boa condução até o momento. Minha opinião é com relação ao transplante para o vaso pequeno .
Veja que desde a poda drastica passaram-se apenas 10 meses, tempo relativamente curto , eu diria , curtissimo .
Com este reenvase, o reduzido espaço e quantidade de substrato , sua planta entrará num estado letárgico , ou seja , terá um desenvolvimento muito mais lento , caracteristica que buscamos apenas para bonsai prontos .
No caso desta planta os galhos ainda não estão totalmente desenvolvidos e proporcionais ao tronco , bem como a cicatrização da poda drastica ainda não se concluiu, creio que as ramificações secundarias e terciarias tb deixem a desejar .
Depois de atingido o estagio certo , sim , deve ser feito o envase num recipiente menor para a redução das folhas e manutenção da estrutura escolhida.
Parabens e boa sorte.
JOICIMAR MAGGIONI27/08/2012 18:22
BOM MATERIAL MAS VOCÊ DEVERIA COLOCA-LA EM UM VASO MAIOR OU EM UM ESCOREDOR/MAMADEIRA OU TERÁ QUE TER MUITA PACIÊNCIA POIS SEU DESENVOLVIMENTO VAI SER LENTO.
Nato27/08/2012 19:09
Beleza, pessoal, valeu pela dica...
Esse é um dilema que tenho. Preciso colocar algumas plantas em vazos menores porque cultivo na varanda do AP, se não já sabem né... Não dá espaço nem pra molhar.. rss
Sergio Batalini28/08/2012 10:57
Bom dia !
Para quem tem espaços reduzidos, acredito que o ideal é ter poucas, ou nenhuma, planta grande. Dando preferencia aos pequenos projetos , veja esta materia :
http://aidobonsai.com/2011/03/19/os-tamanhos-e-as-medidas-do-bonsai/
Para as pessoas que acham que não podem cultivar a arte do Bonsai em seus apartamentos por motivo de espaço, eu indico o mame como uma excelente opção. Se você tiver uma janela com parapeito ou uma mesa que receba algumas horas de sol, você poderá cultivar algumas espécies. Não se engane achando que é mais fácil, a criação do Mame como a de qualquer outra escala de tamanho requer conhecimento de todas técnicas do cultivo do Bonsai. É nescessário paciência e senssibilidade para que o artista consiga representar em uma proporção tão pequena a beleza de uma árvore de grande porte. ( Aidobonsai)
Djalmo28/08/2012 12:58
Que bela materia Bonsérgio, mais uma que vai para meus guardados, valeu a dica!!!
Nato28/08/2012 18:41
Bonsergio,
Achei que a primavera se desenvolvesse pouco em vasos, mesmo em bacias maiores.
Você acha que treocando para um vaso maior de argila do tamanho de uma bacia vai ajudar no desenvolvimento, ou por ser de argila, o crescimento é prejudicado? Ns verdade, o meu problema não é somente com o espaço, mas principalmente com a estética das bacias...
Nato28/08/2012 18:43
No entanto, gosto muito de plantas maiores...
Valeu pelas dicas!!!
wlsjurai14/09/2012 13:15
Bacana, tem grande futuro o projeto!
Nato04/06/2013 22:44
Luni04/06/2013 23:05
da hora!
Meus parabéns pela planta...
MarcoBonsaiPoa04/06/2013 23:54
Muito bem cuidada!
Thomas Eckert05/06/2013 17:39
Bela planta, gostei da ultima foto, ficou muito legal no ambiente!
Abraço
Nato06/06/2013 23:06
Valeu, pessoal!!! O quadro da última foto foi minha esposa que pintou.