Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Qual melhor substrato para Yamadori

daniel pipolo04/10/2011 15:36
Qual melhor substrato para Yamadori
Ola pessoal,tenho umas 40 plantas para envasar que estão na mamadeira porem no chão a 4 anos qual melhor substrato para yamador:

- somente areia grossa
- Somente tijolo triturado ( segundo sr mario me disse no encontro de sp as suas plantas estão todas somente em tijolos triturado.
- mistura de areia grossa/ tijolo triturado/ e terra preta ???

onde compro tijolo triturado em sao paulo barato em grande quantidade

obrigadoooo
Filipe Henrique04/10/2011 16:28
RAPAZ, ACREDITO QUE VAI depender do estado em que a planta se encontra, muitas vezes prefiro preparar um substrato drenante nas já com alguma materia organica no intuito de adiantar na hora de extruturar a planta, não havendo assim a necessidade de replantio.

no entanto pra quem domina bem a adubação e conta com bastante recursos e variadades, não faz muita diferença planta-la em solo arenoso ou em caco de tijolo.

MAS NA VERDADE, vou é esperar alguem me corrigir pq não tenho experiencia e estou curioso tambem!

não tenho perdido plantas, mas nem por isso o meu metodo é melhor.
rs

abraços
daniel pipolo04/10/2011 16:58
kkk isso ae Felipe .. kkk

acho tambem que um pouco de materia organica ajudaria ainda mais, porem o substrato deve ser mais drenante possivel. acredito eu

outra coisa, estou querendo colocalos em vasos ja e nao em bacias perfuradas, o que vcs acham disso. nao vou ter espaco para tantas bacias.
Filipe Henrique04/10/2011 17:17
depende do tamanho do vaso e da quantidade de raizes...

ela precisa se recuperar e possivelmente vc terá que deixa-la crescer alem do tamanho final desejado, por tanto um vaso maior seria a solução. porem vasos grandes são caros e uma bacia é bem baratinho ne...

abraços
daniel pipolo05/10/2011 19:42
A diferenca é muito grande.....

mas achei alguns vasos de porcelana de Kengai bem bonitos e baratos. 40 reais

acho que vai ser um pouco desses bacias rasas e largas pretas de bater cimento sabe. achei eles menos feio que bacias e com o tamanho certo, e algumas que ja tiver uma copa mais ou menos formada vou colocar em vasos mais bonitos por 2 anos e depois ir trocando o substrato.

e caco de telha/tijolo, onde compra em sao paulo barato de grande quantidade sera em ....????